terça-feira, 22 de maio de 2018

Miss Marvel: Super Famosa

Finalmente, a Miss Marvel entra no seu segundo volume aqui no Brasil. Após os eventos das Guerras Secretas que repercutiram no último volume mostrando seus "Ultimos Dias", Khamala Khan retorna em um novo encadernado (desta vez só com a versão capa dura) e ela está "Super Famosa". Afinal, ela juntamente com Miles Morales e Sam Alexander fazem parte da formação atual dos Novíssimos Vingadores. Mas os méritos disto vem sempre acompanhado de alguns problemas. Khamala Khan está prestes a descobrir que não é fácil ser estudante, filha e vingadora ao mesmo tempo.



Como todo volume da Nova e Diferente Marvel, essa história tem um salto cronológico de oito meses a frente após os eventos da recriação da Terra Primordial (ou 616, porque vamos chamar ela ainda assim aqui sim). Considere portanto que a garota já tem mais experiência de luta aqui, apesar de ainda ter que confrontar as mesmas ameaças esquisitas de sua revista - tipo, ratos ninjas gigantes. Só que agora ela faz isso em grupo.




Quando está fora disso, Khamala vive agora exausta e praticamente funciona em piloto automático na escola. Sua amiga Nakia Bayraktar e até mesmo a colega que não se dava bem, Zoe Zimmer, vem reclamado de sua ausência. E não é a toa que a jovem heroína toma um susto quando só percebe agora que seu maior amigo (que acabou se abrindo a ela antes do mundo acabar) Bruno está de namorada nova. Mike, diminutivo de Michaela, está com ele já faz uns seis meses. Pega de surpresa, Khan acaba ficando revoltada e brigando com Bruno, mesmo ela tendo dito para ele seguir em frente. Enquanto os dois discutiam na rua, eis que outro problema surge na frente da garota - um outdoor gigante surge com o rosto da Miss Marvel fazendo propaganda de uma nova rede imobiliária do lugar. Tudo sem autorização dela.



A Hall Idílico Domicílios | Realocação Assegurada era uma gigante empresarial que chegou em Jersey City afim de reestruturar o centro. E a primeira coisa que fez foi tirar do lugar uma querida mercearia do Senhor Radislav de lá. Revoltada, Khamala exige do gerente de lá explicações sobre o uso da imagem da heróina sem autorização, e recebeu como resposta que Miss Marvel era uma figura pública e poderia ser usada como bem entendesse. Porém, não era isso que a maioria das pessoas que não gostaram daquela invasão que só aumentava a especulação imobiliária. Nakia era uma dessas pessoas, e que começou a acreditar que a Miss Marvel era uma vendida sem sequer ouvir o outro lado da história.

Khamala decide invadir o lugar mais tarde para saber mais sobre o que há de interesse naquela imobiliária ali e descobre todo um esquema ainda mais rocambulesco do que ela imaginava. Eles pretendiam tomar uma boa área do lugar, forçaram algumas pessoas a sair dali contra a vontade como foi o caso do Senhor Radislav e passavam a usar uma substância esquisita para convencer as pessoas que se opunham a aceitar a mudança. Ao analisar aquela substância mais tarde, Bruno acabou descobrindo que aquele líquido continua nanorobôs que funcionavam como um vírus e passavam a hipnotizar em certo nível as pessoas que bebiam o líquido.

Paralelo a essa trama, Khamala tem outro problema familiar para lidar. Fora convencer sua mãe de que ela realmente não tinha nada a ver com Hall Idílico Domicílios como o cartaz propunha, tinha que ajudar seu irmão a convencer a família a aceitar sua futura namorada e noiva, uma garota de família não paquistanesa que tinha se convertido ao islamismo. Obviamente, isso acabou gerando quase um infarte nos pais da família Khan, mas Kamala adorou a nova namorada do irmão. Afinal, ela era até fã de Duna. Mas meio que tudo se resolveu quando a garota parecia dispostas a morar a família do esposo até a idade deles serem independente. Bem, isso foi algo que Khamala não contava.



Mas voltando a trama da Imobiliária, Khamala acaba finalmente encontrando a sede principal da Hall Idílico Domicílios | Realocação Assegurada e descobre que ela na verdade era um braço disfarçado da HIDRA. Quem comandava a operação era o Doutor Faustus, que experiente em mexer com a cabeça das pessoas tinha conseguido usar aqueles nanorobôs a seu favor. E agora tinha inclusive conseguido contaminar Bruno, que virou seu aliado no plano de dominar Jersey City e colocou Khan sem seu principal ajudante.



A história da uma grande reviravolta aqui quando Khamala é obrigada a se juntar com a nova namorada de Bruno, a Mike, para salvar o amigo. A garota tinha uma chave em seu colar que permitir ter acesso ao servidor da escola e saber no que Bruno tinha trabalhado antes de ter sido contaminado pela HIDRA. Juntas, elas descobrem que Bruno fez uma espécie de antídoto para os nanorobôs de Faustus e usam a impressora 3D da escola para criar artificialmente proteínas para curar as pessoas. Elas usam um comício da Hall Idílico Domicílios na manhã seguinte para espalhar o antídoto em forma de aerossol nas pessoas e salvar o dia. Bruno assim é recuperado e Khan percebe que Mike era até uma pessoa bem legal.

O arco final desse encadernado é um pouco mais leve em engraçado. Ainda com problemas para lidar com suas muito tarefas como estudante, filha e irmã e, claro, heróina, Khamala se aproveita de um experimento que seu amigo Bruno estava fazendo no laboratório de ciências do colégio com os Golens criados por Loki para proteger a escola. Usando a impressora 3D mais uma vez, Bruno pode recriar com alguns modificações os tais golens com um formato diferente. E apesar de serem mais responsivos e pouco elaborados, eles até que se passavam fácil por um humano. Foi aí que a Kamala teve a mirabolante ideia de criar mais dois clones de si mesma para dividir as tarefas do dia a dia.

Mesmo contra a vontade de Bruno, duas Kamala Khan foram criadas - uma para ficar com a família e acompanhar todas as reuniões chatas do noivado do irmão - e outra para a escola, onde bastava dizer presente e participar das tarefas básicas, que mal notariam a diferença da verdadeira Kamala. Agora, a Miss Marvel teria todo o tempo do mundo para combater o crime como ela gostaria de fazer no tempo que tem. Bom, não preciso dizer que isso não funcionou muito bem, como você deve imaginar.



Pra começar, dois dias depois deu um problema nos clones da Kamala, que passaram a se autorreplicar sem controle e só aumentar de número no laboratório. Além disso, tanto o clone que Kamala reservou pra família quanto o da escola passaram a agir da forma mais esquisita (e engraçada possível), estragando assim todo o plano da garota de ser substituída e ninguém perceber. Agora, os clones sem controle passaram a invadir as ruas e levar caos para onde passavam.

Mais uma vez, Khamala teve que recorrer a Bruno e a sua namorada Mike para ajudar nessa confusão enquanto ela vestida de Miss Marvel tentava minimizar os dados. Bruno descobriu que havia algo no DNA de Khan que mudou a estrutura do experimento e causou aquilo, algo que provavelmente a contaminou durante o combate que ela teve com o Doutor Faustus no porto de Jersey. Com isso, era impossível controlar as clones que não só aumentavam em quantidade como em tamanho. A primeira solução de Bruno foi criar um tipo de predador gigante para atacar as clones, um tipo de dinossauro golem azul, mas só piorou a situação. Depois, Bruno e Mike recorreram a chamar Loki via um ritual, e o Príncipe das Mentiras atendeu o chamado apesar de fazer muita firula pra finalmente ajudar.

No final, Miss Marvel acabou recorrendo ao chamado de socorro que a Capitã Marvel lhe entregou antes d'Os Ultimos Dias no tie in da Guerras Secretas. Danvers apareceu de imediato, usando os recursos da Tropa Alfa pra lançar raios e dar fim as formas vivas que não eram de carbono num certo raio de ação. Depois, chamou a garota num canto e deu uma bronca nela. Foi mais ou menos quando apareceu ali o Homem de Ferro, líder da equipe dos Vingadores que a Miss Marvel participava, e ficou já de treta com a Capitã Marvel por pegar no pé da menina. O estranhamento dos dois ficou por isso mesmo, postergado pra Guerra Civil II (no próximo encadernado).

Ainda assim, o Homem de Ferro teve uma conversa mais aberta com Khamala sobre o jeito que ela estava levando a vida e a instruiu a começar a se organizar e dividir melhor sua vida, pois ela não era unicamente Miss Marvel quando estava de uniforme. Foi então que Kamala lembrou que ela estava prestes a perder a cerimônia do casamento do seu irmão e correu para chegar a tempo lá. Desta vez, estava cumprindo seu compromisso e percebendo que era igualmente importante ali também. Aquela festa certamente era algo que ela não gostaria de perder quando tivesse que lembrar no futuro.



Com nova equipe de desenhistas, Takeshi Miyazawa e Nico Leon, da pra sentir um pouco de falta do Adrian Alphona aqui (que desenha só um pedaço dessas histórias contando o lado de como o Bruno seguiu em frente e conheceu a Mike). Mas isso não compromete de jeito nenhum o roteiro G. Willow Wilson. Neste novo começo pelo menos, as histórias tem a mesma pegada juvenil que faz você se cativar pela personagem, mostrando mais da cultura muçulmana, colocando os conflitos adolescentes na linha de frente e até mesmo explorando um pouco de política com a situação pautada com a invasão "renovadora" no bairro mais tradicional do bairro de Khan. Continua sendo um dos títulos preferidos dessa nova fase, imperdível de se estar na estante. Só complica um pouco a aquisição com a limitação de ser apenas em capa dura e com o escancarado aumento do preço.

Coveiro

comments powered by Disqus