quarta-feira, 23 de maio de 2018

Roteiristas de Vingadores: Guerra Infinita esclarecem mais de 35 questões sobre o filme


Ontem, o site Collider realizou uma transmissão em seu canal do Youtube e que contou com mais de 40 minutos de conversa com os roteiristas de Vingadores: Guerra Infinita. Praticamente um mês após o lançamento, foi o momento de eles conversarem abertamente sobre cenas específicas do filme, com direito a SPOILERs e tudo mais. O video esta a seguir pra quem quiser conferir, mas separamos os principais perguntas feitas com uma resumo mais ou menos do que eles dissera. Confira:


A última cena do filme com Thanos olhando para o por do sol foi sempre a que seria o final do filme ou houve outra versão?


Sim, é algo que estava nos quadrinhos e eles sempre queriam isso lá. Segundo Christopher Markus, é uma cena calma, pacifica, algo que não é comum ver no final de um filme de ação de super heróis e está ocorrendo com um vilão. Transparece o sentimento de objetivo realizado.

Como é que a Marvel irá promover a sequência de Homem-Aranha: De volta ao lar sem entregar spoilers de Vingadores 4.


"É um problema pra outra pessoa" disse McFeely num tom divertido. Mas eles falaram que essa é uma boa questão, eles sabem que haverá vazamentos das filmagens e que as pessoas acabarão sabendo de coisas antes de verem Vingadores 4 nos cinemas, mas eles não podem fazer um filme pensando nisso. Se eles pudessem, fariam as pessoas não usarem a internet por um ano.

Onde estava Sharon Carter?


"Ela estava em rascunhos anteriores do roteiro, algumas vezes" disse Markus e explicou que "Sharon Carter foi vitima do que acabamos nos dando conta de que a medida que iamos escrevendo cenas de pessoas antes da história começar, e estavamos fazendo Steve e Sharon tentando acertar entre eles num apartamento, mas essa cena acabou saindo da lista porque não tivemos tempo de trabalhar a vida anterior de Steve Rogers aqui". 

Em algum momento o Gavião Arqueiro estava envolvido nas filmagens na primeira parte, em Guerra Infinita?


"Não" disse de cara McFeely, prontamente. Markus deu uma resposta mais longa dizendo que "estou pensando que talvez muito tempo atrás nos rascunhos, sim. Mas tudo podia acontecer nos rascunhos. Colocamos todo mundo e testamos. Mas uma vez que definimos o filme que queríamos fazer..."

"Já falamos disto antes. A ideia é que alguns personagens terão grandes histórias nesse segundo filme. E nós demos permissão a nós mesmos de usar os dois filmes para contar arcos completos dos personagens. E isso pode significar que algumas pessoas como o Capitã o e a Natasha devem dar a impressão de que não falaram muito tanto quanto foi o Thor ou o Doutor Estranho, e isso me surpreende. Isso porque eles também tem muito o que fazer no próximo filme" disse McFeely.


O machado Rompe-Tormentas é mais poderoso do que a Manopla do Infinito?


Primeiro, os roteiristas quiseram saber se ele estava falando da Manopla e não do poder que ela detém, que são as jóias, então confirmado o primeiro caso, Markus disse que "Eu acho que sim, pois ela foi feita pelo mesmo cara que criou a manopla". O roteirista atribuiu que ali teria "Magia dos Anões" rindo logo em seguida. Já McFeely fez um paralelo com Star Wars dizendo que assim como foi com a Estrela da Morte, Eitri pode ter feito a manopla com algum mecanismo de salvaguarda para ser derrotada pela arma que criou para Thor.


Os diretores disseram já em entrevista que o Capitão e o Bucky já tinham se encontrado antes do que vimos ali no filme dado o jeito que eles se falaram. Os roteiristas confirmam isso?


"Eu acho que provavelmente" disse McFeely explicando que provavelmente eles voltaram dentro desses dois anos de tempo entre Guerra Civil e esse filme para Wakanda. Já Markus disse que "O Capitao estava certamente sabendo do seu progresso", referindo-se a melhora do tratamento de Bucky e seu condicionamento mental do programa do Supersoldado.

Onde estava o Hulk antes da cena inicial na nave dos Asgardianos e porque ele só atacou naquela hora?


"No banheiro" brincou Markus e McFeely explicou que faz parte da narrativa dramática dar aquele instante de surpresa pros espectadores ao introduzier o personagem ali. Markus disse que era importante para eles apresentarem o Thanos como um grande vilão ali e para tal ele precisava derrotar o Hulk sozinho, o que seria um grande impacto.

Em termos de narrativa, Markus defende que os heróis provavelmente esperaram o melhor momento para atacar Thanos e acreditavam que foi aquele momento. Estavam errados, no entanto.

Eles quando escreveram, pensaram o arco dos personagens como um todo dos dois filmes antes de começar a escrever detalhadamente Vingadores: Guerra Infinita?

Sim, eles filmaram como filmes em separados, mas eles plotaram eles de forma conjunta. Eles tinham duas grandes paredes, uma para o primeiro filme e outra para o segundo, separando cada cena que queriam pra cada. E apesar da insistência do apresentador, nenhum deles revelou o título do Vingadores 4 e disse que era conversa pra outro momento.


Eles trabalharam em algum momento de trás pra frente, do final da parte 4, pra ver quem seria vital para eles salvarem em Vingadores: Guerra Infinita?


"Isso parecia uma boa ideia" disse McFeely rindo, mas confessou que eles já tinham um plano mais ou menos sobre quem ficaria pra a sequência. Markus disse que alguns líderes de suas próprias franquias tiveram que ir porque eles tinham uma história para contar com esses personagens que ficaram.

Quão difícil foi para eles imaginarem o jeito que os heróis vão derrotar Thanos no final de tudo?


Os roteiristas foram vagos quanto a isso, afinal, não podem dar detalhers da trama lógico, inclusive sugerindo que Thanos possa não ser derrotado. McFeely acha que o filme vai marcar por trazer coisas inesperadas que as pessoas sequer imaginam que vão vir, mas disse que para eles montar o quarto filme foi o maior quebra cabeça de suas vidas.



Porque Thor parece oscilar tanto de poder, ora parecendo mais forte do que em outras vezes?


Os roteiristas pareceram surpresos com essa questão, não concordando muito com a opinião sobre isso. Markus diz que existe algumas curiosidades sobre Thor. Ele pode ser capaz de aguentar a energia de uma estrela viva, sobreviver a ela e tal, seu corpo suportaria isso, mas ele lembra que ele acabou sendo noucateado no processo. Isso faz com que ele aguente sobreviver ao espaço e tal, mas não necessariamente que ele fique consciente quando é alvejado por uma quantidade maciça de energia. Basicamente, dão entender que Thor seja mais resistente do que forte.

Quão mais forte é o machado Rompe-Tormentas em relação ao Mjolnir?


Markus explicou que cada uma tem sua particularidade. Ele pode conjurar a bifrost que obviamente foi uma conveniência de roteiro como eles confessaram ali. Ela também é um machado e com isso pode cortar as coisas enquanto que outra ponta esmaga como o Mjolnir. Markus brincou dizendo ao final que na cozinha ele teria outras utilidades a mais que o Mjolnir.

Você acha que o Homem de Ferro derrotaria o Thanos ali se não fosse o Senhor das Estrelas?


"Eu simplesmente adoro esse debate que tenho visto online de 'É culpa do Senhor das Estrelas' e 'É culpa do Doutor Estranho' ou 'É culpa do Thor'. Todo mundo tem sua parte pra contribuir nessa derrota. Se Steve e Tony tivessem juntados todos teria sido... Se a Guerra Civil não acontecesse, os Vingadores estaria unidos. Há muita culpa para todos e talvez mesmo assim não tivesse nada que pudessem ter feito para evitar isso" disse McFeely.

Markus complementou dizendo que "Thanos estraçalhou metado do universo sem aquelas jóias. Quer dizer, ele ia de planeta em planeta, matando pessoas. Ele é inacreditavelmente forte sem as pedras. Eu acho que seria desapontador para eles se eles tomassem aquela manopla e ainda assim ele socassem eles até a morte".

Quão velho é Thanos?


"Muito velho" disseram, mas é algo que eles não saberiam dizer uma idade com precisão.

Que personagem quase morreu em Guerra Infinita mas ele acabou sobrevivendo? 

Markus disse que praticamente nenhum, quando pensavam em matá-los, eles diziam entre si, vamos matar mesmo. "Eu acho que foi mais o inverso disso, algumas pessoas nos rascunhos iniciais sobreviveriam para o próximo filme e nós decidimos que não tínhamos histórias o suficiente para elas e então elas... desapareceram" diss McFeely. "Nós tínhamos tantos personagens no primeiro filme e nós sabíamos que seria um filme duplo. Alguns personagens seriam melhor servidos no segundo filme depois deste evento. Nós fizemos algumas escolhas baseadas nos personagens que nós queríamos que nos deixassem no final do primeiro filme, então esses foram destacados no primeiro filme. E alguns que sabíamos que estariam no segundo filme acabaram tendo menos atenção ou menos tempo de tela. Estou pensando nesse caso no Capitão e na Natasha, especificamente. Foi mais baseado na história que queríamos contar no filme 2, mais especificamente".


Estão encerradas as gravações de Vingadores 4?

Não terminaram ainda, tem sim coisas para setembro como sugeriam alguns veículos de informação e alguns atores em entrevistas. Da parte deles, eles estão com o roteiro pronto, mas obviamente sempre pode mudar algo no meio do caminho, mas isso so vem com o adiantamento da produção. Em todo caso, acham que haverão poucas mudanças. Eles brincaram dizendo que ouviram falar que o roteiro era muito bom. Também disseram que a resposta dos fãs ao Guerra Infinita não deve influenciar nada em Vingadores 4, já que dá pra ouvir todos os fãs. Eles explicaram que não há como atender a todos, cada fã quer sua coisa. Uns querem Steve e Bucky juntos e outros querem Steve e Sharon. Eles como fãs tem que montar a historia que acreditam ser a certa.

Porque alguns personagens pareciam ser mais resistentes a virar pó do que outros?


Não há uma explicação logica para isso. Eles falaram apenas que eles mudaram as coisas em relação aos quadrinhos nos quais as pessoas apenas sumiam em umsegundo e adicionaram aquela imagem deles desfazendo para efeitos dramáticos. Do jeito que fizeram, foi algo que deupeso a cena das pessoas verem seus amigos próximos simplesmente sumirem aos poucos a sua frente.

Quando tiveram a ideia de por o símbolo da Capitã Marvel como sendo a cena pós-credito? Foi para marcar o filme dela?


Queríamos dar algumas esperança" disse Markus, mas explicou que eles queriam que o filme acabasse de forma chocante, com aquela sensação do vilão vencendo. Por isso não há cena de meio credito, para não tirar essa sensação logo. Sem a cena pos credito que foi mostrada em algumas sessões de testes, as pessoas saíam mal, muito pra baixo. Foi como se não tivessem mais esperança. Mas a ideia foi dar so uma pontinha de esperança, não muita.

Eles comentaram que começaram a escrever esse filme antes de Guardiões da Galáxia vol2 sair e eles tinham pouco entendimento de alguns personagens e foram pegando pedaços ao longo do tempo e entendendo com algumas coisas e personagens funcionavam.



Como foi usar os poderes da Capitã Marvel sem ter visto um filme dela antes?


Foi o mesmo com o Homem-Aranha em Guerra Civil. Eles tiveram muita conversa com os dois diretores e tentando entender em conjunto como ela funcionava. Vale lembrar que as gravações dela estão ocorrendo agora e muita coisa da Pós-produção será feita praticamente em conjunto nesses dois filmes.

Eles não sabiam na época que o Pantera Negra seria um filme tão popular, mas será que agora se arrependem de não ter deixado T'Challa viver pra o filme seguinte?


Certamente, eles nao sabiam de tamanho sucesso, mas agradeceram por já terem a sacada de por bastante de Wakanda neste primeiro filme. Ele também esclaresceram que os fãs sempre querem mais, mas não tem como atender todos e fazer tudo. No fim é tudo um fanservice e eles são os primeiros como fãs a saber disso.

Eles consideram em algum momento por outra cena além da Capitã Marvel?


Os filmes sempre norteiam para o próximo filme e foi o que fizeram. Claro que o próximo filme é do Homem-Formiga e Vespa mas eles queriam ainda ter aquela cena para dar a esperança as pessoas.

Que encontro de personagens eles queriam escrever que tivessem no filme mas acabou não rolando na história?


Eles tinham uma cena com o Homem-Aranha e a Viúva Negra, que quase não tinham interagido antes na Guerra Civil e que segundo eles geraria umas conversas bem engraçadas. Em rascunhos muito, mas muito preliminares, uma cena bem engraçada também do Rocket com a Feiticeira Escarlate. Todo tipo de interação foi testada nos rascunhos, e eles sempre iam modificando e ficando o que servia a história.

A história de origem da Gamora teve alguma mudança em relação ao que queria se estabelecer em Guardiões da Galáxia?


"Estamos confortáveis com o que fizemos" disse Markus, dando entender que tudo foi bem recebido por James Gunn com o que entregaram sobre a história dela.



Quem teve a ideia de trazer o Caveira Vermelha de volta naquele ponto da história?


"Nós insistimos bastante com ele" disse McFeely, sugerindo que talvez colocar o Caveira ali não tenha sido fácil de convencer os demais envolvidos. Markus explicou que ficou a ponta solta desde o primeiro filme do Capitão e que ele lembrava que haviam roteiros iniciais em que ele morreria mais claramente no filme, mas não foi o que aconteceu. McFeely disse que ele estava por lá e alguém precisava ser a pessoa naquela cena em Vormir para dar as regras para se obter a joia da alma.

Como a Shuri não completou o processo de transferência do Visão da Jóia da Mente até o final, há a possibilidade de algo do Visão ainda ser parte da jóia?


"Eu... não... sei..." disse Markus com uma risada nervosa dando entender que nunca pensou nisso.

Como eles decidiram quem iria virar pó no final?


Tudo baseado na história que vem a seguir e também basearam-se no que teria um bom impacto emocional naquela cena.

Quando eles souberam que a Capitã Marvel seria parte dos filmes?


"Sempre coube a gente usar ela ou não" respondeu McFeely, mas Markus o lembro que na verdade houve uma demanda em dado momento do Kevin Feige em colocar o máximo que eles poderiam dos heróis que vão sair ao longo dos 22 filmes que estrearão até 2019.

Vai ter viagem no tempo em Vingadores 4?


Eles fugiram totalmente da questão. "Não podemos falar sobre isso" cortou logo McFeely. E assim, meio que já temos quase uma confirmação aqui.

Thanos foi de fato ferido fisicamente ao usar todas as joias de uma só vez?

Sim, foi um preço alto a pagar que machucou todo seu braço, aquilo foi efeito do uso conjunto das joias e Markus lembrou que nem todo mundo poderia segura as jóias juntas e fazer aquilo , e Thanos ter feito aquilo mostra quão mais forte ele é em relação a todos do universo e ele se machucou ainda assim.

O que foi escrito e nunca filmado? Escrito no roteiro final, vale ressaltar.


Mais da backstory de thanos, para reforçar o que as intenções de Thanos, que eles já acharam que ficou bem esclaredido no filme.

Que cenas filmadas que não foram pro filme?


Eles pararam e conversaram entre si. Seria difícil dizer pois algumas poderiam ser usadas ainda em Vingadores 4. Depois de mais trocas e sussuros, o apresentador pediu enas que podem ir para no Blu-ray. Eles falaram que era difícil dizer pois eles não cuidam do que vai pra blu-ray e depois que eles falassem algo ali e não estivesse lá, eles se complicarem

Sobre cenas deletadas que foram regravadas, Markus contou que "Nós filmamos uma versão inacreditavelmente longa do Tony e da Pepper no Parque que teria algumas participações especiais e seria algo como o Tony e seus amigos num dia livre no parque. Foi bem maluco, mas daí desligamos a camera..." disse Markus e explicou que as participações especiais não seriam apenas de amigos pessoais. "Teria personagens do UCM e mais Joe Russo fazendo uma ponta"

"Meio que ficou fora de contriole. Foi algo fora do plot totalmente então nós voltamos atrás e filmamos uma que levava a um lugar diferente, que cabia mais tonalmente ao plot, acontecia em um lugar diferente. Era só Tony e Pepper. Filmamos ela e foi adorável mas te dava uma imprensão errada pra onde estava o Tony, era como se ele soubesse já tudo que ia acontecer no filme. Então, voltamos atrás mais uma vez, para a cena editada que vocês viram no parque. Eu tenho memórias vívidas de filmar e escrever essa cena, mas você nunca irá vê-la. Ou talvez veja, nunca se sabe".

Como os outros diretores e escritores contribuíram com o roteiro final?


Escrevemos a parte dos guardiões várias vezes e James Gunn a olhou e supervisionou tudo. Taika eles não tinham filmado Thor e foi mais complicado porque eles filmaram longe, Ryan Coogler eles tinham perto e podiam ter mais contato já que estavam dividindo os estúdios em Atlanta.



Thanos só derrotou o Hulk porque tinha a Jóia do Poder em mãos?


"Thanos pode derrotar o Hulk sem a jóia" assegurou McFeely, lembrando que é um dos seres mais poderosos do universo.

Em que momento da linha do tempo do Universo Cinematográfico que Thanos fez a manopla?


Provavelmente quando Loki estava como rei e tudo estava meio a toa, Odin seria mais ciente se estivesse no trono.

E o que aconteceu em Xandar? Ela foi completamente destruída?


Os roteiristas disseram que não há detalhes para dizer pois a cena chegou a ser considerada nos roteiros iniciais. Era algo que precisava ser gigante, então foi algo que eles deixaram off-topic, chegram a ter no script dado momento mas foi retirada depois.

Como lidar com Thanos sem ter uma outro ser super-poderoso como ele que nem o Adam Warlock no filme?


Eles não vão introduzir ninguém novo com esse nível de poder e eles vao recorrer aos personagens que tivemos ao longo desses 10 anos.

Vocês consideraram usar alguns personagens da série da Netflix como o Demolidor?


"Conversamos sobre isso o tempo todo" disse McFeely. "Eu não sei de nada sobre qualquer animosidade entre eles. Mas num filme tão grande, certamente temos esse tipo de conversa. 'Não deveríamos colocar o Luke Cage nisso? Estamos aqui em Nova York...' e esse tipo de coisa. E como você deve imaginar, isso seria uma participação especial glorificada neste ponto. Estamos tentando aqui honrar os filmes do UCM e em algum ponto pensamos se deveríamos dizer a platéia algo como 'Oh, vocês deveriam dar atenção também a esse serviço de streaming que você pode ou não ser assinante'. Vivemos nos perguntando isso. A gente já se pergunta bastante sobre isso".

McFeely disse em dado momento que colocar um personagem como apenas uma ponta geraria o mesmo tipo de problema. Os fãs que perguntam sobre Luke Cage reclamariam com um "Mas só teve isso de Luke Cage?". Markus também explicou que é complicado conciliar com as temporadas deles. "Eles terão temporadas no próximo ano. Não podíamos trazer esse monte de pessoas e sumir com eles como se fosse coisas randômicas, sabe? Próximo ano, Demolidor estrelando Rosario Dawnson em uniforme".

Houve algum pensamento de colocar a Brie Larson aparecendo na cena pós-crédito?
 "Não. Nós preferimos que ela estreasse em seu próprio filme"

Bem, então é isso que foi colocado na conversa de uma forma bem geral. Chega a ser bem esclarecedor sobre algumas decisões da história até aqui e mostram bem como os dois lidam com as diversas pressões dos fãs.

Vingadores: Guerra Infinita está hoje com mais de 1,83 bilhão de dólares. É já a maior bilheteria de um filme de super-heróis mundial de todos os tempos.

Coveiro

comments powered by Disqus