quarta-feira, 25 de julho de 2018

Motoqueiro Fantasma: Novíssimo Quarteto Fantástico

O terceiro volume do Motoqueiro ( ou devo insistir em Motorista?) Fantasma saiu já faz alguns meses. Para alguns, sendo personagem de uma nova geração de heróis, poderia passar batido. Mas a verdade é que é um título que tem lá chamado a atenção pelos motivos óbvios que são o do personagem de Robbie Reyes ter feito sucesso na série dos Agentes da S.H.I.E.L.D e, mais recentemente, ter conseguido o status de Vingador nos quadrinhos americanos. Aqui, um motivo a mais para a leitura seria prestigiar a arte do brasileiro Danilo Beyruth que acompanha o roteirista Felipe Smith nessa única história deste volume.



Para quem leu a edição de número 2 publicada aqui no Brasil (volume anterior nos EUA), sabe que Reyes descobriu finalmente a origem de seus poderes e a ligação dele com seu carro charger preto. Ele e o espírito de seu tio Eli pareciam entrar em um acordo ao final de tudo, e a vida parecia muito bem entre Rob e seu irmãozinho Gab. Isso até uma desavença no transito tirar quase ele do sério. O maniaco Eli quase fez o 'Espírito de Vingança' surgir ali mesmo em plena luz do dia para acertar as contas, mas Rob conseguiu segurar a tempo. À noite, no entanto, ele perdeu o controle do seu poder quando foi confrontar mais tarde os mesmos mal elementos que o confrontaram de manhã e fez um massacre. E isso era só o começo dos problemas do Motoqueiro nessa história.

Paralelo a isso, uma criatura minuscula roxa de origem alienígena que estava sendo estudada por Amadeus Cho fugiu de suas mãos. O pequeno ser vivo alien tinha o poder de acumular o DNA de quem ele "mordia". Começou ganhando as proprieddades de uma rato de laboratório e terminou conseguindo uma amostra dos poderes do próprio Hulk antes de rumar para Los Angeles. Lá, topou com a Novíssima Wolverine e sua irmã caçula, Gabi (coincidência nos nomes de irmãos aqui, não?). Quando a heróina foi confrontar o bicho que surgiu do nada na Venice Boulevard, acabou entrando em contato com seu sangue dando ainda mais poder pra criatura. Depois do contato o monstro se transformou e fugiu, sem interesse mais pelo lugar. Restou a Laura Kinney se juntar com o tal Totalmente Sensacional Hulk para caça-lo.

O desenrolar da história leva a nova dupla formada a encontrar o 'Motoqueiro' Fantasma já a noite e imediatamente Rob Reyes confundiu o gigantesco e verde Hulk com o Mister Hyde ou mais um dos seus usuários transformados em monstro. O Hulk e o Motoqueiro inevitavelmente começaram a se atracar entre si, consequentemente ficou a cargo da Wolverine lidar o monstrego roxo sozinha.  No meio daquela confusão, uma coisa era nítida - quanto mais acirrada o confronto ficava, mais Eli tomava o controle do corpo e mais o 'Motoqueiro' parecia uma criatura desesperada. Reyes fez um esforço grande para retornar o corpo humano e quando a poeira baixou, a Wolverine avisou que a criatura se mandou dali no meio da briga. O 'Motoqueiro Fantasma' foi então convidado a se juntar a Cho e Kinney na caçada, mas Robbie tinha nenhum interesse em bancar o herói nisso e deu as costas sem responder.



A verdade é que Robbie estava tendo sérios problemas com o seu novo colega de trabalho, Ramon. Canelo, dono da oficina, resolveu contratar Ramon acreditando que ele finalmente tinha se recuperado após sair da prisão. O problema é que Reyes não engolia essa. E apesar de todas as evidencias de que Ramon estava negando lidar com seus antigos colegas das gangues e até correndo riscos por isso, ele achava que deveria xeretar o cara, descobrir logo seu podre e dar uma lição daquelas de novo. E a relação dos dois só piorou quando Ramón pegou o Gabi mexendo em suas ferramentas e gritou com o menino, alegando que ali era lugar de trabalho e não de brincar. Quando Reyes soube disso, seus olhos faíscaram.

Enquanto isso, a dupla formada pelo Hulk e a Wolverine encontrou mais uma super-heróina que se meteu no caminho da criatura roxa e que teve seus poderes copiados. A Teia de Seda estava de férias por aquelas bandas e o monstro a atacou enquanto ela estava num casino. A dupla virou um trio e se contarmos aqui o membro ainda não ingresso que capitanea o título você deve ter percebido uma certa semelhança deles com um certo "Novo Quarteto" de uma história clássica dos anos 80. E a estratégia pensada por eles primeiro para lidar com um monstro que suga poderes é chamar uma cavalaria sem poderes. Temos então aí a participação especial de Coulson e Melinda May dos Agentes da S.H.I.E.L.D.

Voltando a história para Reyes, vemos o nosso protagonista partir muito irritado para ter uma conversinha com Ramón depois de ele ter gritado com seu irmão. Contudo, ao invés de se acertar com o ex-presidiário, Bobbie viu que Ramón estava sendo ameaçado por sua antiga gangue e sendo alvo dela. Decidiu disfarçadamente tornar-se o 'Motoqueiro Fantasma' e atacar a bandidagem. Enquanto a confusão rolava ali, Ramón recebeu um telefonema de emergência e partiu a toda com sua moto para lá. O Motorista foi logo atrás dele e foi surpreendido com a gigantesca criatura roxa causando na vizinhança.



Ali, já tinhamos Coulson e Melinda mordidos pela criatura, mostrando que ela não só adquiria poder, mas sim também habilidades ou conhecimentos. Muito mais forte, foi necessária a união daquele novíssimo "Quarteto" para deter o monstro. Até Ramón se intrometeu heroicamente com um galão de combustível para incendiar aquela coisa. Lá pelas tantas da batalha, o monstro chegou a morder o Motorista Fantasma, que respondeu jogando mais fogo infernal sobre ela. Com isso, a criatura não resistiu a tamanha descarga de poder e sucumbiu, virando uma aparente apenas uma pedrinha roxa de novo. Agora, sob custódia da S.H.I.E.L.D fica só a dúvida se aquele elemento alienígena contém ainda o DNA de todos ali, e isso inclui, do próprio "Motoqueiro Fantasma"

Apesar de ser legal ver essa espécie de revival de uma nova versão de Quarteto Fantástico, não faz muito tempo que a revista do Agente Venom tentou algo assim com outras versões e se saiu um tantinho mais divertido. Já essa história acabou tendo algumas relações entre personagens meio forçadas e a trama não foi lá tão atraente para prender o leitor e fazer com que ele queria que esse quarteto volte. Até os desenhos do Beyruth aqui não estão no seu melhor dia.





Complementando esse encadernado, algumas outras histórias paralelas ao arco principal ainda valem a leitura. Numa curta história chamada "Nitro Pistão Ataca", o desenhista co-criador do personagem, Tradd Moore apresenta uma vilã maluca ladra de carros que quase tira o Charde das mãos do Robbie. Mas enquanto suas identidades heróis brigam, depois a noite, seus alteregos civis se curtem nas redes sociais.

A última história do encadernado, que talvez seja a melhor de toda a edição, é um conto de Natal praticamente. Publicada originalmente em Ghost Rider Xmas Special, uma nova dupla criativa formada por Method Man e Anthony Piper assumem e colocam o Motoqueiro Fantasma contra o Krampus, uma lenda maléfica que sequestra crianças malvadas que não se comportam durante o ano. E isso inclui alguns colegas da escola do Gabriel que tem lá suas tendências psicopatas. Mas nada que um susto do Motoqueiro Fantasma não resolva, afinal, ele pode ser tão medonho quanto o Krampus.

Coveiro

comments powered by Disqus