quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Os detalhes e efeitos especiais do laboratório de Hank Pym no filme Homem-Formiga e a Vespa

Quem viu o filme do Homem-Formiga e a Vespa deve ter se atentado para o fato de que havia um cuidado muito grande com os detalhes visuais do filme. Francois Dumoulin foi quem cuidou dessa parte. Sendo o supervisor de efeitos visuais, toda a riqueza do que vimos em cenas como a do laboratório de Hank Pym se deve a ele:



"Muito do nosso esforço no filme foi focado no Laboratório do Hank Pym, e todas as sequências dele crescendo e encolhendo. A primeira vez que o vemos transformando-se de um prédio de tamanho normal em uma mala em um estacionamento antigo foi provavelmente meu momento favorito do filme, eu acho que a surpresa desse trecho realmente impressionou o público " disse Dumoulin ao ComicBook.com.

"Havia muitos detalhes divertidos para nós estarmos atentos, tanto nas mudanças do prédio quanto na forma como o encolhimento afetaria o meio ambiente. Mas eu tenho que confessar que parte mais divertida era animar o pombo teimoso que decidiu ainda ficar em cima do prédio quando diminuiu. Também estamos muito orgulhosos da tomada no terceiro ato, quando o Laboratório do Pym se expande de volta ao tamanho real no Pier 31 de São Francisco, porque tivemos que criar toda a destruição de forma sutil que seria causada pelo crescimento súbito do edifício ali ".

Um dos elementos complicados dos efeitos visuais do filme é que a maior parte do trabalho foi focada em objetos reais que o público estava familiarizado, ao invés da criação de artefatos fantásticos inéditos. "Comparado ao primeiro Homem-Formiga, há muito mais elementos crescendo e encolhendo, além de apenas ser os personagens. Desta vez, vemos carros, adereços, prédios e muito mais, até caixinhas da balinha Pez encolhem e expandem novamente" disse Dumoulin. "Stéphane Ceretti [que é o Supervisor de efeitos visuais da Marvel] insistiu em que todos os efeitos parecessem totalmente fotorrealistas e reais".



Em algumas situações, misturar efeitos práticos com efeitos CGI tornou-se muito difícil, forçando os cineastas a adaptar os efeitos. "Nas primeiras discussões, o diretor Peyton Reed estava brincando com a noção de que o crescimento e o encolhimento de objetos grandes criariam um vácuo que perturbaria o meio ambiente", destacou o artista. "Durante as primeiras semanas de filmagem em uma floresta perto de Atlanta, Geórgia, tivemos uma equipe de efeitos práticos no set com um canhão de ar gigante que atirava detritos e folhas no ar quando o prédio da CG estava encolhendo. Infelizmente, o canhão de ar não estava poderoso o suficiente para fazer o efeito como deveria. Logo após a primeira tomada, Peyton olhou para Stephane e eu e nós concordamos que iríamos precisar de efeitos visuais para melhorar todos os efeitos do vácuo. A escala da perturbação criada estava muito longe da grandiosidade para ser alcançado com efeitos práticos".


Se por um lado Francois Dumoulin cuidava dos efeitos especiais, a parte prática ficou por conta do designer de produção Shepherd Frankel. "Nós pensamos que ele poderia criar uma instalação que tem tudo o que ele precisa dentro, mas que ele pode esconder à vista. Então começamos a falar sobre os prédios que você dirige todos os dias e que nunca nota. Os lugares que você vai fazer sua contabilidade. Os lugares onde você está e pensa ‘Espere, esse é o consultório do meu dentista ou o do meu dermatologista? Esse prédio sempre esteve aqui?" falou ele em outra entrevista ao Fandago.



"Você dá ao Hank uma caixa de coisas, e ele pode montar essas coisas juntos, porque ele está constantemente tentando descobrir como fazer o que ele precisa fazer. Nós queríamos que este laboratório, mais do que qualquer coisa, parecesse muito analógico e super beta ... Você pode sentir que é algo que construído aos pedaços aos poucos." disse por fim Frankel.

O filme do Homem-Formiga e a Vespa está atualmente com $397 milhões na bilheteria arrecadada mundialmente. A primeira vista, é um número pouco expressivo considerando uma produção da Marvel Studios, mas vale ressaltar que o filme teve sua estreia postergada em vários países. Nessa quarta-feira, no entanto, o filme chega a países como Reino Unido e Irlanda, o que pode mudar significativamente esses valores a partir de agora.

Coveiro

comments powered by Disqus