segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Punho de Ferro: A mitologia de K'un Lun dos quadrinhos para a Segunda Temporada

* Atenção! Contém Spoilers!



Ao acertar os problemas do primeiro ano, dentre as várias mudanças que vimos na Segunda Temporada de Punho de Ferro, voltar alguns passos e buscar nos quadrinhos inspirações para grandes momentos da trama foi peça chave pra um upgrade na série. Com isso , tivemos algumas referências memoráveis não só a história de Danny Rand nos quadrinhos, mas também a Mitologia dos Punhos de Ferro.

A Rainha Pirata de Pinghai Bay
(criado por  Ed Brubaker, Matt Fraction e Travel Foreman)

Logo no começo da história dessa segunda temporada, Colleen Wing é surpreendida por uma antiga caixa doada para o centro de caridade que faz parte e cujo o símbolo inserido é algo que acompanha a história da sua família. Depois de uma busca que demora praticamente todos os 10 episódios, ela encontra o homem que tinha essa caixa e que diz que a recebeu de uma mulher que contava uma história bastante similar a algo que a mãe de Wing recitava para ela quando criança.



É a história de uma princesa e de um pescador que se apaixonaram e que foram desafiados por um pirata. Diferente do que se espera de um conto de fadas como esse, é a princesa quem salva o seu amor e toma para si o navio pirata. Segundo o homem que era antigo portador da caixa, a mulher disse que a caixa era feita da madeira do navio desta história. Mais tarde, ao examinar melhor a caixa, a parte de traz do símbolo de metal com as duas garças revela também o símbolo do Punho de Ferro. Com isso, aquela caixa ali dada aquele senhor também traz um outro mistério a série de TV - antes de desaparecer, a mãe de Colleen Wing esteve então em Nova York.



Nos quadrinhos, essa princesa é Wu Ao-Shi, que foi descoberta pelo pai de Davos, Lei Kung, e que deixou K'un Lun e foi para a Terra depois de se tornar uma Imortal Punho de Ferro. Ela viveu como mercenária, dominou os piratas que viviam sobre Pinghai Bay, e salvou a cidade conseguindo dinheiro via pilhagens. Depois, apaixonou-se por um pescador como na história e tinha o poder peculiar não só de encher seus punhos de energia com Chi como também repassar essa energia para flechas e espadas. Foi a primeira mulher a conseguir o "Coração de Shou Lao", portanto. Vale ressaltar que nos quadrinhos nunca foi devidamente explorado a descendência de Wu Ao-Shi e não me admiraria se no futuro algo parecido acabasse acontecendo também nos gibis.



Orson Randal, o Punho de Ferro dos anos 20.
(criado por  Ed Brubaker, Matt Fraction e David Aja)

A última cena com Danny Rand no Japão nessa segunda temporada traz uma série de outras referências a outro Punho de Ferro dos quadrinhos. Ao lado do sócio Ward Meachum, eles chegam até a pessoa que pode saber mais detalhes sobre quem despachou o corpo do Punho de Ferro mumificado que Davos conseguiu para fazer o ritual que tirou o poder de Danny para ele. E isso nos leva até o nome de Orson Randall. Quando os homens no bar que supostamente trabalhavam para ele não recebem bem a intromissão de Ward, Danny Rand entra em ação, com os punhos novamente brilhantes (sem explicação de como re-adquiriu seus poderes), e transmite seu Chi para as pistolas e balas disparadas. Danny afirma que as duas pistolas foram adquiridas em um container em Jakarta e se levarmos em conta o que conhecemos nos quadrinhos, temos uma aposta alta de que elas pertenciam a Orson.



Nos quadrinhos, assim como a Rainha Pirata, Orson Randall foi outro Punho de Ferro. Ele conseguia focar seu Chi através das pistolas, o que ele de brincadeira começou a chamar de Gun-Fu. A história de Randall remonta a algo similar a de Danny, onde sua mãe ainda grávida caiu de avião em K'un Lun, foi criado pelos monges e passou também nos testes para derrotar Shou-Lao. Orson deixou  a cidade mística durante a primeira Guerra Mundial, passou por alguns traumas pessoais e começou a se desapegar de sua função como servidor de K'un Lun e entregava-se a bebida e ao ópio.

Em dado momento, decidiu roubar o livro do Punho de Ferro de K'un Lun na intenção de ele ser o último portador do Coração de Shou-Lao. Continuou vivendo uma vida bandida, mas em dado momento adotou uma criança e chamou-a de Wendell Rand. Sim, o pai de Danny, que viveu sua vida afficionado em descobrir a tal cidade que tanto ouvira falar de seus "pai". Ou seja, Orson é o avô adotivo de Danny Rand. 



Quando aparece pela primeira vez nos quadrinhos, Orson está fugindo de Davos, que é enviado pela Mãe Garça para matá-lo após ele matar uma das armas imortais "K'un Zi". Ao morrer, Orson passa seu poder do Punho de Ferro para Danny, tornando-o alguém mais poderoso do que já era.

 Obviamente, devemos esperar diferenças grandes entre a série de TV e os quadrinhos, visto que já de cara Davos é alguém mais velho e contemporâneo a Wendell (o Rand pai) do que a Danny (o Rand filho). Nos gibis, funcionando mais como um tipo de anti-herói, Randall serve quase como uma espécie de instrutor nada convencional de Danny sobre a verdadeira história dos Punhos de Ferro, das Cidades Celestiais e das Armas Imortais. A expectativa é que a série numa eventual terceira temporada traga Orson à trama e comece a explorar pra valer a mitologia de K'un L'un como nunca fez antes.



Davos, aquele que roubou o Poder do Punho de Ferro
(Criado por Chris Claremont e John Byrne)

Como citado anteriormente, nos quadrinhos Davos é comparativamente alguém mais próximo da idade de Wendell Rand do que de Danny. Assim como na série, ele cresceu imbuido da ideia de que seu destino era grandioso e se preparou toda vida para ser o novo Punho de Ferro. Contudo, esse seu potencial não era sempre reconhecido ou notado, nem mesmo por seu pai, Lei Kung, o Trovejante. Vivendo num mundo duro, onde a disciplina vinha em primeiro lugar, Davos era alguém que cresceu sem amor. E quando falhou na missão de ser o novo Punho, seu chão ruiu.



Diferente do que vimos na série onde foi Danny quem tomou seu lugar, nos quadrinhos ele confrontou e perdeu para Wendell Rand, a criança adotada por Orson e que sozinha achou K'un Lun e viveu como um filho adotivo de Yu-Ti, Governador da cidade mística naquela época. Quando perdeu a luta para Wendell, recusando-se a admitir a derrota como na série, Yu-Ti declarou o combate por encerrado. Orgulhoso, Davos foi mesmo assim tentar confrontar o Dragão Shou-Lao, mas foi vencido e seu pai, Lei Kung, encontrou-o quase morto na neve. Pela desobediência, Davos foi exilado para o nosso plano na Terra e nunca mais poderia pisar em K'un Lun. Curiosamente, Wendell nunca terminou o processo para se tornar o novo Punho de Ferro. Deixou K'un Lun sem desafiar o Dragão e coube ao filho anos depois passar pelo mesmo processo e terminar o que Wendell não foi capaz.

Assim, muitos anos depois, quando Danny deixou K'un Lun e veio restabelecer seu lugar por direito na Terra como herdeiro dos Rand, Davos começou seu plano de tomar o poder do Punho de Ferro que acreditava ser seu. Nos gibis, Davos chegou a se unir aos Meachum para conseguir isso e teve uma relação bem parecida com a da série com Joy, sendo seu protetor/interesse romântico. Em dado momento, Davos chegou a roubar parcialmente o poder do Punho de Ferro do corpo de Danny, mas nos quadrinhos nunca chegou a tomar por absoluto as energias do Punho de Ferro.



E no momento em que chegou a quase tomar inteiramente o "coração do dragão" para si, não sendo de fato alguém que venceu o desafio contra Shou-Lao, o poder drenado por Davos começou a agir contra ele e a ferí-lo. Quando Danny foi tentar reabsorver o poder que era seu por direito, Davos acabou vítima da própria energia e foi consumido no processo. Atualmente, uma vez ressuscitado, Davos hoje tem como fonte de poder o que lhe foi dado pela Mãe Garça e que o fez se tornar o Campeão da cidade mística de K'un-Zi. Mais do que o Serpente de Aço, Davos agora se intitula o Fênix de Aço.

As Irmãs Garças da série VERSUS a Mãe Garça e As Filhas Garças dos quadrinhos
(criado por  Ed Brubaker, Matt Fraction e David Aja)



Nas séries de TV, quando surgem as tais "Irmãs Garças" na história, um sinal de alerta se acedeu no radar do leitor de gibi. Afinal, é um nome bastante familiar para quem leu a fase de Ed Brubaker do Punho de Ferro nos quadrinhos. Contudo, na Netflix, que tende a deixar o universo cinematográfico mais realistas, elas são apenas tatuadoras que ajudam Davos a criar o novo símbolo da "Serpente" em suas costas, assim como mais tarde dá uma tatuagem similar a Colleen Wing do dragão.

A referência tênue fica apenas na linha das "Garças" ajudarem Davos a ter esse novo poder. Nos gibis, no entanto, essas mulheres são muito mais poderosas por si só. A Mãe Garça é quem ressuscita Davos com Serpente de Aço pela última vez e lhe confere o poder próprio completamente independente do Punho de Ferro. Ao que foi mostrado nos quadrinhos, esse poder novo de Davos é oriundo do Chi d'As Filhas Garças, descendentes dessa regente de Kun-Zi.



E a promessa pra uma terceira temporada muito mais ousada está aí. Os fãs estão realmente curiosos com o que a Netflix e a Marvel TV vão ter coragem de colocar daqui pra frente se a terceira temporada de Punho de Ferro for aprovada. Há toda uma expectativa sobre o mistério do sumiço de K'un Lun que não pode acabar sem resposta!

E se perdeu, leia aqui nossa resenha da Segunda Temporada do Punho de Ferro.

Coveiro

comments powered by Disqus