quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Site revela que de fato há uma queda de interesse em redes sociais dos seriados da Marvel pela Netflix

No final da semana passada, o anúncio do fim de mais uma série Marvel na Netflix ligou todas as sirenes vermelhas de alertas pros fãs. Luke Cage, sempre bem recebida pela crítica e público, chegou ao fim e apesar da primeira alegação não oficial ter sido que o fim foi motivado por diferenças criativas, um artigo feito pelo site Business Insider coloca um novo elemento nessa história - As séries Marvel da Netflix não estão mais com aquele hype todo do começo.



Vale lembrar aqui que a Netflix nunca abriu ao público seus números. Toda a especulação de sucesso da rede se baseia em especulações feitas indiretamente - números de "buzz" que séries causam na internet e em mídias sociais. E segundo estudo feito pelo Crimson Hexagon e publicado nessa matéria do Business Insider, todos os seriados tiveram uma queda abrupta de "burburinhos" da internet em temporadas subsequentes em relação as de estreia.

Vamos começar de trás pra frente nos lançamentos, com a já anunciada Punho de Ferro encontrando seu fim mal passado um mÊs da estreia da segunda temporada da série na Netflix. De todas, ela já teve uma primeira temporada bastante fraca com 120 mil postagens nas redes sociais Twitter e Instagram no mês do seu lançamento. Agora, na temporada 2, mal alcançou nem 20 mil, apesar de sutil movimento meses antes de chegar a plataforma.

Nesse gráfico, Luke Cage estreou em Setembro de 2016 com mais de 300 mil citações nas redes sociais, mas sua segunda temporada alcançou um número por volta das 50 mil citações. Jessica Jones também teve uma estreia marcante, com 300 mil citações nas redes avaliadas. Já sua segunda temporada registrou metade disto, com menos de 150 mil citações.



De todas as séries, Demolidor foi a que mais pareceu se manter estável. A primeira temporada lançada em 2015 alcançou cerca de 275 mil citações, a segunda temporada em 2018 teve por volta de 200 mil citações e, por fim, a terceira temporada até agora já alcançou 75 mil citações e esse número pode ser bem maior já que o mês estava mal na metade quando o estudo teve seguimento.

O estudo do Crimson Hexagon captou ainda que prevalece nesse "buzz" das redes sociais mais um sentimento positivo, com Demolidor alcançando cerca de 79% das avaliações boas e Punho de Ferro com 53%. Mas nesse caso, fale bem ou fale mal, o importante para esse estudo é que estejam falando da série.

Vale ressaltar que apesar de ser um indicador interessante, não dá pra assegurar a realidade da situação das séries. Seja em qualquer rede ou canal, é comum os começos das séries terem bem mais audiência do que as temporadas subsequentes. Só que uma vez estabelecidas, um público cativo se forma e a manutenção disto é que geralmente torna determinante para a longevidade dessa série.

Coveiro

comments powered by Disqus