sexta-feira, 9 de novembro de 2018

História comemorativa dos 20 anos de "Marvel Knights" traz heróis que esqueceram quem são de fato


Comemorando 20 anos de existência, o selo Marvel Knights voltou - ao menos para uma minissérie especial - nesta última quarta-feira. Pelas mãos de Donny Cates, Travel Foreman, Derek Fridolfs, Matt Milla e Cory Petit, o que temos nas mãos não é exatamente uma história de classificação "mais adulta" exatamente, mas sim um complicado mistério ainda a se desenvolver.



Quem conferiu o preview de algumas páginas que postamos aqui, percebeu que o Matt Murdock se encontra completamente desmemoriado. Surge chorando a frente do túmulo de Karen Page, mas não lembra porque está ali. Não sabe quem é a Karen e nem quem de fato ele é. Mas ele não está sozinho nesta, já que essa "perda de memórias" parece que se espalhou por todo aquela realidade e somente alguns estão começando a ganhar "consciência" de uma outra vida que tiveram.

Quem informa esse problema para Matt Murdock é ninguém menos que Frank Castle, que em outro momento já foi o Justiceiro e que somente conseguiu "despertar" graças a Bruce Banner. Banner por outro lado, só se deu conta de que "perdeu" suas memórias por conta de um bilhete deixado por seu alterego, o Hulk, que de alguma forma manteve as memórias e tentou avisar seu alterego "fracote" o que estava acontecendo. A mensagem deixada por Banner e que agora estava nas mãos do Justiceiro era um recado para que uma lista de nomes deveria ser "despertada" - Capitão América, Tony Stark, Elektra, Luke Cage, Jessica Jones, Wolverine e, claro, o Demolidor.



No desenrolar da história, acabamos descobrindo que não só os heróis perderam as memórias. Foggy Nelson não lembra de seu passado com Matt e hoje divide uma firma com Jennifer Walters, que em outra vida é a Mulher-Hulk. O curioso é que mesmo quando Murdock mostra um cartão de apresentação onde os nomes dos dois aparecem como sócios, Foggy enxerga apenas um cartão vazio. De algum modo, o que quer que afetou as pessoas, impedia-os de até enxergar a realidade a sua frente. Isso fica ainda mais evidente quando ao encontrar páginas mais adiante a Família Fantástica, descobrimos que Ben Grimm que está na sua forma de Coisa, quando olha seu reflexo num vidro enxerga o reflexo como se ele fosse um humano normal.



O que quer que tenha afetado os heróis, parece que também manipulou a mente dos vilões. O Mercenário que estava vigiando Frank Castle, Banner e Matt quando eles se encontraram no cemitério, parece ter os mesmos problemas de memórias. Ele vai levar o que descobriu para o Rei do Crime e aí descobrimos que Wilson Fisk pode até saber de algo a mais, já que ele esta vinculado a outro supervilão que representa uma ameaça muito maior - Doutor Destino.

Na conversa de Fisk com Doom, eles falam que os heróis estão aos poucos descobrindo que perderam as memórias,a que Destino afirma que não pode "usar a máquina de novo" porque há um "Dragão ao redor dela". Por mais intrigante que essa frase possa parecer, salvo se não for literal, não significa muito pra gente a primeira vista. O que percebe-se é que há forças muito maiores em jogo e que os dois vilões perderam o controle. Mais desse mistério só na edição 2 e só lá saberemos de fato o que o Demolidor e o Justiceiro poderão fazer para reverter isso.



No fim, apesar de ser prematuro falar sobre a minissérie me si, não há como negar algumas referências aí a série original. Começar a história com o túmulo da Karen Page foi uma ótima ideia já que a morte dela em Diabo da Guarda, primeiro arco de histórias da linha Marvel Knight de 1998 foi marcante. O restante dos personagens que dão as caras ou são citadas nas páginas seguintes são claramente referências as minisséries e mensais que duas décadas atrás sairam com este mesmo selo. Fora isso, considerando apenas por esse número 1, não há nada de tão marcante ainda para se destacar. Nem que crie aquela experiência tão nostalgica que nós traga as primeiras e tão boas histórias do selo. Mas vamos aguardar pra ver como tudo se encaminha...

Coveiro

comments powered by Disqus