segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Stan Lee: A origem do EXCELSIOR!

Marcado por seu jargão, vai ser muito triste saber que não ouvirem mais nenhum grito animado de Stan Lee com seu Excelsior. Muita gente, no entanto, não sabe o que de fato isso significa e muito menos a origem da palavra. Stan Lee explicou uma vez sobre a origem da palavra numa entrevista que deu ao io9 em 2007:



"Eu costumava ter muitas expressões que eu terminaria minhas colunas de quadrinhos com: 'Hang Loose', 'Face Front', '' Nuff Said '", ele disse na matéria e explicou que "e eu descobri que a concorrência estava sempre me imitando e então, eu disse que iria conseguir criar uma expressão que eles não vão saber o que isso significa, e eles não saberão como soletrá-la. E é daí que veio o 'Excelsior', e eles nunca roubaram ela de mim, graças a Deus".

Contudo, a verdade é que Stan Lee se inspirou em um poema que gostava muito e de lá retirou a palavra. Segundo o pesquisador Sean Kleefeld (do blog Kleefeld on Comics), Stan teria ficado vislumbrado com a palavra que intitulou o poema de Henry Wadsworth Longfellow e que por sua vez teve sua inspiração num selo oficial da cidade de Nova York em 1778.




Se formos pegar direto do latim, a tradução literal seria algo como "sempre para cima" ou "ainda mais ao alto", algo que combina perfeitamente com o perfil sempre otimista e exarcerbado de Stan Lee.  A expressão foi usada pela primeira vez na edição Fantastic Four #71 em 1968 na coluna pessoal do editor chamada de Stan's Soap Box segundo Sean Kleefeld . Daí por diante, ele seguiu com ela sem parar nunca mais. Era certamente aquilo que os fãs mais pediam para ele falar nas convenções:


Não importa quantos videos consigamos encontrar com esse grito. Já temos a maior saudade de te ouvir gritar com toda animação de um jovem mesmo em seus 90 anos essa palavra que sempre nos marcou - EXCELSIOR!

Coveiro

comments powered by Disqus