quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Finalmente é revelado como Ciclope volta a vida


Desde antes do começo do arco Extermination, quando a Marvel apresentou um teaser com a silhueta de um personagem que segurava o visor do Ciclope, as especulações para o possível retorno do Ciclope ganharam uma grande força, agitando bastante os fãs dos mutantes. Afinal de contas, Jean e Scott finalmente voltariam a se reunir depois de um longo tempo separados pela morte.

Só que as conversas entre os fãs sobre essa ressurreição ficaram muito fortes antes mesmo do início de Extermination, com o arco da ressurreição da Jean Grey, através do poder da Fênix, e os fãs tiveram um gosto do que seria o reencontro entre Scott Summers e Jean Grey Summers. E essas duas lembranças sobre esses arcos, são pontos chaves na ressurreição de Scott Summers para vocês ficarem atentos.

Para facilitar o resumo dos fatos, irei separar em tópicos e deixarei alguns detalhes de fora para não estragar a experiência de leitura que realmente vale a pena. E no fim, farei uma breve observação quanto ao trabalho do Ed Brisson, roteirista dessa anual, e do novato Carlos Gomez, quem cuidou da arte.

Um homem chamado Paul Douek


Após a cena do Ciclope saindo do túmulo, voltamos uns anos no passado, quando os X-Men eram apenas estudantes do Instituto Xavier, Ciclope salvou a vida de estudantes de um professor perturbado que controlava um robô gigante. 


Um desses alunos em particular, que ficou muito agradecido com a intervenção do Ciclope foi Paul Douek, um rapaz casado que confessou a Ciclope que a mulher dele estava esperando seu primeiro filho. E no fim, promete a Ciclope que ele pode pedir o que for preciso no futuro para recompensar por salvar a vida dele.



O jovem Cable entra em ação


Cable aparece na casa de Paul, dez anos depois de ser salvo pelo Ciclope, e pede a ele para que construa uma nova Gaiola da Fênix (Phoenix Cage - vista pela primeira vez em Vingadores Secretos durante em X-Men vs Vingadores) ou com o que restou dela, porém, em uma versão bem menor. O Cable deu ao Paul dois anos para concluir o projeto.


Dois anos se passaram e a dupla estava no momento exato do funeral do Ciclope, durante o evento de Morte do X. Podemos pressupor então que o Jovem Cable já estava programando a ressurreição do Ciclope antes mesmo de sua morte, antes mesmo da treta com as Névoas Terrígenas. Mas a mais importante informação vem agora. O jovem Cable se transporta exatamente para o local onde Emma havia escondido o corpo de Ciclope. 


E foi exatamente nesse momento que ele executa seu plano: implantar a mini Gaiola da Fênix no peito do cadáver do Ciclope, para que o aparelho capture uma parcela do poder da Fênix o suficiente para reviver o seu pai.


Executando o plano de ressurreição


Como vimos durante o evento da Ressurreição da Fênix, a entidade para tentar fazer Jean ser sua hospedeira novamente, ela realmente trouxe o verdadeiro Ciclope de volta a vida apenas para dar o seu adeus final, como já vimos antes. Porém, nem ela mesma sabia que a armadilha do Jovem Cable foi preparada e ela caiu perfeitamente. Com o contato do Summers com a Jean (através de um beijo, claro), que continha uma parcela do poder da Fênix, essa força foi capturada para dentro da gaiola. 


Semanas após a segunda morte do grande líder mutante, Ciclope retorna a vida (retomando o começo da edição) e com o jovem Cable a sua espera.


A prova do grande líder


Após os eventos ocorridos em Extermination, Ciclope tem ciência dos fatos com as lembranças do jovem Ciclope surgindo na sua cabeça. É dessa forma que ele sabe que o novo Cable matou o velho que era o seu filho. Cable explica que esse Cable que morreu era uma versão falha dele e que ele estava estragando as linhas do tempo. Ele simplesmente só consertou as coisas e uma delas era eliminar o velho.


Após mais um longa conversa sobre paternidade e versões do Cable, Ciclope implora que ele deixe salvar os X-Men, rever a Jean. 


Nesse ponto, Cable coloca Ciclope em prova, pra saber que tipo de homem ele trouxe a vida. Ele apresenta dois cenários para o grande líder. O primeiro cenário são todos os X-Men lutando contra o X-Man e seus Cavaleiros da Salvação, como já mostramos aqui no site. E o segundo cenário é o professor maluco que o Ciclope derrotou anos atrás na faculdade, agora tinha ficado livre da prisão, está rumando para a casa do Paul com um exército de robôs. 


Cable pede para Ciclope escolher salvar um deles!


O retorno do Grande herói mutante


Enquanto os X-Men estavam para serem massacrados pelo X-Man que havia se fundido com o Legião, a família de Paul estava sob ataque do professor louco por vingança. No momento de confronto entre o cientista e o professor, o que não sairia bem para o corajoso cientista, ele novamente é salvo pelo seu amigo Scott Summers. Sim, Ciclope escolheu salvar a vida de uma família comum, a família do cientista que o trouxe de volta a vida.


Porém, cada escolha tem suas consequências e a do Ciclope foi dolorosa. Como vimos, os X-Men foram derrotados e não foi dessa vez que o casal voltou a ficar junto definitivamente.


E na praia onde os seus irmão, companheiros e seu amor morreram, Ciclope confessa que suas últimas decisões não foram corretas (olá, mister obvious!). Que eles estava furioso com a possibilidade da extinção mutante, que no fim ele se tornou o monstro que a vida inteira os X-Men combateram. Porém, assim como a Fênix que renasce das cinzas, Ciclope renasceu com esperança renovada e agora ele tem uma nova missão: Encontrar os X-Men e FAZER A COISA CERTA!


Indo agora para a análise, Ed Brisson fez um belo dever de casa, encaixando todo o evento do retorno do Ciclope com todos os eventos chaves recentes até o Extermination e acredito que não tenha sido uma tarefa fácil. E outro ponto também importante que vou destacar aqui é um easter-egg que lembrei durante a escrita desse artigo. Ciclope na última página diz I'm going to find the X-Men and SET IT RIGH. Pra quem não se lembra, SET IT RIGHT é a frase usada na imagem de divulgação do arco Extermination e o roteirista a usou nessa última frase dita pelo personagem. Então, acho que isso fecha todo um ciclo de evidencias que mostravam mesmo o retorno do líder mutante a um bom tempo. Parabéns para o roteirista que entregou uma história bem redonda que um fechamento bem bolado, até no diálogo.

Outro ponto que eu gostaria de destacar é com relação a arte de Carlos Gomez. A escolha pra colocar esse novato de quadrinhos para começar seus trabalhos justamente nessa material de tamanha responsabilidade me deixou completamente feliz e me convenceu a ter esse material, quando a Panini o trouxer. Já esclarecendo quando eu disse novato nos quadrinhos, é porque o artista já vinha fazendo trabalhos para a Marvel, mas como artista para a área de promoções da editora e outras divisões dentro do Marketing.

O artista além de ter um belo traço, ele alinhou o Marvel Way de um jeito simples quando precisou e explorou bem os momentos de ação quando necessário, sem falar que ele usou bem umas referências de poses do estilo antigo do artista Carlos Pacheco. Espero que a Marvel saiba aproveitar bem agora esse artista, já que a estreia dele, na minha análise, foi muito mais que satisfatória.

E você, ficou satisfeito com o retorno Ciclope? Foi assim que você imaginou? O que você realmente esperava? Comentem e nos diga se você pretende adquirir esse material também!

Eu já estou desenhando igual um louco aqui para garantir ter esse material assim que ele chegar nas bancas!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus