quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Ciclope encara a dura verdade em Uncanny X-Men 11


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Algum tempo atrás, publiquei aqui um artigo no site sobre o retorno emocionante da Jean Grey, de como teve momentos marcantes e fortes no seu retorno. Depois, contamos como foi o retorno do falecido Ciclope, que não foi tão emocionante quanto o da Jean, mas pelo menos foi feita de forma justa. E agora, vamos ver as consequências desse retorno e algumas novas surpresas apresentadas em Uncanny X-Men 11.

Um detalhe que vale destacar é que o título mostra três visões sobre a maneira que o Ciclope está lidando com seu retorno e também com a morte dos X-Men, na batalha da praia contra o X-Man. Uma visão do próprio Ciclope, uma do Wolverine e outra da Olhos Vendados.

No primeiro ponto de vista, que é a do próprio Ciclope, ele está vendo de perto se realmente os X-Men estão mortos e pra isso ele começa a vagar por Nova York em busca de qualquer pista sobre o paradeiro deles. A primeira pessoa que ele tromba, depois de caçar confusão com alguns humanos, é a Olhos Vendados, que entrega a verdade nua e crua: os X-Men estão mesmo mortos e não é para o Scott fazer o que ele quer fazer. Logo em seguida ela some!


Logo depois, ele vai buscar o Ben Urich para ajuda-lo a procurar os X-Men, mas ele tem a mesma resposta que a Olhos Vendados deu. E em sua angustia, Madrox aparece para apenas também dizer que os X-Men estão mortos. Logo depois, Ciclope vai para os esgotos, encontra com Calisto, que quase entra na porrada com ela, e o Câmara que expulsa o Ciclope dos esgotos de forma bem mais educada. Ciclope volta a se encontrar com o Madrox para saber a localização da Olhos Vendados e ele consegue o endereço. Porém, ao chegar no apartamento dela, ele encontra algo muito pior e chocante. Olhos Vendados aparentemente cometeu suicídio e deixou uma mensagem: "Isso é para sempre".


Ciclope vai para um comício da candidata ao Senado norte-americano Prestel, no pátio da Universidade de Empire States, em Manhattan, só para encará-la com o discurso dela de incentivo ao ódio mutante. Nisso, Ciclope enfrenta um público enfurecido, pronto para lincha-lo, quando ele dispara seus raios oculares e acaba acertando o Capitão América, que tenta acalmar os ânimos. Só que não dá muito certo, já que o Ciclope novamente está muito nervoso com todo o cenário que ele está vendo e o Ciclope pede atenção de uma câmera de um canal de televisão. Ele pede para cada X-Man que tenha restado, que o procurasse nas ruínas da mansão.

Só que quem aparece não são os mutantes e sim três grupos que tem vontade de matar qualquer mutante, principalmente o recém-ressuscitado, Ciclope. Os Carrascos, os Purificadores e a Liga dos Sapiens. E eles não contavam com o último e mortal convidado, Logan. Após uma sangrenta batalha de Ciclope e Wolverine contra os três grupos, Logan resolve se juntar ao Ciclope para achar os X-Men sumidos. E esse foi o fim da visão principal da história, pelo olhar do Ciclope.


Mas a revista não pára aí, pois a história  ainda continua mostrando dessa vez a visão do Wolverine. Apenas pontuando, pela visão do Wolverine descobrimos que Nate Summers, que vigiava Ciclope,  foi achado pelo Logan. O jovem Cable pede ao Carcaju que ajude Ciclope e ainda o vigie. Nessa hora, vemos que Wolverine ainda está muito ressentido com o Caolho e de início, ele não liga para o que Nate pede. Só que o jovem Cable disse que ele sente que algo ruim vai acontecer e que ele precisa ajudar o Ciclope a procurar respostas, dando a dica de procurar Madrox.


Na casa do Madrox, vemos que ele está junto de Layla, que é quem Logan foi procurar na verdade. Layla diz para Logan procurar a Olhos Vendados, indo para os túneis do Morlocks. Chegando, ele topa com um grupo de extermínio que também está atrás da Ruth. Nem preciso dizer que não sobrou nada do grupo de extermínio, certo? Depois da Calisto aparecer e se desabafar com o Logan de como os X-Men ferraram com tudo morrendo na pequena batalha entre eles, Legião e Nate Grey, o X-Man. Um pouco depois, aparece Gabe Cohuelo, o mutante chamado Velocidade (Um dos cinco mutantes da equipe da Esperança, lembra?), dizendo que Calisto mentiu sobre o paradeiro da Ruth, mas o mutante dá uma dica de como encontrar a mutante sem olhos.

Em um parque no Brooklyn, Logan é encontrado pela Ruth que o leva para o apartamento luxuoso que ela comprou com dinheiro de loteria. Ela apenas diz que os X-Men estão mortos e o que aconteceu é pra sempre. E, como forma de um último pedido, ela suplica para Logan cuidar do Ciclope. Ele promete e sai do apartamento da Ruth. Acredito que Wolverine sabia que Ruth não estava bem e que era a última vez que ele a veria. Logo depois, Logan está na mesmo comício onde estava Ciclope. A partir daqui, tirando a parte em que Viúva Negra e Bucky veem Logan e conversam com ele, são os mesmos eventos até a batalha nas ruínas da Mansão.

Agora, passando para a visão da perspectiva da Olhos Vendados, a história já começa com ela e o Gabriel, o Velocidade, em frente ao corpo de uma outra nova mutante, Loa. Gabriel leva a Ruth para junto dos outros mutantes que estão nos túneis dos Morlocks, só que ela avisa que precisa sair para encontrar com Ciclope e Wolverine. E avisa ao Gabriel que Wolverine iria achá-lo, mas que não o reconheceria (provavelmente por estar mais velho, muito mais velho).

Depois da Olhos Vendados conseguir dinheiro, mendigando na rua, ela compra um bilhete premiado da loteria (ao mesmo tempo que vemos lampejos de visões possíveis futuros onde a Ruth sempre morre em determinados momentos), começamos a entrar nas cenas onde ela se encontra com Wolverine e depois com Ciclope.


E depois, mais visões onde a Ruth se vê novamente morta e não consegue se ver no futuro tão distante mais.

Sendo bem breve porque ficou um texto gigante, essa edição foi pesada. Pesada ao ver o sofrimento do Ciclope por sempre ser colocado no ponto de desesperança de reencontrar seus amigos e pesado ao presenciarmos um episódio inteiro com a Olhos Vendados e vermos o porque que ela cometeu suicídio. Essa edição, com certeza, vai para aquela lista de quadrinhos com temáticas polêmicas da Marvel Comics.

E você, meu amigo! O que achou? Eu não tenho mais nada a falar, porque tive que ler essa edição umas três vezes para poder fazer esse texto e não me sinto tão bem. E pelo visto, vou ter de ler de novo quando a Panini lançar esse material aqui no Brasil.

Marcus Pedro e Coveiro

comments powered by Disqus