segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Editorial 616: Sobre a ausência das resenhas de material nacional no site



Olá a todos!

Antes de mais nada, devo começar justificando a ideia desse espaço. Tendo em vista a nossa existência de mais de doze anos de site e que sabemos que muitos leitores nos acompanham desde muito antes,  quando eramos apenas uma comunidade do Orkut, fazia já um tempo que eu achava necessário um canal de comunicação para uma conversa meio que 'off' para explicar algumas eventuais mudanças no site, alguns avisos necessários no decorrer do tempo ou mesmo apenas manter um contato mesmo que mínimo para todos que vem aqui diariamente, muitas vezes sendo parte de suas rotinas diárias. A nova mudança visual do site me motivou a começar isso então. Eis que essa sessão Editorial 616 se abre, quase como que um diário de bordo dessa nova empreitada. E para o capítulo 2019.0001, eu queria explicar com mais detalhes a ausência das resenhas de revistas nacionais no Universo Marvel 616.

Deve ter sido estranho para vocês ver que nós, que praticamente tínhamos uma rotina quase que diária por 10 anos de manter resenhas de todos revista nacional publicada no site, de repente, praticamente deixar isso de lado nos últimos um ano e meio. E eu mais do que vocês todos lamento imensamente isso. Infelizmente, acabou se tornando impraticável manter como até um ano e meio atrás fazíamos e há várias razões para isso ter acontecido. Poderíamos enfrentar e passar por cima de qualquer uma delas em outro momento, mas não quando toda essas razões se manifestaram juntas de 2017 pra cá.

A primeira delas pode ser quase que facilmente deduzidas por vocês. Nossa descontinuidade com as resenhas praticamente vem com a crise dos quadrinhos de 2017, quando lá pelo segundo semestre a Panini teve sérios problemas de distribuição e até mesmo nas grandes capitais teve dificuldade de fazer chegar com regularidade seu material. Até mesmo meu caso em particular, que moro em São Paulo nos últimos anos, tive (e ainda tenho) problemas em encontrar algumas edições. Começou com o imprevisto em achar os números em bancas que com o avançar dos meses se estendeu também para livrarias em comic shops. Isso imediatamente comprometeu minha ordem de leitura, o que levou a quando finalmente pude completar alguns números faltantes, ter um volume considerável de material atrasado para manter em dia a ponto de conseguir colocar de novo essas histórias no site.

Ainda agregado a  essa 'crise', vem uma segunda razão, que vocês poderiam explicar melhor do que eu até. Após uma crise na distribuição no final de 2017 (sem querer entrar na discussão dos problemas da antiga distribuidora nacional com a Panini), eis que não demorou muito para as revistas entrarem numa onda crescente de aumentos por todo o ano de 2018. Além da dificuldade de encontrar as edições, os leitores tinham dificuldade financeira em adquiri-las. Não é preciso ser um grande entendido no assunto para saber que isso leva a uma avalanche não só de queda relativa nas vendas pelo total de produtos no mercado. Menos leitores de material nacional por sua vez leva também a um desinteresse até mesmo dos leitores do site por esse tipo de artigo aqui no 616. Acredite quando digo que os números que nunca foram os mais fortes caíram bastante.

Ainda assim, mesmo que não colocássemos o número de leitores dos artigos na conta, vocês teriam que considerar que até eu sou um leitor que adquire esse material da mesma forma que vocês e precisei passar a escolher o que poderia levar por mês dentro dos meus limites financeiros. E não só eu, as resenhas do site era onde tínhamos mais colaboradores participando, e os mesmos teriam que reavaliar se valeria ou não comprar aquelas mesmas revistas depois de um aumento tão sensível no preço de capa. É algo até que teremos que reavaliar no futuro quando tentarmos reativar as resenhas por aqui, buscar novos colaboradores que ainda leiam as edições e desejam dedicar alguns minutos escrevendo algo pra o site.

Por fim, uma última razão que até então nunca trouxe aqui a tona e nem quero me estender ao falar dela é que, pessoalmente, o ano de 2018 não foi um dos mais fáceis para mim. Manter o site na ativa foi algo que fiz muito esforço por uns oito meses, que muitas vezes aconteceu escrevendo e editando artigos pelo celular dentro de uma sala de espera de um hospital. Culminou na perda de um parente meu, que era um jovem leitor como muitos de vocês, e me levou até a me afastar da leitura por um tempo depois. Podem ter percebido que alguns dias as coisas funcionavam quase que no piloto automático por aqui e também graças a ajuda de um baita amigo, que se ofereceu para virar colega do site e está aí até hoje, o Marcus Pedro. Ainda assim, atualizar o site acabou sendo um conforto mesmo sendo tudo tão difícil.

Com o passar do tempo, as coisas estão se acomodando, a poeira está assentando e estamos tentando funcionar de novo da melhor maneira pra vocês. É verdade que o problema dos quadrinhos nacionais continuam e uma solução para ainda falar dos gibis de tal maneira que se mantivesse o interessante de vocês leitores foi voltar a falar sobre edições recentes que saem nos EUA toda quarta-feira.  Em termos de números de leitores do site, tem funcionado bem. Só que isso não significa que abandonamos de vez as resenhas nacionais. Iremos arriscar trazê-las de um novo jeito, e aproveitar a preferência agora da Panini em publicar tudo em especiais de arcos fechados ajuda bastante. A ideia não é resenhar tudo que sai, e nem falar daquilo que imediatamente saiu em banca. Vamos tentar resgatar algumas histórias antigas que deixamos passar na época. Será algo mais atemporal desta vez. E, claro, abrindo também para possíveis leitores afim de participar.

Amanhã, teremos uma nova resenha depois de tanto tempo. É por vocês!

E espero falar com vocês mais vezes por meio de mais textos do Editorial.

 Até lá.

Sérgio "Coveiro" Campos.

comments powered by Disqus