quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Executivos da FOX comentam o processo final da fusão com a Disney e a divisão de TV fora do acordo oficializa seu novo nome

Essa semana parece que já está ocorrendo uma espécie de "desvinculo" de Executivos, Produtores e até mesmo funcionários da FOX a medida que os procedimentos finais do acordo estão acontecendo. De um lado, a Disney parece já ter conversado com seus investidores sobre o que vai fazer com seus novos produtos, de outro, já se tem agora o nome novo que a parte remanescente da empresa (boa parte relacionada a rede televisiva aberta) terá - FOX Entertainment.



"Nos resolvemos simplesmente chamar de FOX Entertainment" disse o CEO Charlie Collier nesta quarta-feira durante o TCA. "A Fox Entertaiment estará procurando novas maneiras de fazer negócios. É uma companhia Starup agora, apesar de já começar valendo 26 bilhões de dólares". Charlie também falou que continuará com sua programação de exibição da NFL e da WWE, assim como oficializou a renovação das séries animadas do Simpson (agora sob a produção da Disney) e Bob's Burgers.

Sobre a separação, Collier apenas disse que "nós mal podemos esperar para  o novo DIA UM da nossa companhia. Eu acredito que teremos certas capacidades sem um monte de coisas que estão acima de nós que você já viu antes". Já do lado da parte vendida, em entrevista com o Deadline, os Presidentes majoritários da antiga 21st Century Fox, Rupert e Lachlan Murdoch, falaram com orgulho como a empresa ainda manteve lucros no último trimestre:

"Nossa empresa apresentou mais um trimestre de resultados financeiros sustentados por aumentos nas receitas de distribuição e publicidade em nossas redes domésticas de TV a cabo e de empresas de transmissão e com o ganho substancial em nossa venda da Sky. Esses resultados refletem nosso compromisso contínuo com a excelência em todos os aspectos de nossos negócios. Houve também um progresso significativo em relação à transação com a Disney e a separação da Fox Corporation, incluindo a eficácia do nosso Form 10 (um relatório anual financeiro exigidos pelo Governo para empresas de grande porte)”

Quanto a parte dos Funcionários, os humores não estão lá tão bons. A FOX em 2018 tinha ao redor do globo cerca de 22 mil funcionários segundo artigo do CBR. A especulação é que 4 mil desses estejam a perigo com a fusão, mas há quem seja pessimista e fale em 10 mil funcionários até. Além dos altos cargos de chefia, o The Hollywood Reporter apontou que setores que se sobrepõe nas duas grandes empresas são os de maiores riscos - Marketing, distribuição e divisões de entretenimento para conteúdo de Home Video.

Há uma coisa no entanto deve ser considerado em conta. Nas aquisições anteriores da Disney sob a supervisão de Bob Iger, que foram a Pixar Animation Studios, Lucasfilm e a própria Marvel Entertainment, não houve redução de funcionários, mas sim o contrário. O difícil é ver se isso se repetirá com uma companhia já gigante como a FOX é.

Até Março, devemos ter finalmente sinais concretos de que a fusão finalmente aconteceu por completo.

Coveiro

comments powered by Disqus