quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

The Gifted reproduz a saga Massacre de Mutantes no penúltimo episódio da segunda temporada



Faz algum tempo que não falamos aqui da segunda temporada de The Gifted, que voltou nos EUA desde o final de setembro do ano passado e após uma pausa em dezembro segue sua trajetória pra o fim da temporada na próxima semana. Contudo, o episódio de ontem que saiu nos EUA chamado "calaMidade" foi tão impactante que não teria como passar batido.

Quem andou assistindo essa segunda temporada sabe que os mutantes não só foram divididos entre a Resistência e o Novo Círculo Interno do Clube do Inferno. Há aqueles que optaram por sequer se envolver com os humanos e apenas se esconder. São os Morlocks, personagens cuja história já é bem conhecida pelos leitores de quadrinhos e que ganha vida aqui em The Gifted.

Na versão da série, eles são aqui liderados pelo mutante Erg e viviam pacificamente nos subterrâneos até sofrer um súbito ataque da superfície. Foram traídos pela Reeva Payge, atual Rainha do Círculo Interno, que agindo dos dois lados, entregou os segredos do subterrâneos para um apresentador de TV fanático anti-mutante chamado Benedict Ryan e este por sua vez repssaou o segredo para os Purificadores.

As cenas que seguem remontam para os leitores de quadrinhos algo familiar a saga "Massacre de Mutantes". Contudo, ao invés dos Carrascos, são os Purificadores e entre eles o ex-agente Jace Turner que invadem os esgotos e começam uma matança sem precedentes ali. Os Morlocks que poderiam lutar resistiram. Já as crianças e indefesos foram só salvos graças a Resistência e aos poderes da Blink.

Contudo, a ação custou caro aos herdeiros dos X-Men. Ao ficar até o último instante para salvar Erg, Clarice foi alvejadas por balas nas costas através do seu portal. Sangue espirrou em seu amado James Proudstar e ela caiu para trás, atravessando o portal e sequer sabemos aí se ela morreu de fato como se especula ou não.



Aquele massacre talvez também seja algo que mude um pouco a perspectiva de Jace Turner. Em meio aquela chacina, o humano ex-agente dos Serviços Sentinelas depara-se com um ursinho abandonado nos esgostos e se dá conta que ele atacou a família dos outros. De certa forma, ele viu ali a mudança de posição e acabou como o vilão de sua própria história.

Contudo, se a morte da Blink é incerta ainda, uma fatalidade entre os mutantes com certeza ocorreu nesta penúltimo episódio. A mutante Sábia, acabou acusada de ser uma traidora e espiã dentro do Clube do Inferno e acabou morta pela líder Reeva. Isso é mais um plot familiar aos leitores de quadrinhos se não fosse um pequeno detalhe. Diferente dos gibis, Sábia não é uma espiã infiltrada.

Dois episódios antes, em "hoMe", vemos que Polaris é quem usa seus dons eletromagnéticos paraentrar nas cameras de segurança do quartel general do Círculo Interno usando um login da Sábia. Lorna Dane já não anda muito satisfeita com seu lugar ali no Círculo e invadiu os sistema de segurança para saber mais detalhes sobre o mutante assassino Max. Depois, ela passou a informação para Eclipse que foi atrás de Max, brigou com ele e acabou-o acidentalmente matando na luta.

Reeva tinha certeza agora de que estava com um infiltrado em seu Círculo Interno. Contudo, ao mandar as irmãs Frost pesquisarem, as pistas levaram-nas a Sábia. As telepatas por mais fortes que fosse não conseguiam invadir a mente computadorizada de Sábia e Reeva não quis correr riscos e a matou. E não temos dúvidas sobre isso. No caso de Sábia, temos o corpo.

Essa nova temporada terá 15 episódios, sendo o último deles na próxima semana, chamado "Monsters". Ainda não temos noção se a série será reservada pela FX após o fim do acordo entre a Disney e a FOX. Legião, por exemplo, está ganhando seus últimos episódios com a terceira temporada. Já The Gifted também sofreu uma sutil queda no número da audiência neste ano.

comments powered by Disqus