quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

The Hollywood Reporter conta qual é o verdadeiro motivo do fim da parceria da Marvel e Netflix depois de cinco anos

Se você é um dos revoltados que ainda não aceitou bem o cancelamento das séries da Marvel pela Netflix, o The Hollywood Reporter fez uma matéria bem elucidativa contando qual seria o real motivo por trás de tudo isso. Em uma só palavra: custos para uso das propriedades pagos por temporada.



Na matéria, o THR coloca de forma simplificada que "a Netflix não detinha participação de propriedade em nenhuma de suas séries de TV da Marvel. Cada uma das seis séries da Marvel era de propriedade da Disney. A Netflix pagou à ABC Studios uma taxa de licenciamento para cada temporada de suas respectivas séries."

Mas seria isso motivos suficientes? Como o artigo indica, há de fato uma nova fase da indústria do entretenimento se preparando agora para o lançamento completo em 2020. Os estúdios estão lutando para encontrar maneiras de possuir e distribuir seu conteúdo diretamente aos consumidores, contornando as caras taxas de licenciamento que acompanham a transmissão de TV ou serviços de streaming de terceiros, como Netflix e Hulu.

Disney + é de longe o maior e mais ambicioso serviço nessa corrida - especialmente após a fusão com a 20th Century Fox - projeto desses streamings. No entanto, já estamos vendo a CBS All Access, a DC Universe e, em breve, um serviço de streaming da Warner Bros surgindo e também garantindo seu próprio lugar nesse mercado.

Nesta mudança de ordem, algo como a parceria Marvel/Netflix não é mais viável. A Disney tem reunido todos os conteúdos do Universo Cinematográfico da Marvel em um único lugar, e esses programas da Netflix fazem parte disso. Só resta saber se eles continuarão no Disney + ou Hulu (ou algo parecido, como o canal a cabo FX, que a Disney agora possui), ou totalmente reformulados e reiniciados para uma integração completa com o UCM.

Vale lembrar que não faz muito tempo que a Netflix comprou os direitos de uso da Millarworld e com ela todas as criações de Mark Millar que antes eram de outros selos (inclusive do selo independente Icon da Marvel). Faz todo o sentido se a Netflix quiser realmente sair com ganhos investir em produções como Kick-Aass, Kingsman, Renascida, o Legado de Júpiter, Nemesis, Superior, Imperatriz e Chrononautas. Assim, a Netflix não só economizará mais produzindo séries que já são de sua propriedade como também poderá ganhar com toda e qualquer merchadising sobre ela.

Coveiro

comments powered by Disqus