"Muitas vezes no primeiro filme nós estavamos assim 'vamos mesmo ter o Groot neste filme?' porque o Sean atuava como Rocket nos sets e ele é tão presente como Rocket que você esta sempre ciente de seu personagem. Já o cara que fazia o Groot era apenas um figurante marcando ponto no último filme e muitas vezes nós esquecíamos que ele estava lá. Ele não é de falar muito, então você fazia todas aquelas cenas e daí tivemos aquelas cenas do filme em que eles viraram para o Groot e o Groot ficava tipo 'Porque estão esquecendo de mim?'. Foi mais ou menos isso no primeiro filme" disse Gunn numa entrevista mais antiga sobre o personagem.
"Eu também acho que toda a personalidade do Groot e quem ele era, estava lá nas páginas e você até esquecia dele enquanto estava filmando o primeiro filme. Mas agora todo mundo sabe quem é o Groot tão bem que agora nós tinhamos mais ciência dele, falo por mim e pelos atores, de que o bebê Groot estava ali todo o tempo. E ele agroa era um dos membros em cena... Acho ele é agora um personagem mais bem escrito do que o primeiro Groot de várias maneiras. Não que o primeiro foi mal escrito de uma forma geral, mas é que agora ele é um personagem muito mais completo" disse Gunn.
Guardiões chega em menos de dois meses agora nos cinemas. E trará de novo Chris Pratt (Jurassic World) como Peter Quill, Zoe Saldana (Star Trek) como Gamora; Dave Bautista (Spectre) como Drax; Vin Diesel (Furious 7) como a voz de Groot; Bradley Cooper (American Sniper) como a voz de Rocket; Michael Rooker (Jumper) como Yondu; Karen Gillan (Doctor Who) como Nebula e Sean Gunn (Gilmore Girls) como Kraglin. Novos nomes que se juntam a trama são Pom Klementieff (Oldboy) como Mantis, Elizabeth Debicki (The Great Gatsby) como Ayesha, Chris Sullivan (The Knick) como Taserface e Kurt Russell como Ego.