"Eu costumava ter muitas expressões que eu terminaria minhas colunas de quadrinhos com: 'Hang Loose', 'Face Front', '' Nuff Said '", ele disse na matéria e explicou que "e eu descobri que a concorrência estava sempre me imitando e então, eu disse que iria conseguir criar uma expressão que eles não vão saber o que isso significa, e eles não saberão como soletrá-la. E é daí que veio o 'Excelsior', e eles nunca roubaram ela de mim, graças a Deus".
Contudo, a verdade é que Stan Lee se inspirou em um poema que gostava muito e de lá retirou a palavra. Segundo o pesquisador Sean Kleefeld (do blog Kleefeld on Comics), Stan teria ficado vislumbrado com a palavra que intitulou o poema de Henry Wadsworth Longfellow e que por sua vez teve sua inspiração num selo oficial da cidade de Nova York em 1778.
Se formos pegar direto do latim, a tradução literal seria algo como "sempre para cima" ou "ainda mais ao alto", algo que combina perfeitamente com o perfil sempre otimista e exarcerbado de Stan Lee. A expressão foi usada pela primeira vez na edição Fantastic Four #71 em 1968 na coluna pessoal do editor chamada de Stan's Soap Box segundo Sean Kleefeld . Daí por diante, ele seguiu com ela sem parar nunca mais. Era certamente aquilo que os fãs mais pediam para ele falar nas convenções:
Não importa quantos videos consigamos encontrar com esse grito. Já temos a maior saudade de te ouvir gritar com toda animação de um jovem mesmo em seus 90 anos essa palavra que sempre nos marcou - EXCELSIOR!
Coveiro