Na verdade, o anúncio não deveria servisto com surpresa já que Bob Iger dizia há algum tempo que, quando seu contrato atual com a empresa expirasse, ele estaria deixando o cargo. Se alguém esperava alguma renovação, as esperanças acabaram hoje quando a The Walt Disney Company anunciou que Bob Chapek, ex-presidente dos Parques, Experiências e Produtos da Disney, assumirá imediatamente o papel de CEO. Iger permanecerá na empresa como Presidente Executivo até o final de seu contrato em 2021, quando finalmente encerrará seu longo contrato de décadas na Disney.
"Com o lançamento bem-sucedido dos negócios diretos ao consumidor da Disney e a integração da Twenty-First Century Fox já em andamento, acredito que este é o momento ideal para fazer a transição para um novo CEO", afirmou Iger em comunicado. "Tenho a maior confiança em Bob e espero trabalhar em estreita colaboração com ele nos próximos 22 meses, pois ele assume essa nova função e se aprofunda nos negócios e operações globais multifacetadas da Disney, enquanto continuo focado nos esforços criativos da empresa".
Iger acrescentou: “Bob será o sétimo CEO nos quase 100 anos de história da Disney e provou ser excepcionalmente qualificado para liderar a empresa neste próximo século. Ao longo de sua carreira, Bob liderou com integridade e convicção, sempre respeitando o rico legado da Disney e, ao mesmo tempo, assumindo riscos inteligentes e inovadores para o futuro. Seu sucesso nos últimos 27 anos reflete sua liderança visionária e o forte crescimento dos negócios e resultados estelares que ele alcançou consistentemente em suas funções nos Parques, Produtos para os Consumidores ou mesmo no Estúdio. Sob a liderança de Bob como CEO, nosso portfólio de grandes empresas e nosso pessoal incrível e talentoso continuarão a servir a Companhia e seus acionistas nos próximos anos. ”
“Estou incrivelmente honrado e feliz por assumir o papel de CEO daquela que realmente acredito ser a maior empresa do mundo e por liderar nossos membros e funcionários excepcionalmente talentosos e dedicados”, disse Chapek. “Bob Iger transformou a Disney na empresa de mídia e entretenimento mais admirada e bem-sucedida, e tive a sorte de ter um lugar na primeira fila como membro de sua equipe de liderança. Compartilho seu compromisso com a excelência criativa, a inovação tecnológica e a expansão internacional e continuarei a abraçar esses mesmos pilares estratégicos no futuro. Tudo o que alcançamos até agora serve como uma base sólida para mais histórias criativas, inovação ousada e tomada de riscos ponderados. ”
Bob Chapek começou sua carreira na Disney em 1993, subindo na hierarquia da empresa em várias posições e liderando muitas práticas com as quais os fãs estão intimamente familiarizados. Anteriormente, ele atuou como presidente da Walt Disney Studios Home Entertainment. Ele também ajudou a transformar o formato principal de entretenimento doméstico de DVD para Blu-ray. A carreira de Chapek na Disney também o viu trabalhar como presidente de distribuição do Walt Disney Studios, trabalhando na distribuição de longas-metragens nos cinemas, televisão, home entertainment e muito mais. Ele atuou como Presidente da Walt Disney Parks and Resorts desde 2015 e passou para o cargo de Presidente da Disney Parks, Experiences and Products em 2018, liderando uma equipe de mais de 170.000 funcionários em todo o mundo.
A mudança obviamente causou um burburinho no mercado e momentaneamente a Disney viu suas valorosas ações cairem em 2,5%. Isso obviamente era esperado tendo o nome de Bob Iger fora, um cara que mostrou que sabe fazer tudo dar certo quando ele põe a mão. Pra os grandes feitos conquistados, podemos considerar sua saída por cima mais que merecida.
Coveiro