Em 2019, Vingadores: Ultimato parecia ser a despedida tanto do Homem de Ferro de Robert Downey Jr. quanto dos diretores Joe e Anthony Russo dentro do Universo Cinematográfico Marvel. Mas aí aconteceu a San Diego Comic-Con no início deste ano e o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, anunciou que Downey e os Russos estavam retornando para Vingadores: Doomsday. Embora todas essas figuras tenham explorado outros reinos de narrativa desde 2019, Joe Russo recentemente brincou que não teria retornado ao UCM se não fosse por um bom motivo, alegando que o próximo filme está em "pé de igualdade" com Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, que mudaram o jogo do gênero de super-heróis.
"Estamos todos muito próximos", Joe Russo compartilhou com a GamesRadar+ sobre a conexão entre os cineastas e Downey. “Estávamos trabalhando em outro projeto antes que a Marvel nos abordasse — então estamos trabalhando em outro projeto com Robert — e houve uma história que evoluiu por meio de conversas que nos deixaram muito animados. Porque sempre tem que ser a história.”
Ele continuou: “Por que voltaríamos se não sentíssemos que tínhamos uma história que tivesse essa possibilidade de estar em pé de igualdade com Guerra Infinita e Ultimato, a menos que haja um núcleo ali para uma ideia que seja realmente explosiva?”
Os irmãos Russo foram os responsáveis por entregar os dois maiores filmes do gênero de Super-Heróis que passaram de 2 bilhões. Estamos falando aqui de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. É um baita compromisso apostar que os dois próximos filmes se equipararam a essas histórias.
Vingadores: Apocalipse atualmente tem uma data de lançamento de 1º de maio de 2026.