Pages - Menu

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Episódio 8 de Demolidor: Renascido revela quem está por trás da morte de Foggy Nelson

 Na estreia de Demolidor: Renascido, Foggy Nelson foi morto a tiros pelo Mercenário. Apesar dos fãs apontarem para os quadrinhos na esperança de encontrar uma explicação para a sobrevivência do advogado ao seu encontro com Pointdexter, Foggy esta bem morto até que se prove o contrário. No entanto, aqueles que acreditavam que havia mais por trás de sua morte do que aparentava, provaram estar certos depois de assistir ao penúltimo episódio da série do Disney+, "Ilha da Alegria", nesta terça-feira a noite.

Até um pouco atrás, era consenso que o Mercenário teria matado Foggy, além de uma série de outros clientes do Bar da Josie, num momento de fúria vingativa contra o Demolidor. Porém, após voltar ao bar da Josie que estaria prestes a ser aberto de novo, ele descobre via a proprietária que seu colega de trabalho estava já comemorando um caso praticamente ganho aquela noite. Matt Murdock deduz que se Foggy sabia que estava prestes a ganhar o caso, o alvo poderia ter sido exatemente Nelson e alguém contratou o Mercenário para silenciá-lo.

Vale lembrar aqui que Nelson estava escondendo em seu apartamento o cliente "Dumb Benny" Cafaro, que foi flagrado pela câmera roubando 20 caixas de vinho caro de um depósito alfandegado no píer de Red Hook, em Nova York. É o mesmo Píer que Wilson está "reformando", acabando de vez com qualquer vestígios de sua pregressa atividade criminosa que foi continuada por sua esposa enquanto ele estava se recuperando de um ferimento. No começo de Demolidor: Renascido, vemos inclusive uma reunião de Vanessa com quatro chefes de famílias criminosas respondendo a ela e discutindo espaços para operar no Porto de Red Rook.



O Mercenário, enquanto isso, está sendo transferido para a cadeia comum, e o Homem Sem Medo aproveita a oportunidade para questionar seu antigo inimigo. Infelizmente, ele não chega muito longe, mas perde a calma e bate a cabeça de Dex na mesa antes de ir embora. Mais tarde, isso dá ao Mercenário a oportunidade perfeita para recriar um momento-chave dos quadrinhos, quando ele usa um dente solto para escapar do cativeiro.

Voltando a morte de Foggy, nós e Matt descobrimos que Vanessa Fisk ordenou sua morte. Só não sabemos o porquê... ainda. Suposições apontam que o caso em que ele estava trabalhando teria exposto as atividades criminosas dela como a nova substituta do Rei do Crime, deixando-a sem outra escolha a não ser encontrar uma maneira de libertar Dex e mandá-lo atrás do melhor amigo de Matt.

Embora Fisk seja culpado de muitas coisas – incluindo chantagear Jacques Duquesne após descobrir que ele está trabalhando como Espadachim – ele não ordenou o assassinato de Foggy. Quando Matt descobre isso, a puxa na festa de gala do Preferito e a confronta enquanto dançam. No entanto, antes que as coisas piorem entre eles, o Mercenário chega e tenta atirar em Wilson; ao ouvir o tiro, Matt se joga e leva o disparo no lugar do seu maior inimigo e é deixado sangrando no chão ao final do episódio.



E essa trama espelha algo similar que aconteceu nos quadrinhos!


Demolidor: Renascido se baseia principalmente nas histórias em quadrinhos do Demolidor escritas por Charles Soule e Chip Zdarsky, que incluíam de tudo, desde o Prefeito Fisk e Muse até a Força-Tarefa Anti-Vigilante. No entanto, há ecos da história em quadrinhos de 2006 de Ed Brubaker e Michael Lark referente ao arco "O Diabo no Bloco D" nessa parte da Morte do Foggy.

Recapitulando a história, Matt Murdock foi preso no Ryker's enquanto aguardava julgamento depois que um tabloide revelou sua identidade secreta como Demolidor. Foggy virou seu advogado de defesa, mas numa das passagens pela prisão foi aparentemente esfaqueado até a morte por detentos quando um guarda corrupto o trancou em uma cela durante uma visita ao Ryker's. Demolidor #82 terminou com um painel sugerindo que Wilson Fisk, também conhecido como Rei do Crime (que também estava atrás das grades), planejou o assassinato de Foggy, mas Matt posteriormente usou seus sentidos sobre-humanos para determinar que Fisk, na verdade, não tinha nada a ver com o assassinato. Vale lembrar que a série da Disney+ tem paralelos claros com Matt ouvindo o coração de Foggy enfraquecer enquanto ele morria e, durante um jantar com o prefeito, ouviu Fisk negar qualquer envolvimento.


Acontece que Foggy não morreu após ser esfaqueado na Ilha Ryker. Ele foi reanimado em uma ambulância e levado rapidamente pelo FBI, que colocou Foggy sob proteção de testemunhas sob o nome falso de "Everett Williams" para protegê-lo da máfia. Matt escapou da prisão e rastreou a pessoa que matou Foggy, sem saber que seu melhor amigo ainda estava vivo.

Na edição #92 de Demolidor de 2006,  finalmente foi revelado que Vanessa Fisk, esposa do Rei do Crime, manipulou essa sequência de eventos. Vanessa disse a Matt que estava morrendo e que suspeitava que sua inexplicável doença terminal fosse sua penitência pelo assassinato de seu filho, Richard Fisk. Ela matou o filho a tiros porque ele traiu a família e quase matou o Rei do Crime em uma tentativa de golpe.

Culpando o Demolidor e o Rei do Crime pelo ciclo de violência que destruiu a família, uma vingativa Vanessa manipulou os acontecimentos nos bastidores após a prisão de Matt pelo FBI. Ela se ofereceu para usar as conexões e os registros de chantagem do marido para fazer com que sua revelação na imprensa e o indiciamento federal fossem anulados se ele concordasse em tirar Fisk da prisão, mas Matt se recusou a ser um peão em seu jogo perverso. Por fim, Vanessa exonerou Matt ao vazar evidências de que ele foi incriminado em uma armação elaborada pelo FBI. Matt descobriu mais tarde que Vanessa fingiu a morte de Foggy ao ouvir o coração ainda batendo de seu melhor amigo.


Será que assim como nos gibis, a morte de Foggy pode ter sido armada?


Bem, assim como a estreia, este penúltimo capítulo foi um produto da nova equipe criativa e uma indicação de como serão o final e a segunda temporada. Esta edição definitivamente aumentou a aposta e fez com que a morte de Foggy importasse muito mais do que teria importado (na versão anterior de Demolidor: Renascido, foi um assassinato aleatório ou um dos policiais corruptos da cidade). Agora, mesmo que de fato o melhor amigo permanecer morto, seu assassinato teve importância na tela e virou tema central desta temporada. Certamente, foi um ganho enorme em relação ao plano original...

E agora, embora Matt possa não viver para ver outro dia, Fisk deve sua vida ao homem que odeia, mas precisa proteger sua esposa da vingança do Demolidor. Algo nos diz que o final da próxima semana será imperdível.

Oito dos nove episódios de Demolidor: Renascido já estão disponíveis no Disney+.

Coveiro