Jake Schreier, conhecido por seu trabalho em Cidades de Papel e Robot & Frank, juntou-se ao UCM para dirigir Thunderbolts*, um filme que consiste de personagens de diferentes franquias do UCM se unindo e formando uma nova equipe. Um deles que é 'novato' no UCM é o Sentinela/Vácuo e em uma nova entrevista ao Collider, o diretor falou sobre a inspiração inesperada para os poderes obscuros do vilão.
Quando perguntado sobre o processo de design e os efeitos visuais do personagem, Schreier estava definitivamente animado e disse que poderia "explorar" o assunto:
“Foi uma longa busca, e começou com as referências da Grace. Definitivamente veio de imagens de Hiroshima e esse tipo de sombras. Era essa sensação de que não queríamos que tudo no filme parecesse computação gráfica, mesmo que tenhamos algumas das melhores empresas de efeitos visuais do mundo trabalhando muito neste filme.”
Em 1945, perto do fim da Segunda Guerra Mundial, após a derrota da Alemanha e da Itália, o Japão ainda lutava. Vários países, incluindo a Alemanha, trabalharam em um projeto para desenvolver uma bomba nuclear, mas os EUA foram os primeiros a fazê-lo com sucesso, por meio do Projeto Manhattan. A decisão era entre lançar uma invasão em larga escala no Japão, que já havia sido invadido pelos EUA, ou usar as bombas nucleares. Os EUA escolheram a última opção e a era nuclear teve início. As sombras nucleares de Hiroshima às quais Schreier se refere estão abaixo, e trata-se de tudo que "sobrou" das pessoas vaporizadas pela detonação.
Schreier prosseguiu elogiando o trabalho das empresas de efeitos visuais:
“Não quero menosprezá-los. Fizemos muito. Eles fizeram muito. A maneira de criar ótimos efeitos é unir essas duas coisas. Acho que esse efeito é desenvolvido com a ILM. Se você gastar mais de um quadro e meio de animação entre o momento em que eles desaparecem e o momento em que se tornam uma sombra, qualquer coisa além disso começa a parecer que você está entrando em território de vapor de CG. Então, tem que ser rápido, mas aí você quase se sente exposto porque parece tão simples.”
“E há outras coisas sobre isso”, continuou ele, “onde, como não acontece com tanta frequência no filme, realmente funciona melhor, tipo, a câmera precisa estar mais ou menos alinhada, quase como um eclipse, com o local onde o vácuo está acontecendo e para onde a sombra se move, que se você olhar de uma perspectiva de perfil, não funciona realmente porque é um efeito muito curto e não está se movendo em sua direção. Então, realmente tivemos que projetar toda a fotografia, o que pudemos fazer de forma limitada, para trabalhar com isso e fazer esse efeito funcionar porque é muito simples.”
Com certeza, parece que Schreier é muito grato e respeitoso com o trabalho das empresas de efeitos visuais. É bom ver isso, especialmente quando as empresas de efeitos visuais são frequentemente sobrecarregadas e subestimadas.
Os membros do elenco confirmados para Thunderbolts* incluem Florence Pugh como Yelena Boleva, Sebastian Stan como Bucky Barnes, David Harbour como Guardião Vermelho, Wyatt Russell como Agente Americano, Hannah John-Kamen como Fantasma, Olga Kurylenko como Treinador e Julia Louis-Dreyfus como Valentina Allegra de Fontaine. Além deles, temos Geraldine Viswanathan como "Mel" e Lewis Pullman como "Bob". Escrito por Eric Pearson, Lee Sung Jin e Joanna Calo, e dirigido por Jake Schreier, Thunderbolts* está atualmente programado para ser lançado nos cinemas em 1 de maio de 2025.
Coveiro