Pages - Menu

domingo, 27 de julho de 2025

Kevin Feige prefere o termo "reset" (ao invés de "reboot") para o que vem depois de Vingadores: Guerras Secretas

 “O multiverso está morrendo. Restam apenas dois universos. Hoje, as Terras colidem.” Essas são as palavras que abrem a primeira edição de Guerras Secretas, o evento da Marvel de 2015 do escritor Jonathan Hickman e do artista Esad Ribic, que começa com uma incursão destruidora de universos entre dois mundos: a Terra-616, o universo principal da Marvel, e a Terra-1610, o Universo Supremo original. Reunindo heróis e vilões de todo o multiverso — incluindo os Vingadores, o Quarteto Fantástico, os X-Men, os Guardiões da Galáxia, os Illuminati, suas contrapartes, a Cabala e o Doutor Destino — Guerras Secretas #1 terminou com uma colisão entre os últimos universos restantes, ambos destruídos na incursão final. Na última página da edição, um epitáfio diz: “O Universo Marvel 1961 — 2015. O Universo Supremo 2000 — 2005.” Será que uma mensagem semelhante encerraria Vingadores: Guerras Secretas?

Kevin Feige reuniu a imprensa para uma atualização sobre o que está por vir no UCM no último final de semana e quis esclarescer melhor sobre alguns rumores dos projetos da Marvel Studios após Vingadores: Guerras Secretas. Assim como Vingadores: Ultimato, de 2019, que marcou uma espécie de fim ao aposentar Tony Stark (Robert Downey Jr.), Steve Rogers (Chris Evans) e Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), Vingadores: Guerras Secretas, de 2027, será um novo começo para o UCM, já que a franquia, atualmente com 37 filmes e arrecadação de US$ 32 bilhões, se aproxima de 20 anos de uma única continuidade compartilhada.

“Estamos utilizando [Guerras Secretas] não apenas para completar as histórias que temos contado pós-Ultimato, mas também para — e você pode consultar os quadrinhos de Guerras Secretas para saber aonde isso nos leva — isso nos prepara muito, muito para o futuro”, provocou Feige sobre a continuação de Vingadores: Doomsday, de 2026. “Ultimato, literalmente, era sobre finais. Guerras Secretas é sobre começos.”

Após Guerras Secretas dos quadrinhos de 2015, a iniciativa All-New All-Different Marvel — um relançamento em toda a linha dos títulos da editora — trouxe personagens como o Velho Logan e Miles Morales, o Homem-Aranha da Terra-1610, para a Terra-616 reformulada. Além de dezenas de novos #1s, nos quais Laura Kinney se tornou o Novo Wolverine, Sam Wilson foi o Capitão América, Amadeus Cho foi o Incrível Hulk e Jane Foster foi a Poderosa Thor, a Marvel teve dois Homens-Aranha coexistindo, uma equipe de Vingadores Novos e Diferentes, unindo veteranos com jovens heróis de legado, como a Ms. Marvel de Kamala Khan e Nova de Sam Alexander, e também introduziu novos status quos para o Quarteto Fantástico, os X-Men e outros.

Assim como a Nova e Diferente Marvel dos gibis, Feige caracterizou Vingadores: Guerras Secretas mais como um "reset" para o UCM do que um reboot do zero. Pense de outra forma: os X-Men, o Quarteto Fantástico, os Vingadores, o Homem-Aranha, o Capitão América e o Homem de Ferro podem existir simultaneamente pela primeira vez em um universo cinematográfico.

"Reboot é uma palavra assustadora", disse ele. "Um reboot pode significar muitas coisas para muitas pessoas. Reset, uma linha do tempo singular — estamos pensando nessa linha." Feige continuou revelando que "X-Men é onde isso acontecerá em seguida", confirmando que o reboot de X-Men dirigido por Jake Schreier reformulará os mutantes da Marvel.

Feige também sugeriu que o UCM pós-Guerras Secretas poderia reformular personagens como o Homem de Ferro de Downey Jr., comparando o papel a James Bond ou Superman, que tiveram muitas iterações cinematográficas ao longo das décadas. Quanto a outro ator assumindo papéis icônicos de ex-atores do UCM, Feige disse:

"Acho difícil para qualquer um fazer isso quando um ator já fez um papel tão bom. 'Como eles vão substituir Sean Connery [como James Bond]', certo?"

O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos inicia a Fase 6 do UCM com sua estreia exclusiva nos cinemas em 25 de julho e continua com Homem-Aranha: Brand New Day (31 de julho de 2026), Vingadores: Doomsday (18 de dezembro de 2026) e Vingadores: Guerras Secretas (17 de dezembro de 2027).

Coveiro