Quando Agentes da S.H.I.E.L.D. estreou na ABC, a ideia era que fizesse parte do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Após um começo conturbado, o spin-off de Os Vingadores encontrou seu rumo na segunda metade da primeira temporada e se destacou com uma trama que se conectava aos eventos de Capitão América: O Soldado Invernal. No entanto, com o passar dos anos, a série se distanciou cada vez mais do que ficou conhecido como a "Linha do Tempo Sagrada".
Descobrimos posteriormente que o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, não queria que nenhuma das séries da Marvel Television fosse produzida; elas foram idealizadas pelo ex-presidente da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter. Após anos de desentendimentos, quando a oportunidade surgiu, Feige convenceu o CEO da Disney, Bob Iger, a permitir que a Marvel Studios supervisionasse tudo, produzindo séries ambientadas no UCM para o Disney+.
O status canônico de Agentes da S.H.I.E.L.D. e Agente Carter tem sido alvo de intenso debate por anos. Muitos argumentam que eles claramente fazem parte do UCM, um argumento que ganha ainda mais peso agora que a "Saga dos Defensores" parece ter sido incorporada à Linha do Tempo Sagrada.
Em uma aparição na New York Comic Con (via Slash Film), Clark Gregg, um dos pilares da narrativa da Fase 1 da Marvel Studios, comentou: "Há algumas pessoas que falam sobre cânone. Vão se f****. Temos orgulho do que fizemos. Temos orgulho, muito orgulho mesmo, da conexão que temos com pessoas como vocês, que vêm nos visitar e passar um tempo conosco."
A Marvel Studios já contradisse Agentes da S.H.I.E.L.D. até certo ponto, com o Darkhold de WandaVision sendo talvez o exemplo mais notável. Ainda assim, a série estabeleceu que o livro antigo podia mudar de aparência, tornando essa contradição fácil de ignorar caso o Agente Coulson e sua equipe entrassem no UCM.
O estúdio provavelmente ignoraria as ideias e histórias que pudessem impactar seus planos para o cinema, e a trama dos Inumanos certamente seria algo que Feige e sua equipe gostariam de deixar para trás e esquecer o mais rápido possível. No início deste ano, Brad Winderbaum, chefe de TV, streaming e animação da Marvel Studios, foi questionado sobre o andamento de Agents of S.H.I.E.L.D. e Agent Carter.
"Bem, vou te dizer o seguinte: é empolgante para mim pensar em como conciliar essas séries da ABC com o cânone", provocou o executivo. "Para mim, se você me conhece e sabe como minha mente funciona, isso é um território divertido de se imaginar."
Lendo nas entrelinhas, parece que elas são canônicas se você quiser que sejam. Quanto à possibilidade de personagens como Quake, Melinda May, Coulson e até mesmo o Motoqueiro Fantasma de Robbie Reyes reaparecerem, parece que Winderbaum está ansioso para integrá-los ao UCM quando a oportunidade surgir.
Você acha que Agents of S.H.I.E.L.D. faz parte do MCU?
Coveiro
 
