A ideia de parar o descontrolado Homem-Coisa parte de um dos seus poucos velhos amigos neste planeta, Howard, o Pato, que inclusive foi trazido até a Terra pelo monstrengo com seus dons de abrir vórtices entre as diversas realidades. Desde então, o vínculo entre ele e a criatura foram grandes, sendo a última vez bem trabalhados na inédita série Dayweavers, ao lado de Franklin Richards e os mutantes Artie e Sanguessuga. Howard sabe exatamente o perigo que o amigão pode causar e tem nas mãos um objeto (que mais lembra um nulificador*). Antes, no entanto, vai tentar impedir o pior de acontecer do seu jeito.
Assim, ele forma seu grupo. Primeiro, pede ajuda a Mulher-Hulk, amigos de longa data, que aceita sem questionar. Depois, juntam-se aos dois o Falcão Noturno, que combatia do seu jeito a loucura que a ilha se tornou. Por fim, pra fechar o grupo, um confuso Monstro de Frankenstein atravessa o caminho deles. No meio do processo, eles ainda tem que lidar com multidões elonquecidas de civis, o vilão Homem-Psíquico e ainda os distúrbios de realidades promovidos pelo monstrengo. Tudo isso com muita porrada e golpes de Quack Fu.
Dado momento da história, os distúrbios de realidade do Homem-Coisa trazem um outro grupo pra confrontar nossos heróis, o “Novo Quarteto Fantástico” formado por Wolverine, Aranha, Motoqueiro Fantasma e o Hulk Cinza de outra realidade. O choque entre os dos grupos não dura muito, serve apenas para atender o velho propósito de arrecandar curiosos leitores que se depararem com a chamativa capa de uma das edições. Pra resolver aquela lambança, Howard resolve usar a arma definitiva em suas mãos, eliminando assim a ameaça do Homem-Psíquico e dos heróis de outra realidade.
Resta agora ao pato usar a mesma geringonça pra dar fim ao amigo antes que mais mal seja causado. Contudo, a arma falha. Alimentado ainda mais pelo medo de Howard e demais, o Homem-Coisa se aproxima em chamas. A realidade de nexos rompida coloca Mulher-Hulk, Falcão Noturno e Frankenstein para confrontar seus maiores medos. E é aí que Howard percebe porque a geringonça para deter o amigo nunca funcionou. Ela precisa de determinação, para ser alimentada, assim como o Homem-Coisa requer o medo. Então, o Pato decide confrontar o amigo, acalmá-lo. E assim o perigo se afasta e as coisas voltam ao normal. Mais ou menos.
O roteiro fraco da história se explica com a equipe criativa. O nome de Brandon Montclare é bem desconhecido no meio, tendo seus trabalhos mais focados na Linha Vertigo, com Madame Xanadu e algumas edições de Hellblazer. Já a arte, foi uma grande mistura de jovens desenhistas que mais pareciam estarem sendo testados ali. Enfim, história fraca, que não atende na verdade nem as fãs de Howard, nem da Mulher-Hulk, muito menos do Falcão Noturno (se existe algum).
Não há muito o que dizer. As duas histórias nesta edição especial foram pra lá de desnecessárias. Resta agora aguarda o terceiro especial, que parece trazer uma trama mais envolvente.
Coveiro
*Nulificador é a esquisita arma capaz de causar tamanha destruição que até mesmo Galactus teme. Foi mostrada a primeira vez no confronto entre o gigante cósmico e o Quarteto Fantástico.
Veja também:
Minissérie principal
Essência do Medo: O Prólogo
A Essência do Medo: Renasce a Serpente
A Essência do Medo: Os Martelos que caíram dos céus...
A Essência do Medo: Heróis também caem...
A Essencia do Medo: Erguendo-se das cinzas!
A Essencia do Medo: Confronto de Titãs
Histórias relacionadas
Vingadores: Impressões antes do BlitzKrieg...
Teia do Homem-Aranha na Essência do Medo
Homem de Ferro: Petrificado
Wolverine: Strike
Vingadores: A queda da Torre
A Essência do Medo: Deadpool também quer brincar...
Os Vingadores Secretos: Os Resignados não vão para Valhalla
Fabulosa X-Force: Ruim com eles... Pior sem eles?
Essência do Medo Especial: Terror das Profundezas
A Essência dos Thunderbolts
A Essência do Medo: Valor de um Vingador
Academia dos Vingadores: Confrontando os seus medos e crescendo...
A Essencia do Medo: Aquele que apavora até mesmo os Vampiros...
A Essencia do Medo: Os quatro caçadores do Monstro Perdido...