sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Wolverine: STRIKE!

Martelos místicos caem ao redor do planeta. Ao serem empunhados pelos considerados dignos, estes se transformam em potentes seres mitológicos com altíssimo potencial de destruição. Quem está acompanhando a saga do ano, A Essência do Medo, sabe que o planeta está uma bagunça. E, como não poderia deixar de ser, isso afetou praticamente todos os heróis da Casa das Ideias. É hora de vermos, nas páginas de Wolverine n° 91 a 93, como o velho carcaju está reagindo a essa bagunça.

Photobucket


Mas a história começa em outro lugar, um pouco longe da histeria de Nova Iorque. Aqui, em uma base secreta do governo, alguns agentes tomam conta de um Aeroporta-aviões criado durante a gestão de Norman Osborn no MARTELO, chamado Prometeu. Tratava-se da mais poderosa arma que o ex-Patriota de Ferro criou. Mas, nunca foi colocada em campo, já que ele acabou pirando com os eventos de O Cerco.

É aquela coisa: Criam uma arma capaz de varrer o mundo umas 200 vezes e deixam ela quietinha para algum grupo terrorista roubar. E não é que aconteceu isso? Mas a arma não foi roubada por qualquer grupo. O aeroporta-aviões foi roubado pela S.T.R.I.K.E.

STRIKE? Sim, o equivalente britânico da SHIELD está de volta. Mas do outro lado da lei. Para quem não conhece, a STRIKE apareceu nas histórias do Capitão Britânia, sendo que Betsy Braddock, a mutante Psylocke, fez parte dos seus quadros.

Voltemos à cidade Nova Iorque. Lá, Logan tenta deter o Espantalho, tradicional inimigo do Motoqueiro Fantasma. Apesar de certos problemas, Logan consegue derrubá-lo com certa facilidade. Ao neutralizar o vilão, Melita aparece, dizendo que está conseguindo algum lucro (jornalístico) com aquela situação. Os dois demonstram uma forte preocupação mútua, até a conversa é interrompida por uma ligação de Steve Rogers. Rogers avisa que a STRIKE roubou um aeroporta-aviões de última geração e pede a Logan cuide do caso.

Photobucket

Depois de mais algum papo, envolvendo a liberdade de imprensa, os dois combinam o seguinte: Melita fica na Torre dos Vingadores, pesquisando sobre a STRIKE, enquanto Wolverine sai em busca do equipamento militar roubado. E para facilitar a coisa, a STRIKE, patrocinada por um benfeitor misterioso, vai até Nova Iorque.

Logan consegue se infiltrar no incrível veículo, quando é atacado e cercado por agentes da STRIKE. Brom, um dos agentes da STRIKE, quase consegue derrubar o velho carcaju. Quase, já que Logan consegue se recuperar do ataque, iniciando uma feroz luta entre os dois.

Enquanto Logan se arrebenta no USS Prometeu, Melita conseguiu mais algumas informações sobre a organização STRIKE diretamente com o ilustre espião Peter Wisdom. Melita descobre o nome do líder, Sutton, e sobre um projeto secreto de aprimoramento de soldados. Wisdom ainda faz alguma piadas sobre o relacionamento de Melita e Logan antes de ser desligado.

Photobucket

De volta ao Prometeu, Logan continua sua batalha com Brom, mas a peleja é interrompida pelo ataque telepático de Croydon. Só que o ataque deixa o baixinho ainda mais nervoso, que dilacera o telepata. E, com essa brecha, Wolverine resolve ir ao encalço do líder da organização, deixando o combate com Brom para outro momento.

Enquanto Sutton tem delírios de grandeza em razão da queda dos martelos ao redor do mundo, Melita sai novamente às ruas, registrando e transmitindo via internet os eventos ali ocorridos. Em um deles,Melita consegue evitar um saque a uma loja. Mas seu real objetivo é levar as informações que ela possui para Logan.

Dentro do aeroporta-aviões, as coisas não estão nada fáceis para Logan, que acaba sucumbindo aos ataques dos agentes da STRIKE. Ao recobrar a consiência, Logan percebe que está amarrado a uma ogiva nuclear.

No entanto, aqui as coisas começam a parecer estranhas. Os antes leais agentes de Sutton começam a questionar aquela missão, principalmente a parte em que eles jogam uma ogiva nuclear no meio de Nova Iorque. Brom e Harrow discutem sobre a sanidade de Sutton, ao passo que esta diz que Bexley está tentando descobrir mais sobre os planos do líder. Mas o problema é que Sutton já percebeu o motim e resolve eliminar Bexley. O próximo a ser eliminado é Craydon, que lê a mente do líder da STRIKE e descobre todos os perversos planos. Sutton está completamente fora de controle.

Photobucket

Do lado de fora, Melita tenta encontrar um jeito de levar as informações ao namorado. E nada melhor do que transmiti-las via internet. Assim, além de ajudar seu namorado, Melita realiza o seu trabalho jornalístico, situação da qual deixa Sutton completamente furioso. O objetivo do psicótico agente é transformar Nova Iorque no templo da Serpente.

Restam apenas dois agentes: Brom e Harrow. Wolverine insiste que eles estão sendo enganados. E para o desespero deles, Sutton confirma que realmente a STRIKE não existe mais e que ele vai jogar uma bomba nuclear em nova Iorque.

Brom liberta Logan, enquanto Harrow é gravemente ferida por Sutton. Wolverine consegue pegar um trecho importante da transmissão da Melita, relatando sobre o projeto secreto britânico que alterou os soldados da STRIKE. Wolvi pede para Brom e Harrow saírem dali. Agora, Sutton terá que lidar o velho carcaju.

Logan tenta apelar para lado emocional, dizendo que sabe como é passar por esse tipo de experiência. Em vão, pois Sutton libera a ogiva. Logan se joga junto com a bomba e, usando seus conhecimentos de espionagens, Logan consegue desarmá-la. Ameaça foi detida. Logan se prepara para se juntar aos Vingadores para deter a ameaça dos martelos místicos. Sutton foi capturado pela agência conhecida como “Ar negro”, famosa nas histórias do Excalibur com Pete Wisdom. E Melita vai ter que esperar para curtir umas férias com Logan.

Photobucket

Realmente, posso ter lido histórias mais chatas, mas esse tie-in é muito sem sal (a saga principal já está longe de ser um primor). Roteiro estranho (os agentes da STRIKE parecem ser uma célula rebelde para depois todos os membros terem sido enganados por Sutton), desenhos que lembram Acuña (o capista) fora de forma. Enfim, o velho carcaju merecia algo melhor.

Rafael Felga

comments powered by Disqus