Estamos a apenas algumas semanas do mais novo blockbuster da Marvel Studios chegar aos cinemas. E como todos devem saber, o novo filme d'O Quarteto Fantástico não se passa no mesmo mundo que os Vingadores que conhecemos desde o início do UCM. A trama se passa na Terra-828, dentro do multiverso da Marvel, e o diretor Matt Shakman tinha um bom motivo para mantê-los separados da "linha sagrada" principal.
Quando a Disney comprou a 20th Century Fox, os fãs ficaram animados para ver seu catálogo de super-heróis (F4, X-Men, Deadpool e outros) entrar no UCM. No entanto, muitas pessoas tinham a mesma pergunta: como a franquia explicará onde eles estiveram todo esse tempo? No caso do Quarteto Fantástico, eles nunca estiveram aqui – eles estiveram em outro lugar.
Como explicado por Matt Shakman, eles são os protetores da Terra-828, um universo alternativo dentro do UCM (ou MCM, como muitos chamam o Multiverso Cinematográfico da Marvel). Embora eles inevitavelmente se cruzem em Vingadores: Doomsday, o diretor queria evitar que os fãs fizessem outra pergunta - Porque é que eles não ajudaram os demais heróis contra Thanos?
Durante uma aparição no BFI IMAX em Londres antes do lançamento do filme, Shakman foi questionado sobre o motivo de ter escolhido um cenário e uma estética dos anos 60 para o Quarteto Fantástico.
“A resposta é bem simples: esses personagens foram criados nos anos 60 por Jack Kirby e Stan Lee”, disse ele. “Eles foram criados nessa época de otimismo e da Corrida Espacial. As pessoas sonhavam com as estrelas, imaginavam conquistar o desconhecido, e é disso que se trata o Quarteto Fantástico.”
Ao situar a equipe nos anos 60, Shakman disse que eles estavam mais próximos de seu “ponto de origem”. No entanto, nunca houve a tentação de explorar seus passados dentro do universo principal do UCM (Terra-616, não Terra-199999).
“Não queríamos que eles estivessem nesta Terra com os outros personagens da Marvel, porque... onde eles estavam quando Thanos chegou, certo?”, continuou Shakman. "Eles teriam ajudado. Teriam resolvido o problema naquela hora. Então, nós os colocamos em uma Terra diferente – Terra-828 – uma parte diferente do universo Marvel."
Curiosidade: Jack Kirby nasceu em 28 de agosto – ou, no formato americano de datas, 28/8, então é uma clara homenagem ao cocriador.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos será lançado nos cinemas em 25 de julho de 2025.
Coveiro