quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Universo Marvel 616

A história do Universo Marvel regular batizado com o número 616 começou nas revistinhas do Capitão Britânia, quando Alan Moore era o roteirista na Marvel Comics UK. Apesar das muitas teorias criadas, a numeração não servia para mais nada além de mostrar que aquela realidade regular certamente não era a única, e muito menos a primeira ou principal. Qualquer idéia de que isso estaria relacionado ao ano de origem do Quarteto Fantástico ou suposto número da Besta bíblica é pura especulação. O próprio Moore já revelou. O número 616 foi um mero acaso.

Marvel 616

A nossa comunidade - que leva o mesmo nome - tem uma história bem diferente. Ela, como os mais velhos já sabem, começou no orkut, quando eu participava como reles membro da X-Men Brasil, juntamente com alguns outros que se mantêm até hoje nos mesmos fóruns.

Por cerca de um ano gastamos algumas de nossas horas discutindo histórias, elaborando teorias e procurando respostas sobre os mais diversos temas "quadrinhescos". O grupo foi se consolidando e, com o tempo, precisávamos de nosso espaço e organização. Duas novas comunidades sobre mutantes foram criadas naquele ano de 2005 e, no seguinte, me empenhei em dar vida a uma nova comunidade que englobasse toda a mitologia criada no Universo Marvel.

Numa data que foi pura coincidência, a Universo Marvel 616 foi criada. Era dia 6 do primeiro mês do ano de 2006, e só fui me dar conta dessa ironia do destino muito tempo depois, quando um dos outros membros veio me chamar atenção. Na verdade, a comunidade se mostrou cheia dessas interessantes obras do acaso com o passar do tempo.

A comunidade, em um ano, crescia a olhos vistos, e o mais importante é que mantinha sua qualidade nas discussões. Esse mérito, no entanto, não se devia a uma única pessoa, mas sim a todos os membros que ajudavam a formar o que ela era. Ficou tão grande que não poderia dar conta sozinho. Então, convidei duas pessoas que certamente saberiam cuidar tão bem dela quanto eu para dividir essa responsabilidade. Eu não tive um, mas sim dois "Joões" ao meu lado.

Ela fez sua história. Mudou, evoluiu a cada passo que dava. Um ano completo se passou e creio que todos os limites que uma comunidade de Orkut poderia almejar em alcançar, foram alcançados. Qualquer caminho a mais que quiséssemos andar teria que ser certamente para bem longe de um fórum. Então, depois de muitas idealizações que ocorreram um, dois anos atrás, estamos criando finalmente este espaço.

Hoje, começa mais uma etapa. Seja bem vindo, esse lugar é seu. Assim como na comunidade, este site é formado pelos seus participantes. Puxe uma cadeira, sente-se e vamos conversar sobre quadrinhos.



Coveiro

comments powered by Disqus