quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: Top 10 Vilões do Pantera Negra



Pantera Negra chega nos cinemas hoje e pra começar nossa maratona, retomando um costume de muito tempo atrás que tínhamos em toda época de lançamento aqui no site, eis que começamos nossas séries de listas TOP TEN com os 10 mais marcantes vilões do Pantera Negra. Muita gente pode se enganar achando que o personagem não tem lá uma galeria muito rica assim, mas a grande verdade é que T'Challa está cheio de grandes inimigos e foi até difícil selecionar somente 10 pra nossa lista:


10 - Os Supremacistas  (Criados por Peter B. Gillis e  Denys Cowan)
Grupo criado pelo General Magnus Moorbeck, formado por superpoderosos racistas, que aplicavam ao extremos a política do apartheid na Azânia e várias outras nações africanas vizinhas. Formado por seis membros, todos com poderes graças a trajes especiais. São eles o Barricada (Barricade/ Alistair Koch) com superforça e capaz de gerar escudos energéticos,  Capitão Flama (Captain Blaze/Konrad Fassbinder) que dispara jatos de plasma, Vortreker (Voortrekker/Rutgner Von Bokhhoven) com superagilidade e rastreamento aguçado, Electrio (Harrier/Johannes Haff) com traje capaz de gerar impulsos elétricos, lançar rajadas e voar, Drenox (Hungyr/Frank Baer) capaz de drenar energia vital e o Víndice (White Avenger/Dieter Stenhauer) com superforça, vôo e supervisão.  Quando partiram contra Wakanda, interromperam um ritual pelo direito do manto do Pantera Negra e foi necessário o Pantera Negra  agir sozinho, pegando separadamente cada um dos membros do grupo e derrotando-os com sua costumeira tática e paciência. Alguns membros desse grupo voltaram a surgir em outras histórias dos Novos Guerreiros tempos depois.
.



9- O Estrangulador de Almas  e o Klu Kux Khan (Criados por Don McGregor e Gil Kane)
Numa das histórias mais antigas do Pantera Negra, T'Challa volta aos EUA para investigar uma ligação entre o culto do círculo do dragão e o Klu Klux Klan e que está colocando a perigo não só sua namorada Monica Lynne como também a família dela. Em um dos momentos mais tensos dessa história que foi um dos momentos finais da Jungle Action, o Pantera é capturado, torturado e quase queimado vivo pelo grupo vilão. Mas isso era só o começo pro herói, já que  o Estrangulador de Almas ( Soul Strangler) surgiria em pessoa para atacá-lo. Mais do que uma pessoa, ele é a encarnação no mundo físico de centenas de anos de ódio em uma pessoa. Veste-se como um membro do Clã, só que com cores vermelhas, empunhando uma tocha e um tridente, sempre montado num cavalo e confundido até mesmo com o Cavaleiro da Morte. É uma das histórias mais controversas da Marvel, tanto que começou em Jungle Action, foi interrompida por um tempo e só voltou a ser concluída nas edições da Marvel Premiere.



8-Malicia/Nakia (Criada por Christopher Priest e Mark Teixeira)
Originalmente uma das Dora Milaje que acompanhou T'Challa durante uma de suas viagens aos EUA para investigar o assassinato de uma criança que estava ligada a um terrível esquema de lavagem de dinheiro de uma das organizações filantrópicas de Wakanda no país. Nakia era da tribo do Vale Q'Noma, foi recrutada muito cedo e nutria secretamente uma paixão pelo seu amado Rei, sempre mantendo vãs esperanças de que um dia seria de fato tomada como sua esposa. Quando o T'Challa manipulado por Mefisto a beijou, os sentimentos da garota ficaram ainda mais confusos e ela passou a ficar ainda mais aficcionada pelo seu Rei. Por ciúmes, atentou pela vida da ex-namorada de T'Challa, a Monica Lynne. Quando descoberta, foi expulsa de seus serviços pelo Rei, considerada uma desonra pra sua tribo e passou a assumir o manto de Malícia, uma alterego usado já por muitos outros personagens da editora. Sob essa alcunha, passou a atacar qualquer um que o Pantera Negra amasse sob qualquer forma, sendo esta sua forma de vingança. Nakia chegou a ser torturada por Achebe quando fugiu de seus serviços como Dora Milaje, foi aprimorada artificialmente se tornando mais fortes que suas outroras colegas e faz uso da erva do Jufeiro, cuja essência faz com que qualquer um em contato se apaixone e obedeça ela sem pestanejar.



7-Tetu e Zenzi (Criados por Ta-Nehisi Coates e Brian Stelfreeze)
Tetu foi criado ouvido as ideias revolucionarias de Changamire, mas optou por seguir o caminho mais brutal da revolução através do uso de armas e assim criou o exército de Ninganda. É uma espécie de Xamã, cujos poderes de manipular em determinado grau as forças da natureza foram adquiridos após um tempo em que se isolou nas terras selvagens de wakanda. Apesar de querer uma wakanda melhor e que considere justa, seus meios para obtê-la são cruéis. Sua principal aliada é Zenzi, cujos poderes psiônicos foi capaz de incitar a revolta e revolução de mineradores e outras classes menos abastadas de Wakanda que se mostraram menos fieis ao Rei. Apesar de ter algum limite, seus poderes foram capazes de tornar alguns rebeldes wakadanos em feras incontroláveis e com força aprimorada. São os principais vilões da nova fase do Pantera Negra que saiu recentemente no Brasil, resumida nos três volumes de "Uma nação sob os nossos pés";




6- Achebe  (Criada por Christopher Priest e Mark Teixeira)
Responsável por uma das maiores tramoias já feitas para tomar o reino de Wakanda (e realizada com sucesso), o insano vilão Achebe tem uma história de origem confusa e não confirmada. Acredita-se que ele o reverendo chamado Michael Ibn Al-Hajj Achebe era antes um simples fazendeiro da Ghudazia que recebeu um refugiado de uma guerrilha vizinha em sua casa, mas que acabou vendo essa hospitalidade sendo paga com traição. Esse refugiado além de dormir com sua mulher, o apunhalou repetidamente pelas costas e incinerou sua fazenda antes de partir com a amante. Só que ao invés de morrer, Achebe fez um pacto com Mefisto e assim não só voltou a vida como adquiriu uma capacidade surpreendente de manipular pessoas. Desde então, vem instigando caos mundo a fora, fazendo ligações com diversas facções quando foi aos EUA se graduar. Reiniciou a guerra etnica de Ghudazia com uma ajuda do governo americano, a máfia russa e outras associações secretas e com isso fugiu junto com refugiados para a fronteira de Wakanda. Uma vez lá, começou a infiltrar o caos pelo Reino e a coisa só pareceu tomar controle quando Achebe tomou o poder ao lado da Madastra de T'Challa, Ramonda (aparentemente controlando-a). Quando perdeu os poderes dados a ele por Mefisto, Achebe viu seu 'domínio' em risco. Quando o Pantera Negra finalmente voltou a Wakanda, em meio ao caos do lugar, Achebe fugiu e passou a agir de uma forma pontual atrapalhando a vida do herói em certas ocasiões. No decorrer das histórias, a loucura de Achebe só parecia aumentar, passou a usar um fantoche nas mãos chamado Daki, a quem atribuía ser executor de boa parte dos planos.




5-Lobo Branco  (Criada por Christopher Priest e Mark Teixeira)
Quando seus pais que sobrevoavam a Africa num monomotor caíram, apenas o bebê sobreviveu. Descoberto no meio dos destroços, foi adotado por T'Chaka e recebeu apenas o nome de Hunter. Era o filho único e querido do Rei até T'Challa nascer e quando sua mãe adotiva faleceu no parto do verdadeiro primogênito da família real, sentiu-se de fato um órfão outra vez. Ciente de que precisaria ser o melhor wakadano para ter seu lugar no reino mesmo sendo um estranho, aceitou a incumbência de liderar os Hatut Zeraze, os Cães de Guerra a pedido do seu "pai". Tempos depois, após a morte de T'Chaka, quando seu irmão T'Challa assumiu o trono, os Hatut Zeraze foram dissolvidos. Hunter, que passou a assumir a alcunha de Lobo Branco, sumiu e seguiu a vida como mercenário. Tempos depois, retornou para mostrar a T'Challa a necessidade dos Cães de Guerra e ajudou em diversos serviços na fase escrita por Christopher Priest. Contudo, muitos dos problemas causados ao redor da vida do Pantera Negra, acabaram sendo revelados como sendo algo criado ou estimulado por Hunter, para forçar T'Challa a requisitar seus serviços e mostrar que ainda ele tem serventia a seu rei. Hunter, apesar de seus jogos e tramoias, é ainda fiel ao trono e ao irmão, mas não deixa de se revelar um perigo ao nunca se saber quem está jogando com quem.



4-M'Baku, o Homem-Gorila (Criado por Roy Thomas e John Buscema)
Trata-se de um dos primeiros vilões da galeria do Pantera Negra a surgir nos quadrinhos. Quando o personagem ingressou entre os vingadores, numa das primeiras histórias focada no herói, os Mais Poderosos Heróis da Terra vão a Wakanda pela primeira vez e se deparam com o o outrora grande amigo de T'Challa. M'Baku, das Tribos Jabari desafiando o Rei em prol do Trono. M'Baku infrigiu a lei que estava proibindo a adoração do Culto dos Gorilas Brancos, matou um dos raros animais das montanhas do lugar para beber seu sangue e através de um ritual conseguiu força incomum. Mesmo com mais poder, foi incapaz de destronar T'Challa no desafio e acabou soterrado e dado como morto. Contudo, como acontece desde sempre nas histórias em quadrinhos, a notícia de sua morte era exagerada e ele se tornou um constante inimigo do Pantera Negra, se juntando depois a equipes como Legião Letal e Mestres do Terror. M'Baku é um tradicionalista nato, irritado com os caminhos mais abertos que o amigo T'Challa tem levado Wakanda. A intriga entre os dois sempre é destacada, mesmo que em dados momentos M'Baku demonstre ter honra e limites na sua vilania e ataques contra o Pantera. Recentemente, em uma de suas supostas mortes, seu irmão Mandla assumiu o manto do Homem-Gorila e chefia dos Jabari, mas logo foi derrotado pelas Dora Milaje rebeldes Ayo e Aneka quando elas invadiram as Terras Jabari.




3-Namor (Criado por Bill Everett)
Uma das primeiras criações da Marvel quando ainda era chamada de Timely Comics, o Namor nunca conseguiu escapar devidamente de sua fama de vilão. Mesmo sendo retrabalhado diversas vezes e ganhando aventuras próprias em revistas solo, vez ou outra o Príncipe/Rei de Atlântida se vê numa posição de antagonista, muitas vezes mal interpretado pelo seu humor e comportamento peculiar. Só que no caso do Pantera Negra, a história dos dois nunca foi das mais camaradas. O primeiro mal estar provavelmente aconteceu numa história dos Defensores com o chamado Incidente na Ilha Kirber, onde uma destruição misteriosa do lugar causou uma indisposição entre Atlantes e Wakadanos, que se acusavam-se mutuamente e pelo resto do mundo pelo ato. Não muito tempo depois, após a minissérie Segurança Máxima, mais uma vez T'Challa se indispôs com Namor ao criar outro incidente, desta vez com os Lemurianos, alienígenas que agora viviam no oceano praticamente vizinho aos atlantes. Já em outro momento, um ataque misterioso que deixou T'Challa em coma por um tempo fez recair suspeitas em cima de Namor (dentre outros), cujas relações já se encontravam tensas o suficiente na época. A gota d'água, no entanto, veio em Vingadores vs X-Men quando o Rei Atlante possuído por parte da Força Fênix atacou e inundou a capital de Wakanda, causando muitas mortes. Isso era algo que T'Challa não iria nunca mais esquecer e gerou outra série de conflitos e problemas entre os dois durante toda a fase dos Novos Vingadores que antecipou as Guerras Secretas de Jonanthan Hickman. Mesmo muitas vezes lutando lado a lado, a confiança entre os dois nunca mais foi a mesma e em mais de uma vez, T'Challa ou Namor trairam um ao outro.



2-Ulysses Klaw, o Garra Sônica (Criado por Stan Lee e Jack Kirby)
O primeiro grande vilão do personagem nos quadrinhos vem desde a primeira aparição do herói nas páginas do Quarteto Fantástico. Filho do nazista Fritz Klaue, Ulysses Klaw se formou em física e desenvolveu pesquisas em aplicações de energia sônica. Criou o primeiro conversor de som, que precisava do Vibranium como matéria-prima para funcionar. Isso logo de cara o fez bater de frente com a nação de Wakanda, traindo e matando o rei T'Chaka durante sua primeira invasão, mas consequentemente perdendo um braço quando atingido pelo próprio raio de uma de suas armas criadas quando esta foi usada pelo jovem T'Challa contra ele. Quando retornou mais uma vez para Wakanda, tinha uma nova tecnologia capaz de criar criaturas de som sólido e só não saiu vitorioso por conta do apoio de Reed Richards e sua família fantástica. Ao ser derrotado desta vez, Klaw perdeu mais que o braço, sua nova engenhoca o atingiu ao ser soterrado no lugar e ele próprio virou uma criatura de luz sólida desde então.



A partir daí, assumindo a alcunha de Garra Sônica (ou simplesmente Klaw, em inglês), Ulysses se tornou uma dor de cabeça não só para o Pantera Negra, como também pro Quarteto Fantástico (participando de diversas formações do Quarteto Terrível) como também dos Vingadores (em formações do Mestre do Terror). O personagem é um dos vilões mais constantes do Universo Marvel, estando em revistas de muitos outros heróis e até mesmo de grandes megassagas da Marvel como foi o caso das Guerras Secretas original.

1-Erik Killmonger (Criado por Don McGregor e Rick Buckler)

Erik Stevens ou Erik Killmonger (ou como traduziram aqui no Brasil, Erik, o Terror Negro) é wakadano de nascença, mas teve sua cidadania roubada a partir do dia em que o Ulysses Klaw traiu o Rei T'Chaka e atacou o Reino e matou o rei. Klaw foi derrotado pelo jovem Rei T'Challa e os Wakadanos que ajudaram o vilão, mesmo que a força, foram exilados do Reino. Com isso, a família do pai do jovem N'Jadaka viveu como exilados e ele passou por vários lugares até se estabelecer no Harlem, onde passaria a usar o nome americano de Erik Stevens, cresceu e foi educado nos EUA, onde paralelamente também foi se especializando em vários tipos de combate. Em determinado momento, deu início ao plano de vingar-se do Pantera Negra pelo exílio a que foi submetido, o que levou a uma das primeiras grandes histórias seriadas com mais de um ano de duração nos quadrinhos  nas páginas de Jungle Action.



Erik Killmonger é de fato o vilão definitivo do Pantera Negra, seu igual em muitos sentidos, ao mesmo tempo que o oposto em ideais, fazendo dele o grande arqui-inimigo. Nunca chegou de fato a ser claramente derrotado pelo herói, seja nas páginas de Jungle Action, seja mais tarde em sua aparição durante toda a fase do Priest. Na verdade, foi o primeiro a derrotar  o herói no desafio da Cachoeira do Guerreiro e, mesmo que por um tempo, tomou o direito de ser o chefe da Tribo dos Panteras Negras durante a fase do Priest. É um tático nato, e quando não fazia uso da força bruta para derrotar seu inimigo, arquitetou um mirabolante plano para enfraquecer a economia de Wakanda e humilhar assim o rei ante seu amado povo. Numa das suas últimas aparições, Erik conquistou a nação de Niganda e novamente desafiou o Pantera Negra, e só não ganhou a luta porque Monica Rambeau se intrometeu e o matou atravessando seu corpo.

Mesmo com a lista chegando ao dez nomes aqui, essa posiçao de Erik Killmonger em primeiro lugar deve ser dividida com uma série de lacaios que ele possuía e lançou contra T'Challa durante a fase de Jungle Action. Só pra listar os principais aqui, temos o  Rei Cadaver (King Cadaver) com poderes psiônicos e capaz de gerar ilusões, Lorde Karnaj (Lord Karnaj), a Malícia original,  Madame Escarlate (Madame Slay) que era amante de Erik e comandava Leopardos, o assustador  Barão Macabro (Baron Macabre),  o exímio lutador Salamander K'ruel cujas armas são lanças explosivas, o albino Veneno (Venomm) que tinha o conhecimento das cobras e seus venenos e o misterioso Sombra (Sombre), um tipo de xamã que detinha poderes de um altar ressuscitador de mortos. Erik Killmonger sempre vivia acompanhado de seu amigo leopardo, Prevy.



A lista pode ter se encerrado, mas obviamente os vilões não acabam aqui. Só para listar mais alguns, temos alguns vilões da fase do Kirby quando ele assumiu o Pantera nos quadrinhos como é o caso de  Kiber, o Cruel, e Abner Little. O vilão Windealgle apareceu tanto em Jungle Action como teve sua versão também na fase do Kirby. Já Reginald Hudlin colocou Morlun, Doutor Destino e até mesmo um primo invejoso chamado T'San no hall de vilões do Pantera. Na fase dos Vingadores, a deusa Sekhmet em pessoa tentou atacar o avatar de Bast, já durante uma história do Excalibur surgiu a ameaça de Icon em Wakanda enquanto que num crossover recente com os X-Men tivemos Ericj Paine. Na lista, ainda devemos juntar o Death Tiger (Avengers: Earth Mightiest Heroes), Elmer Gore (Marvel Comics Presents),  Andreas de Ruyter (Marvel Team Up), American Panther (da fase Man Without Fear) e os Vampirosre Zuvembi e W'Sulli (de Marvel Two in One).

Coveiro

comments powered by Disqus