terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: TOP 10 Tecnologias usadas pelo Pantera Negra



Uma coisa que certamente o filme do Pantera provou é que aquela pergunta debochada da cena pós-credito desacreditando sobre o que Wakanda poderia fornecer ao mundo não poderia ter sido mais errada. O país afro-futurista desde sempre se mostrou um deleite em termos tecnológicos, e boa parte desses benefícios o Pantera Negra já usou vastamente nos quadrinhos para sua missões solo ou com os Vingadores. Seguindo nossos TOP 10 de curiosidades desse rico universo, reunimos aqui uma lista de tecnologias de Wakanda mais usadas pelo herói nos quadrinhos e que em certo grau tem seus equivalentes no filme:


10- Aeronaves de Wakanda e combustível com energia limpa
Wakanda sempre foi uma pontencia militar destacada e com uma força aérea poderosíssima. Mas foi somente na mais recente fase assinada por Ta-Nehisi Coates e do Brian Stelfreeze que vimos com muito mais detalhes as características e as peculiaridades dos veículos de Wakanda. O filme faz questão de trazer esse deslumbre visual dessa nova fase para as telas. Um dos veículos principais com "penas" é um dos mais evidentes. Já a pequena nave pilotada por Okoye no começo do filme e por Ross no final chama-se 'Royal Talon Fighter' parece uma versão mais próxima de um veículo de transporte, como um quinjet dos Vingadores, mas é capaz de disparar raios e tem um pulso de energia como bem vimos no filme. O mais curioso a se notar aqui no entanto é como funciona o sistema de energia dessa nave. No filme parece ser um energia limpa, sem uso de combustível fossil explodindo em turbinas. Já os quadrinhos recentes explicam que "O Vibranium absorve energia cinética a som, masessa energia que fica trancada no vibranium por si, os Cientistas de Wakanda podem se aproveitar dessa energia armazenada e aos poucos liberá-las tendo assim no vivranium uma fonte de energia ilimitada e que pode dar força a toda tecnologia de Wakanda".




9-Tecnologia de Camuflagem
Algo já muito comum nos filmes, a tecnologia de camuflagem basicamente  consiste em criar ao redor da superfície uma cobertura que refrate de tal maneira a luz por ela incidente que dê a impressão que a pessoa está invisível. Nos quadrinhos, é usada vastamente, inclusive e principalmente em vestimentas. Os "Cães de Guerra" de Wakanda usam isso boa parte durante seu trabalho. Nos filmes, a mesma tecnologia é usada para esconder as aeronaves de Wakanda tanto quanto criar uma falsa cobertura vegetal sobre a cidade quando visto de fora.



8-Tecnologia Kimoyo - Cartões e Contas
Criado originalmente na fase de Christopher Priest, os cartões Kimoyo surgiu em 1998 do tamanho que hoje é um pequeno ipad. É um supercomputador portátil que também serve como um comunicador via satélite e tem várias aplicações que hoje podem parecer bobagem, mas na época era um grande avanço realizar videochamadas a tamanha distancia ou recursos tão agilmente como se tivessem a internet de hoje. Atualmente, foi substituído nos quadrinhos pelas Contas Kimoyo, que praticamente são um grande upgrade com tecnologia holográfica, com upgrades medicos, de reconhecimento de usuários e muito mais. É o que você viu basicamente nos cinemas. Como curiosidade, Kimoyo na lingua Bantu significa "espiritual".



7- Escudos de Energia:
É um escudo gerador de força como você já viu basicamente em todos os filmes que citam essa tecnologia.  Vimos o T'Challa usar esse recurso poucas vezes, como foi o caso de Novos Vingadores. Nos cinemas, foram usados pela Tribo da Fronteira no combate final.



6-Botas com solado de Vibranium
Quando acionado, a sola brilhante de vibranium faz o usuário se grudar em qualquer superfície e pode inclusive depois de certa prática caminhar por paredes, por exemplo. Nos quadrinhos, apareceu logo no primeiro 'run' do Pantera Negra escrito por Christopher Priest, sendo usadas exclusivamente por T'Challa. Depois, no entanto, a mais jovem das Dora Milaje na época, Chanté, passou a usar um par também. Nos cinemas, você ve elas sendo usadas pela Okoye no momento em que ela sobe no carro e se gruda nele.




5-Garras e Lâminas de Anti-Metal
Numa das listas anteriores, falamos aqui sobre as propriedades peculiares de um dos dois tipo de vibranium. E uma delas reage peculiarmente a outros metais, sendo completamente reativa e capaz de cortá-los como faca na manteiga. Nos quadrinhos, a todo momento T'Challa explica que pode cortar barras de ferro e paredes de aço facilmente por conta de suas garras "Anti-metal" como as chama. No filme, apesar de nunca chamá-las assim, dá pra perceber que tem algo diferente naquelas lanças e garras capazes de cortar facilmente capos de carro.




4-Adagas/Armas de Energia
Nos quadrinhos passaram a ser vastamente usadas mais recentemente, mas são algo que pela primeira vez se destacaram na animação Avengers: Earth Mightiest Heroes. T'Challa é capaz de criar projeções curtas de energia e lançá-las a curta distância como se realmente fossem facas. Essa tecnologia não se encontra no filme, ou não foi evidenciada até agora, mas ainda assim algo muito próximo disso foi visto nas lanças das Dora Milaje, em que elas eram capazes de soltar projetéis de curto alcance de energia.




3-Vestimentas com micromalha de Vibranium
Devido a natureza completamente inerte das moléculas de Vibranium, roupas de malha contendo fios de vibranium se tornam os melhores coletes a prova de bala que existem, principalmente porque são leves e ao mesmo tempo não ricocheteiam as balas. Uma vez em contato com o vibranium do tecido, as balas perdem completamente sua energia cinética e simplesmente caem no chão. É algo que já vimos nos cinemas inclusive, desde Capitão América: Guerra Civil. O traje também protege contra ataques de facas e outras laminas, mesmo tendo alguns limites, obviamente, é a proteção existente mais perfeita que existe.




2-Traje retrátil a base de Nanita
Uma das características mais comuns dos quadrinhos de antigamente era ver os heróis "magicamente" alterarem das roupas civis para uniformes de heróis num piscar de olhos. O que poderia ser facilmente digerido para roupas comuns, não pegava bem para armaduras e trajes mais pesados. Foi aí que veio a ideia de que trajes feitos por "nanitas" ou microrobôs programados poderiam resolver essa questão. Nos quadrinhos, desde a época do Christopher Priest, o traje de Tchala era moldável. Contudo, foi só agora com Ta-Nehisi Coates que de fato se usou o termo  nanitas e se mostrou como ele funcionava no corpo. No filme, esse é um upgrade que a Shuri faz pro novo uniforme de T'Challa. Todo o traje pode ficar contido apenas no colar de dentes do Rei de Wakanda. Do mesmo modo, se o traje for atingido por um disparo sônico e se esfacelar, ele será reconstruído como antes graças a programação






1- Nanitas acumuladores e redistribuidores de energia cinéticas
Já é bem conhecido as propriedades do Vibranium em absorver bastante energia e assim fazer dele o metal mais resistente do planeta. O metal também é altamente reativo quando precisa liberar de um vez só essa energia acumulada. Nos filmes, todos devem lembrar bem da explosão que foi quando o martelo do Thor atingiu o escudo do Capitão América. Basicamente, essa ideia foi levada pra o novo traje do Pantera Negra dos cinemas com um upgrade da Shuri. Agora os nanitas do traje podem acumular por mais tempo a energia cinética que receberam e soltar tudo de uma vez, de forma controlada e no momento que quiser por T'Chala como um grande pulso vibracional. Nos quadrinhos atuais,  o traje tem essa mesma função de acumular energia, mas tem a vantagem de não só disparar o pulso energético forte de uma só vez, como também de soltar pequenos feixes direcionados contra os inimigos.





O filme ofertou muitas outras coisas que estão fora dessa lista, principalmente porque AINDA não debutaram seu uso nas histórias em quadrinhos. Tivemos um transmissor a distância para controle de veículos, manoplas repulsoras a base de vibrânio, argolas adagas e muito mais. E com o gênio tecnológico que a Shuri virou nos filmes, imagino que num segundo filme do herói vamos precisar fazer um outro TOP 10 aqui só com as novidades.

Coveiro

comments powered by Disqus