segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: TOP 10 Peculiaridades de Wakanda


Se você viu o filme e ficou vislumbrado com o que viu na reconstrução do fictício pais de Wakanda, então precisa saber que nos quadrinhos o lugar é ainda mais ousado e rico em criatividade. Sendo assim, separamos aqui nesse novo capítulo de nossa maratona um TOP 10 com as principais peculiaridades da Terra Natal do Pantera Negra. De locais a grupos organizados, passando pela religião até falar do minério mais almejado do UCM. Confira:

10-A Floresta Tecno-Orgânica
Como local totalmente isolado do mundo, Wakanda certamente tem algumas defesas incomuns para se manter por tanto tempo com sua verdade face desconhecida. Boa parte disso se deve graças ao que é chamado de Floresta Tecno-orgânica, um tipo de proteção nos arredores do país desenvolvida por T'Challa após ele passar um período de estudos nos EUA. Basicamente consiste num tipo de vírus artificial que foi confeccionado para infestar as flora local e permitir que ela se integrasse com a tecnologia sem causar nenhum grande ano a ela. Assim, agora máquina e natureza podem conviver em harmônia sem prejuízo. Mais de uma vez, a floresta tecno-organica foi vistas nos quadrinhos sendo usada a favor do Pantera Negra. Durante a primeira história com o Quarteto Fantástico, ele a usou pra avaliar as capacidades do grupo. Já na minissérie em quatro partes de 1988, T'Challa usou os recursos da floresta a seu favor para deter a personificação da Deusa Bast que a atacou em dado momento da história. Mais adiante, a floresta tecno-orgânica revelou-se sendo parte da grande rede de computadores subterrâneos abaixo de Wakanda pelo qual o personagem Taku centraliza e filtra a vasta quantidade informações que acumula mundo afora.



9- Hatut Zeraze
Literalmente traduzidos como "Os Cães de Guerra", são a polícia secreta Wakadana criada durante o regime do Rei  T'Chaka e liderada pelo filho adotivo deste, Hunter. Foi dissolvida anos depois por T'Challa devido a seus métodos nada convencionais, apelando para tortura e assassinatos. Viraram mercenários desde então, mas sempre leais a Wakanda quando era necessário. Durante a fase em que Shuri se tornou Rainha e a Pantera Negra, foram reintegrados a Wakanda e usados na Guerra contra os Atlantes. Além de Hunter, outros nomes conhecidos do grupo são Akili, que atualmente lidera o grupo e é o representantes dele sno conselho de Wakanda, e Derek Khanata, um ex-membro que saiu do grupo quando tempos atrás e Hoje é um agente do governo que trabalhou com a SHIELD e tem contato particular com Jimmy Woo, do Agentes do Atlas. Uma versão alternativa de um grupo de espionagem de Wakanda foi criado durante a fase do Reginald Hudlin em que os Hatut Zeraze estavam ainda banidos. Eram chamados de P.R.I.D.E. (O.R.G.U.L.H.O.), a sigla pra Princess Regent Inteligent Division Executives, foram criados pela Shuri no tempo em que T'Challa estava em coma e eram formados por N'lix, Flea, M'yra, Zakar.




8-Dora Milaje
A tradução correta para "As Adoradas", considerada as tropas de elite de defesa do Rei de Wakanda. Quando originalmente criadas por Christopher Priest, elas eram referenciadas como "Noivas em Preparação" para o Rei de Wakanda, que poderiam ou não por ventura serem tomadas como rainhas. Cada tribo que compõe Wakanda concendia uma Dora como sua "Adorada" do Rei desde jovem e a partir daí ela era treinada em várias técnicas de combate e de defesa pessoal. O conceito obviamente era algo propositalmente polêmico que o próprio Priest iria colocar em cheque quando Chanté, uma wakadana convocada para ser Dora Milaje e que cresceu em Chicago, nos EUA, começou a questionar alguns comportamentos e tarefas arcaicos que vinham com a função. Com o tempo, essa ideia de "Noivas em Preparação" entrou em desuso e elas são atualmente masi referidas como apenas Guarda-Costas pessoais do Rei. Nos quadrinhos mais recentes, um grupo de Dora Milajes que se rebeleram e eram chamadas de Anjos da Meia-Noite, invadiram as Terras Jabaris e tentaram criar ali um país só de mulheres, onde "nenhum homem mais" iria oprimí-las. Dentre as Dora Milaje mais conhecidas temos Okoye, Nakya, Ayo, Akena.Nareema, Teela, M'yra. O local de treinamento das Dora Milaje é chamado de Upanga.




7-Taifa Ngao
A estrutura governamental de Wakanda é definida como sendo uma sociedade pseudo-tribal, onde o chefe de estado é o Pantera Negra, tem a mesma atribuição ao de um Rei ou Chefe de Tribo. Apesar de por anos o título ser hereditário, é permitido durante certos momentos ou assim que o rei aceitar, disputas de qualquer cidadão de Wakanda que se interessar em sentar no trono. Abaixo do Pantera Negra, está imediatamente o Taifa Ngao, ou Conselho de Anciões das Tribos, que ajudam e aconselham o Rei nas suas atribuições do dia a dia. Nos quadrinhos, são 18 tribos reunidas que formam Wakanda. A capital, Birnin Zana ou Cidade Dourada, na chamada parte Central de Wakanda, e é lá que fica o palácio real. Mais recentemente, durante o tempo em que Wakanda esteve sob ataque de revolucionários, outros conselhos mais extraordinários de guerra passaram a ocorrer no lugar do Taifa Ngao.



6-Vale da Serpente
Um santuário completamente isolado num desfiladeiro que abrigava um pequeno ecossistema com dinossauros ainda vivos, frutos de experimentos muito antigos promovidos pela raça dos deviantes há milhares de anos atrás. É um lugar onde sequer a luz do sol penetrava perfeitamente já que vivia sempre coberta por nuvens. Ainda assim, é um lugar úmido e quente, cuja fonte de calor é desconhecida. Essas condições em particular permitiu que não só dinossauros mas também vários lagartos vivessem intocáveis no lugar por anos. Mas foi através das mãos de Erik Killmonger que esses animais primitivos foram liberados e impulsionados a invadir e pisotear a capital de Wakanda num dos momentos finais de seus planos na revista Jungle Action. O vale foi mais uma vez usado nas histórias da minissérie Panther's Prey, em que os capangas do vilão Solomon Prey usavam dinossauros e pteronodontes como montarias. Vale notar que o único outro lugar na Terra do Universo Marvel em que há santuário de dinossauros é a Terra Selvagem, onde também há uma reserva grande de vibranium escondida como ainda falaremos nesse texto.




5-Necrópole de Wakanda
É a cidade dos Mortos, uma área separada para ser a morada de todos os antepassados de Wakanda, uma verdadeira cidade onde são todos enterrados. É um lugar envolto em misticismo e usado pela Deusa Bast para entrar em contato com o T'Challa anos após ele perder o status de Chefe de Tribo do Pantera Negra, que agora pertencia a Shuri por direito. T'Challa após realizar uma viagens planar com seu amigo Reed Richards naquele lugar, deparou-se com a Deusa e foi interrogado sobre o que ele mais desejava. As palavras dele foram claras e consisas - Ele gostaria de ser de novo o Pantera Negra, mas sem machucar ou interferir na sua posição atual da Shuri. Foi assim que T'Challa ganhou um status diferente, o de Pantera Negra dos Mortos, em que seus poderes e conhecimento viriam da essência dos antigos Panteras. Na parte subterrânea da cidade, há um longo túnel feito de pura pedra chamado Muralha do Conhecimento. Ele liga a Necrópole ao Centro de Wakanda. O lugar é envolvo em misticismo, onde é dito que foi ali que ficava o local do coração do próprio Ammon Ra e onde Bashenga, o Pantera Negra original, foi feito guardião da cultura de Bastet.



4-Djalia
Há um plano transcendental em que todo conhecimento coletivo de Wakanda está reunido, é de fato um tipo de realidade que está a parte do tempo e do espaço, um limbo que acumula história do Reino de Wakanda atráves das almas que lá repousam. O conceito novo desse lugar foi visto no mais recente volume da revista mensal do Pantera Negra, no qual a alma da falecida Shuri apareceu e foi orientada por um espírito guia que personificou sua mãe Ramonda e passou a instruí-la em todo o conhecimento acumulado que se tinha de Wakanda até então. Shuri passou a viver e reviver várias lendas, histórias fantásticas da cultura Wakadana que muitas  sequer era mais lembradas pelo povo; Quando foi resgatada por seu irmão usando tecnologia e os poderes do amigo Dobra, Shuri retornou ao seu corpo não só viva, mas também extremamente sábia e com poderes inusitados capazes de alterar seu corpo das mais diferentes maneiras e possibilidades.




3-O Culto da Pantera e outros Cultos de Wakanda
Bashenga foi o primeiro fiel, um xamã entre os Wakandanos que liderou seu povo contra "demônios" que surgiram a vista de todos depois que o meteoro de vibranium caiu na Terra milênios atrás. Para evitar que mais desses 'males' se espalhasse, Bashenga proibiu que o Vibranium saísse das fronteiras que hoje é reconhecido como Wakanda e passou a proteger o lugar. Bashenga é considerado o primeiro Pantera Negra e aquele que reuniu as diferentes tribos do lugar como uma só, fazendo assim o reino prosperar. Desde então, dentre seus sucessores, um é escolhido para herdar o manto do Pantera Negra, que mais que um título, é considerado uma figura religiosa. O novo escolhido a ser o Pantera Negra passa por uma série de rituais e testes, que vão de combate com outros guerreiros passando por um encontro com a Bast, o Deus Pantera em pessoa, que avaliará se ele é o herdeiro merecedor do título. Outra parte do ritual é beber a erva do coração, que culminará tudo ao dar ao novo Pantera Negra seus dons incomuns.



O segundo culto mais conhecido das histórias de Wakanda é o Culto o Gorila Branco, tido como proibido em Wakanda devido a seus atos destrutivos e ritual assustador de matar e devorar extintos Gorilas brancos na África para serem abençoados por poderes. Eles adoram o deu macaco Ghenkre, seus maiores devotos são os guerreiros da Tribo Jabari e M'Baku e Mandla são dois exemplos de personagens que já usaram o título de Homem-Gorila. O terceiro culto mais conhecido pelos leitores são o Culto do Leão, apresentado quando Sekhmet, ou o Leão Dourado, sentido a perde de muitos dos seus adoradores durante os anos foi tomar satisfação com os adoradores do Culto da Pantera (como relatado na revista dos Vingadores). Também já foram citados em outros momentos das histórias de Wakanda, o culto do Crocodilo, que adora Sobek e quase não tem mais adoradores eo Culto da Hiena, adorado pelo clã de nômades catadores chamados de Hienas.



2-Erva do Coração
Um erva com formato de coração que só cresceu em determinado lugar de Wakanda e que há anos vem sendo usada no ritual do Culto do Pantera Negra como um meio de que o novo Wakadano a ganhar o título de Pantera Negra adquiria força, destreza, regeneração, acuidade e sentidos amplificados. As únicas pessoas autorizadas a tomar o extrato da Erva do Coração no ritual eram aquelas que vinham da família do primeiro Pantera Negra, Bashenga. Mais adiante, descobriu-se que qualquer outro que não tenha o sangue da família real de wakanda corre sério risco de reagir as química da Erva e morrer. Erik Killmonger, nos quadrinhos, foi o primeiro a testar tomar essa essência da erva e ficou em coma por meses. Mais a frente, no entanto, ele descobriu um jeito de diluir os efeitos nocivos dessa erva fazendo um extrato diferente da fórmula original.



1-Vibranium
É um metal de origem extra-terrestes que acredita-se que chegou a Terra por volta de 10.000 anos atrás no Universo Marvel. Não é definido como um elemento, ao menos não da maneira como são os demais átomos da Terra. Diz-se que seus eletróns são fixos, estando eles constantemente a zero graus Kelvin, ou Zero Absoluto. Assim, eles são encarados como fisicamente incapazes de transmitir força e o tornam virtualmente a substância mais duravel do Universo Marvel. Na Terra, existe em duas formas de Vibranium. O Vibranium Wakadano é o mais comum deles, tendo como principal peculiaridade absorver vibrações como sons e energia cinéticas. E quanto mais energia é absorvida, mais durável é o metal, contudo há um ponto de saturação e limite de absorção. Quando esse ponto chega, a energia acumulada pode ser liberada de uma vez só no ambiente externo causando uma explosão concussiva. O Vibranium Wakadano é também considerado o mais fácil de manusear e transformar. O Vibranium também é referido como um metal que interfere em energias místicas e apesar de não ter sido inteiramente explicado, é capaz de criar mutações em pessoas (Como foi o caso do Vibraxas) ou na fauna e flora (como foi na erva do Coração). Já a outra versão do Vibranium é a Antártica, que não absorve energia e nem é tão duradouro, mas tem propriedade de interferir e desestabilizar outros metais (pode ser chamado de 'Anti-Metal'). Devido a suas peculiaridades físicas, o Vibranium é usado das mais diferentes formas em Wakanda, da Medicina a Armamentísta. A maior reserva de Vibranium de Wakanda esta abaixo do monte Mena Ngai.



E não deixe de continuar nos acompanhando em nossa Maratona 616. Tentaremos colocar mais um artigo por dia até o próximo final de semana que é quando sai um podcast sobre o filme. Mas antes dele, seria bom você escutar esse aqui sobre a fase do Christopher Priest com o Pantera Negra.

Coveiro

comments powered by Disqus