sábado, 17 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: Top 10 desenhistas do Pantera Negra


Aproveitando que a estreia de Pantera Negra está logo aí, fizemos artigo especial mostrando uma lista dos 10 artistas mais importantes para os quadrinhos do Pantera Negra.


10. JEFT PALO

Trabalhando em algumas edições do Pantera Negra, ele acabou tendo grande importância para construir uma das melhores situações que o Rei de Wakanda passou, que foi durante a saga Invasão Secreta, quando o Super-Skrull chega com suas tropas nessas terras. O interessante no trabalho do artista é a maneira como ele consegue transitar entre o estilo de Eduardo Risso, que possui sombras fortes, com o terror e força de Mike Mignola, que fortemente você o verá em sua criação Hellboy. Palo ainda faz mais uma brincadeira com o preto, que é representar o sangue com essa cor, que deixa a coisa de certa forma, bem grotesca! A narrativa dele é bem tranquila de acompanhar, já que ele o faz de forma clássica, com enquadramentos bem definidos. E quando o faz sem as devidas marcações de enquadramento, os requadros, ele se faz uso das sombras carregadas!



09. GENE COLAN


Ele foi responsável pelo arco Panther's Quest, onde ele teve que viajar ao sul da África pra resgatar a sua mãe adotiva, Ramonda. Esse arco fez parte do primeiro graphic novel do Pantera Negra e essa honra de ilustrá-lo ficou para Gene Colan, fazendo do artista um dos pontos importantes da história para personagem.

O artista deu uma aula do modelo Marvel de contar suas histórias, com cenas de ação impactantes, layout bem dinâmicos, que lembram muito o estilo usado por Neal Adams. Sobre o estilo gráfico dele, é praticamente da mesma escola do John Buscema, Neal Adams, Alan Davis, com ótimos trabalhos de sombras com hachuras e preto chapados e cenários muito bem detalhados.



08. BRIAN STELFREEZE/ CHRIS SPROUSE

Esses dois artistas participaram da fase atual do Pantera, escrito pelo roteirista Ta-Nehisi Coates, trabalhando mais o lado político e afro-futurismo do universo do personagem. O trabalho de ambos conversam perfeitamente, com ambos tendo o mesmo estilo de sombreamento mais chapado, estilo de traço bem próximos e narrativo equivalente. Os dois tiveram o trabalho de criar uma linguagem própria para a manifestação da tecnologia wakadiana, o que fizeram bem, utilizando formas com linhas e círculos no uniforme do Pantera, dando um ar tipo tecno-orgânico, algo que já vimos um pouco com a aparência de Warlock, o ser Falange e amigo do Sam e Roberto da Costa. Foi na fase deles que o Pantera também desenvolveu novas habilidades.

Com certeza, os dois artistas entraram para o hall de importância do personagem nesse arco com o Coates.


07. JOHN BUSCEMA

Após o Pantera ter sido estreado nas páginas de Quarteto e Tales of Suspense, foi com John Buscema que o personagem foi definitivamente introduzido ao grupo do Vingadores. Nesse período, T'Challa teve uma definição mais firma com relação as suas habilidades, como ser melhor acrobata que o Capitão, a graciosidade felina que se tornou icônico até hoje, sem falar que ele se definiu mais furtivo. Essa fase foi produzida juntamente com o roteirista Roy Thomas e ambos transformaram esse personagem no que ele é hoje.



06. MARK TEIXEIRA

Foi com traço desse artista que o Pantera teve a introdução ao seu universo de Everett Ross e foi apresentado o uniforme do Lobo Branco. Todo o arco do personagem, onde ele aqui tem uma atitude mais de vigilante em Nova York, foi escrito pelo roteirista Christopher Priest e coube ao Teixeira apresenta um novo visual ao personagem! Nessa fase, o Pantera ganhou um visual mais techno-felino, com parte metálicas e detalhes nas botas e mais garras! Aqui também, são apresentadas as Dora Milaje Okoye, Nakia e a personagem Zuri.

Vale destacar aqui o visual do traço do artista, que tem se destacado por ser bem expressivo e com cenas de grande impacto e tensão, lembrando bem tanto ângulo de visão cinematográfico quanto de visão típico de animações orientais. Suas hachuras são únicas e todo o trabalho arte-finalização também ficam por conta do próprio artista. Mas, se perceberem bem, pela técnica que ele usa, nem parece que ele faz arte final, pois o método dele espalhar a tinta cria nuances que lembram grafite, o que ajuda muito para o colorista entender de onde os focos de iluminação.



05. KEN LASHLEY

Foi com o traço desse cara, que surgiu a nova Pantera Negra, Shuri, em meados de 2009. O artista, nesse período, tinha um traço no estilo Alan Davis, com pretos chapados com hachuramento, pra criar uma suavização e dar uma volumetria diferenciada! O método de enquadramentos e requadros são bem Alan Davis, imagens se sobrepondo a outro requadro, criando uma harmonia em meio a aos enquadramentos tão cheios de detalhes e fazendo parte da interação entre personagem e cenário. Ele também trabalhou com um ótimo arte-finalista, o Paul Neary, que contribuiu muito para reforçar esse peso de traço no trabalho do Lashley. E as cores de Paul Mounts deu ritmo necessário. Essa fase é uma das mais bem desenhadas e bonitas do personagem!



04. DENYS COWAN


Na minissérie escrita por Peter B. Gillis em 1988, que você pode ler nesse Top 10 Roteiristas, foi produzida pelo traço do famoso Denys Cowan. O estilo dele traz muito peso no hachuras, que mesclam com as massa pretas, criando uma força e ruídos fora do comum, lembrando um estilo usado por Neal Adams e Larry Stroman. Seu traço é forte e imponente, características de um certo Rei de Wakanda.



03. JACK KIRBY


Não poderíamos deixar de destacar o cara que começou toda a estrutura básica do grande Rei de Wakanda, além de background e cenário da própria Wakanda. Kirby concebeu as formas do Pantera como um personagem com a graciosidade felina, vestido em uma roupa preta inteiriça, com pouquíssimos pontos de definição, dando contraste ao seu estilo que o caracterizou. Mesmo seus trabalhos não sejam tão importantes, mas ele se destaca só por ter iniciado a vida do personagem!



02. BILLY GRAHAM


Foi o primeiro artista negro que contribuiu com a revista do Pantera Negra, a partir do arco "Panther's Rage" e "Black Panther vs The Klan" e trouxe um pouco de graça, força e fúria para o personagem. 

Ele é um dos artista que trabalhou bastante as páginas duplas, dando ótima dinâmica narrativa. A primeira vista, dá uma impressão de estar lendo um quadrinho europeu, por ter muitos detalhamentos de cenários. Quando há uma vegetação, o destaca muito bem. O mesmo vale para rochedos e a ação dos personagens e as linhas de ação que cria, possuem uma grande energia, bem no estilo Marvel.

O seu layout transita entre o estilo clássico, com requadros definido, com um estilo mais moderno, usando formas orgânicas, que lembram formas usadas por Alphonse Mucha, páginas sangradas (splash pages) e páginas duplas sangradas, algumas vezes com requadros passeando pela imagem sangrada.

Realmente, Billy Graham além de ter sido o primeiro negro a trabalhar nas histórias do Pantera, a contribuição artística dele não era algo de se deixar notável.



01. SAL VELLUTO


Quase metade do run escrito pelo roteirista Christopher Priest foi desenhado por Sal Velluto. Então, pode se dizer que foi com esse artista que se definiu como seria a performance do personagem nas suas páginas. O destaque do artista é na sua versatilidade em produzir os quadrinhos. Ele conseguia passar bem a ambientação, sem deixar de lado o poder narrativo e a dinâmica dos quadros. Suas páginas são muito poderosas e mostram bem o poder do trabalho do artista, que era sempre bem acompanhado de ótimos arte-finalistas. 



Claro que existem muitos outros artistas que deram sua perspectiva visual sobre o mundo desse rei wakadiano, como é o caso de Joe Jusko, Steve Epting, John Romita Jr., Kenneth Rocafort, Gil Kane, Rich Buckler, Jim Calafiore, Carlos Pacheco, Stuart Immonen, enfim, são muitos artistas que deram sua contribuição e cada um sentirá honrado de saber que o personagem que tanto contribuíram, será representado nos cinemas logo em breve!

Deixe seus comentários abaixo dizendo o que acharam dessa curiosidade e se gostariam de mais artigos assim, não só com artistas, mas roteiristas também que contribuíram para dar vida as histórias dos nossos personagens Marvel.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus