quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Gavião Arqueiro: Quem é Laura Barton afinal?

O episódio final de Gavião Arqueiro chegou e levou a algumas respostas intrigantes sobre acontecimentos ocorridos na própria série e resolveu algumas pendências até de outros filmes que acabaram interligados. Uma das questões colocadas desde o começo é sobre o misterioso relógio rolex que estava sendo vendido num leilão secreto e que continha várias coisas desenterradas dos escombros do antigo quartel general dos Vingadores. Junto com a roupa e a espada do Ronin, esse era um dos itens que Clint Barton precisava recuperar antes de poder voltar ao natal e passar as festas de fim de ano com sua esposa e filhos. Sim, a esposa Laura Barton que surpreendentemente ganha aqui mais camadas do que pensávamos antes.

Em dado momento do episódio 4, Clint Barton refere-se ao rolex como um objeto pessoal de uma pessoa que ele conhece que há muito tempo havia deixado sua velha vida, mas que se esse relógio viesse a tona poderiam conectar tudo de volta a ela e estragar esse disfarce. Não é preciso ter visto o final para sacar o óbvio. Aquele relógio se refere a Laura. Numa ligação, Laura é a primeira a levantar a questão sobre se o relógio foi mesmo destruído e questiona-se se estava mesmo segura com os meninos mesmo vivendo todos tão isolados no campo. Laura também demonstra ter contatos próprios que ajudam Clint a sacar quem estava por trás da empresa de fachada que lavava dinheiro pra Gangue do Agasalho (que acabou injustamente incriminando Jacques Dusquene). Laura também em dado momento fala em alemão com Clint para evitar possíveis vazamentos da conversa, mostrando que ela não é uma dona de casa comum dos EUA. E, por fim, lá no episódio final, temos Clint devolvendo o relógio a ela que tem atrás um símbolo da S.H.I.E.L.D.

Fica bem óbvio que no passado Laura era também um agente de campo da SHIELD e aquele relógio pode ter alguns recursos bem especiais que por enquanto não saberemos e ficarão apenas nas nossas imaginações. Clint Barton deve ter conhecido Laura enquanto os dois trabalhavam como Agentes da SHIELD. Laura também parecia muito amiga de Natasha, provavelmente ainda trabalhava na organização quando Natasha foi admitida. Até os filhos tinham apego pela Viúva Negra, chamando-a de Tia. É de supor que Laura tenha sido uma agente até finalmente engravidar e decidir abandonar a vida cheia de perigos para cuidar da família. Faz sentido pensar nisso uma vez que Nick Fury deu toda uma fazenda para eles poderem se esconder e viver felizes.



A Agente 19

A primeira pista de quem ela é talvez seja o número atrás do relógio. Lá além do símbolo temos o número 19, seria ela portanto a Agente 19? Se seguir como nos quadrinhos, então a Agente 19 é na verdade a Bobbie Morse, a Harpia. Se esse for o real nome da personagem, é de presumir que então a Agente 19 foi alguém que era tão visada que precisou até mudar o primeiro nome para não ser reconhecida por ninguém. Contudo, apesar das evidências, pode ser possível que ela não seja a versão da Harpia do UCM. Afinal,  a personagem está desvinculada do Clint Barton faz um tempo e seria um desperdício de mais uma heróina interessante para se colocar na ativa ao invés de "aposentá-la" tão de pronto. Fora que isso seria um último grande prego no caixão dos fãs da série Agentes da S.H.I.E.L.D. da ABC que gostariam de ver um revival em algum momento dentro do UCM com  Adrianne Palicki. Mas considere que antes de tudo Laura é uma personagem mais baseada nos quadrinhos na versão ultimate do que no 616, assim como o Clint Barton do UCM. A adaptação mais próxima de um arco do personagem ligado ao 616 foi agora com a série. É mais viável por enquanto acreditar que Laura seja apenas Laura, ex-agente 19 da S.H.I.E.L.D, correto?


Agente da SHIELD Laura 

Ainda assim, aqueles que queiram ir mais longe e buscar uma agente "Laura" que sirva de referências aos quadrinhos, acho que podemos ir até as edições mais obscuras do 616 e encontrar alguém com íntima ligação com a S.H.I.E.L.D.  e que bata mais com o perfil dela. E com isso chegamos até o nome de Laura Brown. Quem for atrás das antigas histórias do Nick Fury em Strange Tales encontrará essa personagem filha de um membro da HIDRA, cabeça de uma empresa de fachada da organização chamada Imperial Industries International. Brown respondia diretamente ao Barão Von Strucker e a coisa que ele mais amava além da organização era sua filha. Laura já não tinha essa obsessão pela organização, e por isso que acabou ajudando Nick Fury a desmantelar os planos de seu pai. A operação culminou na morte de Arnold pelas mãos dos próprios companheiros da H.I.D.R.A., mas Fury salvou a filha e lhe conseguiu uma anistia pelo governo dos EUA. Mesmo assim ela foi alvo ainda da H.I.D.R.A. que tentou incriminá-la por um tempo. Mais tarde, na revista Nick Fury: Agente da SHIELD, Laura voltou a se aproximar de Nick Fury, virou uma agente e chegaram até a ter um relacionamento. A personagem depois de seu arco passou a ficar aparecendo de forma mais e mais escassa nas páginas, tendo aparições nos anos 70, 80 e 90 nos diferentes revivals das revistas do Fury e Nick Fury e os Agentes da SHIELD.



Afinal? Essa agente 19 é mesmo a Bobbi? É uma Laura Brown? É uma Laura diferente? Díficil saber até aqui. O jeito é esperar agora algum pronunciamento mais concreto dos roteiristas e diretores da minissérie sobre isso. Talvez eles deem respostas definitivas, ou talvez prefiram deixar tudo ainda mais nebuloso pra decidirmos apenas em nossas imaginações. E por fim, talvez a certeza só venha mais pra frente numa possível e esperada segunda temporada. Será?

Coveiro


comments powered by Disqus