Quando algumas "falhas" nas frequências de postagens do 616 aconteceram nos últimos dias, aqueles que nos acompanham mais frequentemente e são mais próximos já vieram até mim com aquela suspeita de que algo poderia não estar bem. E sim, não estava. Na verdade, já faz um bom tempo que o sinal vermelho deste site já estava ligado. No começo do ano, havia sinalizado planos para parar o 616 num texto de "aniversário" em 6 de Janeiro. Seria algo que eu anunciaria para todos no começo do próximo ano, quando faríamos 20 anos como comunidade e 19 de site. O plano original era que 2026 fosse nosso último ano de atualizações do 616 como todos conhecem. E o que viria depois era algo que eu ainda estava formulando na minha cabeça.
A motivação para essa interrupção do site era principalmente por um motivo particular de saúde que me obrigou já a diminuir a quantidade de atualizações por dia. E, recentemente, me fez interromper o podcast abruptamente em agosto sem qualquer aviso. Obviamente, esse fator pessoal se juntava ao fato de que a natureza da fórmula do nosso site, como um blog em formato de texto, é cada vez menos usada pelos fãs da Marvel como era em seu começo. Então, ao completar 20 anos e postando assim ao longo de 2026 como um encerramento, me parecia um bom final para essa trajetória.
Contudo, mais uma situação particular e familiar se sucedeu nas últimas semanas e me atingiu em cheio profundamente. Consequentemente, muito do que vocês viram mais recentemente aqui era material pré-programado ou o que eu basicamente fiz em piloto automático para me distrair em alguns intervalos. Os dois últimos dias foram as últimas gotas do que tinha pra entregar e agora - acabando de chegar de uma viagem com horas de sono acumuladas - estou aqui escrevendo um texto de aviso sobre a necessidade pessoal de precisar interromper o site por um tempo. Ao menos até o fim deste ano. A ideia sobre voltar e continuar para que 2026 seja de fato o último ano de atualizações ainda não foi descartada, mas é algo com que não posso me comprometer agora. Por enquanto, o que temos é um fechar de portas não planejado, mas necessário.
Como sempre eu, o Coveiro, e todos os que me acompanharam aqui nessa jornada fomos francos com quem nos acompanhava e, por isso, achava que uma mensagem com alguma explicação era necessária. Obrigado a todos pelo carinho desde sempre e espero com muita sinceridade ainda poder voltar mais uma última vez.
Att
Coveiro

