domingo, 9 de novembro de 2025

Sony tenta entender o fracasso nos cinemas e sucesso no streaming do filme Madame Teia

 A Sony Pictures nunca teve um histórico bom com adaptações de quadrinhos da Marvel, então os fãs não tinham grandes expectativas para Madame Teia quando o filme saiu anos atrás. A adaptação estreou com apenas 12% de aprovação no Rotten Tomatoes e arrecadou apenas US$ 100,3 milhões nas bilheterias mundiais, não foi uma grande surpresa pros fãs, mas foi um baque pros produtores da Sony. No entanto, embora Madame Teia tenha sido um fracasso colossal de bilheteria, também foi um dos maiores sucessos da Netflix em 2024 e o maior título da Sony na plataforma de streaming em geral. 

De acordo com a Bloomberg, "Isso levou a Sony a estudar se suas taxas deveriam ser baseadas, pelo menos em parte, no desempenho online de um filme. Atualmente, a Netflix paga uma taxa por filme com base no desempenho de bilheteria nos Estados Unidos. Mas, como a venda de ingressos nem sempre é o melhor indicador, o estúdio discutiu a possibilidade de pedir ao seu próximo parceiro que compartilhe quantos usuários começam ou terminam de assistir a um filme. A empresa também busca alguma proteção caso a venda de ingressos de cinema diminua ainda mais no futuro".

A constatação de que até mesmo fracassos de bilheteria podem encontrar grande sucesso no streaming levou estúdios como Sony e Paramount a buscarem acordos muito mais lucrativos, com Netflix, Amazon, Hulu e HBO Max disputando seus filmes e dispostos a pagar centenas de milhões de dólares por ano.

Enquanto a maioria dos estúdios lança os filmes que produz em suas próprias plataformas de streaming antes de vendê-los para plataformas concorrentes, a Sony não possui seu próprio serviço sob demanda. Isso levou a um acordo com a Netflix que significa que a Sony está faturando centenas de milhões de dólares adicionais por ano com filmes após sua exibição nos cinemas. Ainda assim, a constatação da Sony de que seus filmes estão tendo um desempenho melhor do que o esperado no streaming pode mudar as coisas daqui para frente.

Quanto ao motivo pelo qual Madame Teia se provou um sucesso tão grande, certamente podemos atribuir isso a uma combinação de pessoas que não estão dispostas a comprar ingressos e à curiosidade mórbida de conferir um filme que muitos consideram uma das piores adaptações da Marvel de todos os tempos. Aqui está uma comparação interessante mostrando os maiores sucessos de bilheteria da Sony nos EUA versus seus cinco títulos mais assistidos em streaming...


Vencedores de Bilheteria da Sony

1. Bad Boys: A Vida é uma Jornada

2. É Assim Que Acaba

3. Venom: A Última Rodada

4. Caça-Fantasmas: Império Congelante

5. Garfield: O Filme


Filmes da Sony Mais Assistidos em Streaming


1. Madame Teia

2. Caça-Fantasmas: Império Congelante

3. Garfield: O Filme

4. É Assim Que Acaba

5. Kraven, o Caçador


O elenco de Madame Teia conta com Dakota Johnson (Cassandra Webb), Sydney Sweeny (Julia Carpenter), Celeste O'Connor, Isabela Merced, Adam Scott, Emma Roberts, Tahar Rahim, dentre outros. O filme será dirigido por S.J. Clarkson e conta com os escritores Burk Sharpless e Matt Sazama 

Coveiro

comments powered by Disqus