A Marvel Studios entregou uma obra-prima com Vingadores: Ultimato em 2019, mas recapturar essa mesma magia não tem sido tarefa fácil desde o fim da Saga do Infinito. Houve muitos filmes e séries de TV excelentes, mas até mesmo Kevin Feige admitiu que a quantidade prevaleceu sobre a qualidade. Com Bob Chapek fora do comando da Disney, a Marvel Studios busca retornar à sua antiga glória. Isso significa menos conteúdo para os fãs, já que apenas três filmes serão lançados no restante da Saga do Multiverso: Homem-Aranha: Um Novo Dia, Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas.
Os irmãos Russo, Joe e Anthony, estão dirigindo os dois últimos filmes e, segundo informações, permanecerão na Marvel após Guerras Secretas para ajudar a estabelecer as bases para o que esperamos ser chamado de "Saga Mutante". O Cosmic Circus compartilhou algumas informações sobre o que vem por aí para a dupla, além de detalhes sobre como a Saga do Multiverso não se desenrolou exatamente da maneira que a Marvel Studios esperava quando Homem-Aranha: Longe de Casa encerrou a era anterior de narrativa, seis anos atrás.
"Pelo que entendi, a Marvel está trazendo os irmãos Russo para participar do projeto pós-Guerras Secretas como parte do famoso 'Parlamento Marvel', basicamente supervisionando a história geral da próxima saga. Isso porque eles querem evitar os erros cometidos com a Saga do Multiverso, ao tentar ramificar a história para muitos pontos diferentes e ter vários finais em aberto sem uma direção clara."
" "Tipo, a ideia principal da saga era basicamente introduzir o conceito de multiverso para que a Marvel pudesse experimentar e fazer coisas que nunca teria a chance de fazer se fosse apenas o seu universo principal já estabelecido. Eles queriam testar novos elementos e explorar novos cantos do UCM, enquanto ainda buscavam maneiras de relacioná-los ao multiverso, para finalmente chegar a este ponto em que incursões estão acontecendo no universo principal e o multiverso está prestes a acabar. E, claro, introduzir participações especiais de heróis antigos aqui e ali."
"Mas a COVID-19 afetou os planos deles; muitas discussões internas pressionaram a Marvel a lançar seu conteúdo meses e até anos antes de estarem prontos, e isso teve um efeito dominó que resultou em uma trama catastrófica, onde praticamente menos da metade dos projetos lançados nos últimos 5 anos realmente importam para o enredo geral da Saga do Multiverso."
"E, na visão deles, os irmãos Russo, que têm experiência em lidar com múltiplos personagens em seus filmes e em conectar as histórias, seriam uma ótima adição à equipe. Eles podem contribuir com ideias sobre o que funciona em cada situação, o que pode ser introduzido agora e o que pode ser introduzido em outro momento, e assim por diante."
Há muito o que analisar aqui, mas parece que podemos esperar que os irmãos Russo mantenham o foco em uma Saga muito mais concentrada (provavelmente centrada nos X-Men). Quanto à Saga do Multiverso, a pandemia definitivamente não ajudou, assim como a tentativa de contar histórias simultaneamente nos cinemas e no streaming.
As greves de 2023 foram igualmente problemáticas, enquanto uma mudança na forma como os espectadores consomem conteúdo — em casa e no streaming — garantiu que US$ 1 bilhão em bilheteria mundial não seja mais a norma para nenhum filme de super-herói. Ou mesmo seja algo raro de acontecer em qualquer outro blockbuster.
Coveiro

