quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Compositor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos conta que teve que refazer parte da trilha sonora após assistir o filme

 Com menos de duas horas de duração, é óbvio que muita coisa de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos acabou ficando de fora. O filme funcionou bem em sua forma atual, mas sabemos que uma batalha inicial com o Fantasma Vermelho foi descartada, assim como a maior parte do romance entre o Coisa e Rachel Rozman. No fim das contas, a Marvel Studios queria uma reintrodução acessível para a equipe, que preparasse o terreno para que eles se tornassem personagens importantes em Vingadores: Doomsday. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos foi um sucesso de crítica e teve um bom desempenho nas bilheterias, então é difícil criticar a estratégia de Kevin Feige.

O compositor Michael Giacchino entregou uma de suas melhores trilhas sonoras para o reboot dirigido por Matt Shakman, o que não é nenhuma surpresa, considerando que ele tem em seu currículo três filmes do Homem-Aranha, Doutor Estranho, Thor: Amor e Trovão e Lobisomem à Noite, que ele também dirigiu. Em entrevista ao Deadline durante o evento Sound & Screen: Film, o compositor revelou que escreveu uma trilha sonora completa para o filme antes do início das filmagens principais, e que a jogou fora ao assisti-lo pela primeira vez.

"Na verdade, escrevi uma trilha sonora completamente diferente para este filme, que vocês provavelmente nunca ouvirão", revelou Giacchino. "Lembro-me de vê-lo pela primeira vez com a música e sentir que algo não estava certo."

Giacchino entrou para o projeto quando Feige o convidou para compor uma música para a San Diego Comic-Con de "Quarteto Fantástico: Primeiros Passos". Os temas que ele havia composto antecipadamente para Galactus e Surfista Prateado acabaram sendo usados ​​no set durante as filmagens de Shakman.

"O mais legal foi que o [diretor] Matt [Shakman] levou essa música para o set", relembrou o compositor. "Foi útil para eles entenderem: 'Ah, esse é o filme que estamos fazendo. Esse é o tom.' É tão raro fazer isso. Acho que qualquer pessoa que esteja fazendo filmes deveria contratar o compositor primeiro e depois pedir que ele escreva a trilha sonora, porque assim todos podem estar na mesma página desde o primeiro dia."

Apesar disso, Giacchino sentiu que algo não estava certo quando viu seu trabalho inicial combinado com o que estava na tela. "Musicalmente, quando estou compondo, gosto de começar do início e ir até o fim", explicou. "Eu havia construído isso com base em uma versão do filme. Quando assisti àquela música junto com a nova versão do filme, pensei: 'Meu Deus, isso não está funcionando para mim.'"

"A gente nunca sabe", disse ele, confirmando que já fez mudanças significativas semelhantes em projetos anteriores do UCM por sua própria iniciativa. "O que fazemos é dar o nosso melhor palpite. Todo mundo está dando o seu melhor palpite sobre algo e nem sempre acertamos."

Como já foi mencionado, Giacchino assumiu a direção de "Lobisomem à Noite" para a Marvel Studios, e o que se fala é que uma sequênia está a caminho. Muitos fãs estão ansiosos para vê-lo dirigir o filme "Midnight Sons", que está sendo especulado.

O que você achou da trilha sonora de Giacchino para "Quarteto Fantástico: Primeiros Passos"?

Coveiro

comments powered by Disqus