quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Os 5 vilões dos quadrinhos presentes no filme do Kraven, o Caçador

 No filme do Kraven, o Caçador, Sergei Kravinoff (Aaron Taylor-Johnson) é o maior e mais temido caçador do mundo. Mas ao contrário de sua contraparte nos quadrinhos da Marvel — um caçador russo de animais selvagens que caçava feras da selva antes de caçar o Homem-Aranha e outros super-heróis na selva de concreto que é Nova York — o Kraven do Universo de filmes spin-offs do Homem-Aranha da Sony é um caçador de homens. As lendas sobre ele dizem que "Uma vez que você está na lista dele, só há uma saída". Também diferente dos quadrinhos, suas habilidades envolvem além de sua tradicional super-força e super-agilidade, uma capacidade sem igual de se comunicar com a vida selvagem. E ele usa isso caçar caçadores furtivos, traficantes, gangsters e chefes do crime como seu pai, Nikolai Kravinoff (Russell Crowe).

A lista de Kraven inclui outros personagens marcantes, que inclui outro vilão tradicional do Homem-Arnha, o Aleksei Sytsevich (Alessandro Nivola), um mercenário russo conhecido como "Rhino" por causa de uma condição que endureceu sua pele e fez com que ele fosse capaz de se transformar em um híbrido de humano/rinoceronte com chifres depois de ser manipulado por um cientista que conheceu; Também no filme temos o Estrangeiro (Christopher Abbott), um assassino com habilidades hipnóticas, que usa para caçar Kraven por vingança; e, no final do filme, Dmitri Kravinoff (Fred Hechinger), meio-irmão de Kraven que tem a incrível habilidade de imitar a voz de qualquer um, ganhou um upgrade para personificar qualquer um como um mestre do disfarce conhecido como o Camaleão.

Por fim, outra vilã do Homem-Aranha nos quadrinhos, mas que acaba bem diferente na página, Calypso (Ariana DeBose), aparece como uma advogada de Londres que auxilia o vigilante Kraven fornecendo a ele informações sobre seus alvos do submundo — sua maneira de obter justiça para as vítimas, como um amigo assassinado pelo senhor do crime russo Seymon Chorney (Yuri Kolokolnikov).

Mas quem são eles de fato nos quadrinhos?


Sergei Kravinoff: Kraven , o Caçador.

Filho do dvoryanin Nikolai Kravinoff, um nobre russo, Sergei Kravinoff viveu uma vida de riqueza e privilégios em Volgogrado e São Petersburgo, Rússia. Arrogante e petulante, o jovem Sergei abusou de seu meio-irmão, Dmitri Smerdyakov, fruto do caso de Nikolai com uma criada. Os Kravinoffs escaparam da Rússia durante a Revolução Bolchevique e mais tarde imigraram para os Estados Unidos, onde um Nikolai alcoólatra sucumbiu à bebida e morreu na pobreza. A mãe de Sergei foi declarada louca e internada em um asilo infestado de aranhas, onde morreu por suicídio.

Enquanto viajava pelo mundo com seu nome anglicizado "Kraven", ele conheceu uma mística wakandense exilada: Aja Orisha, a Caçadora. Uma curandeira que era espiritualmente conectada aos animais de sua terra natal, Aja ensinou Kraven a caçar feras como símbolos de seu tormento interior. Enquanto vivia no mundo selvagem africano, Kraven ingeriu ervas e poções sagradas que o deixaram louco durante o Ritual Yānsān-Ān que supostamente curaria sua alma torturada.

Ele usou suas habilidades elevadas — força, velocidade e agilidade — para caçar animais como o selvagem Kraven, o Caçador. Mas Kraven não conseguiu encontrar paz em matar feras, e quando Dmitri se tornou o Camaleão fantasiado (em Amazing Spider-Man #1), Kraven ficou obcecado em caçar a presa final: o Homem-Aranha. A loucura induzida por poções de Kraven se manifestou como "a Aranha", a personificação sobrenatural de tudo o que estava errado em sua vida.

Kraven projetou isso em seu arqui-inimigo Homem-Aranha, e uniu forças com o Sexteto Sinistro original em suas tentativas de matar o Homem-Aranha — e assim dar fim aos seus demônios. Anos de derrotas nas mãos do Homem-Aranha se seguiram, e Kraven finalmente derrotou seu maior inimigo durante a Última Caçada de Kraven, em uma história em seis partes. Um Kraven insano tranquilizou e enterrou vivo o Homem-Aranha em seu traje preto, tomou seu lugar e, considerando sua honra restaurada, tirou a própria vida com um rifle. 

Embora ele tenha sido eventualmente ressuscitado pelos Kravinoffs — sua esposa Sasha, sua filha Ana e o filho de Kraven, Alyosha — Kraven foi amaldiçoado e incapaz de morrer a menos que fosse morto pelo Homem-Aranha. Depois que a maldição foi quebrada e Sergei morreu em paz mais uma vez, um de seus muitos clones — o último filho de Kraven — substituiu seu pai como o novo Kraven, o Caçador. E tem sido assim desde então.


Dmitri Smerdyakov: O Camaleão

Um espião soviético, que faz uso de fantasias e maquiagem de efeitos especiais, Dmitri se tornou um mestre do disfarce. O Camaleão personificou o Homem-Aranha após se disfarçar de cientista para roubar planos de defesa de mísseis, mas quando essa trama foi frustrada, Dmitri foi deportado de volta para a Rússia. Como o Homem-Aranha era muito perigoso, o vingativo Camaleão contratou seu meio-irmão — Kraven, o Caçador — para eliminar o Homem-Aranha em seu nome (em Amazing Spider-Man #15, a primeira aparição de Kraven).



Como o Camaleão, Dmitri lutaria contra pessoas como o Homem de Ferro, Capitão América, Gigante e Hulk, enquanto trabalhava com pessoas como o Líder e os terroristas HIDRA. Embora ele tenha usado inicialmente a tecnologia para alterar sua aparência, o Camaleão revelou em The Amazing Spider-Man #307 de 1988 que ele financiou o desenvolvimento de um soro de mudança de rosto que tornava sua carne inexpressiva e maleável como argila, permitindo que ele a moldasse à semelhança de suas vítimas — e instantaneamente "mudasse de forma".


Calypso Ezili: A Bruxa

Amazing Spider-Man #209 de 1980 apresentou Calypso, que buscava restaurar a honra de um Kraven derrotado ao fazê-lo finalmente triunfar sobre o Homem-Aranha. Calypso libertou animais de zoológico enjaulados e culpou o Homem-Aranha por manipular uma luta que terminou com Kraven mais uma vez sendo derrotado por seu pior inimigo. Uma sacerdotisa vodu conhecida como a Caçadora de Almas, a haitiana Calypso estudou as artes arcanas no Caribe antes de se tornar amante de Kraven e reacender sua obsessão em caçar o Homem-Aranha.

Quando a dupla retornou em Peter Parker, the Spectacular Spider-Man #65, de 1982, Calypso se juntou a Kraven na caça ao Homem-Aranha, usando as batidas hipnóticas de seus sinos Bira e tambores espirutuais de Yoruba  para obscurecer o sentido de aranha do Homem-Aranha enquanto Kraven atacava. Quando ela pressionou Kraven para ir para a matança, ele cancelou a caça desonrosa após saber que Calypso atingiu o Homem-Aranha com uma besta Kwele misturada com drogas — tornando a luta injusta e indigna de Kraven, o Caçador.

O enredo mais famoso com Calipso é "Tormento", abrangendo as cinco primeiras edições da revista do Homem-Aranha (sem adjetivos) de Todd McFarlane em 1990. Depois de incitar o Lagarto sedento de sangue no Homem-Aranha e atormentar o escalador de paredes com alucinações do Kraven morto-vivo, Calipso envenenou o Homem-Aranha para torturar o Aranha e vingar Kraven. Anos depois, ela usou seus poderes hipnóticos para colocar o Homem-Aranha contra Alyosha, o novo Kraven, em uma luta brutal até a morte que terminou em uma trégua. Alyosha levou Calipso para a Mansão Kravinov, onde seu pai tirou a própria vida — e então matou Calipso.


Aleksei Sytsevich: O Rhino

O furioso Rhino atacou pela primeira vez em Amazing Spider-Man #41 de 1966, quando tentou capturar o Coronel John Jameson, filho astronauta de J. Jonah Jameson do Clarim Diário. O Homem-Aranha provou não ser páreo para a força bruta do Rhino, mas a velocidade e o raciocínio rápido do escalador de paredes fizeram com que ele fosse capaz de cansar seu oponente maior e mais forte.


Um membro da Máfia Russa, o físico musculoso e a baixa inteligência de Aleksei o tornaram o sujeito de teste perfeito para criar um assassino sobre-humano. Aleksei passou por meses de tratamentos químicos e de radiação que o prenderam a um traje adesivo molecular feito para ser tão forte quanto a pele de um rinoceronte, então se voltou contra seus criadores depois de descobrir à sua recém-adquirida superforça.

Como Rhino, Aleksei foi derrotado pelo Homem-Aranha uma segunda vez quando ele usou uma versão à base de ácido de seu fluido de teia para dissolver a pele de rinoceronte de Aleksei. Quando um Aleksei sem poderes foi libertado da prisão, os soviéticos mais uma vez o contrataram para vestir uma pele bombardeada com raios gama e atacar o Hulk (em Incredible Hulk #104 de 1968). Ao longo dos anos, o Rhino usaria sua força e durabilidade aprimoradas como um inimigo recorrente do Homem-Aranha e do Hulk, às vezes se alinhando com o Sexteto Sinistro, o Sindicato Sinistro e o Líder.

Embora Aleksei tenha tentado se reformar e viver em paz com sua esposa Oksana mais recentemente, um novo Rhino que foi criado baseado em tecnologia desafiou Aleksei a tomar sua "pele" com honra. Aleksei se recusou a vestir a pele de Rhino e lutar, então o segundo Rhino assassinou Oksana para reverter Aleksei aos seus modos primitivos. O velho Rhino matou o novo Rhino e voltou de cabeça para uma vida de crime. Foi revelado que a benfeitora do novo Rhino foi Sasha Kravinoff — esposa de Kraven — que queria o Rhino para a Caçada Sombria da família Kravinoff para ressuscitar Sergei Kravinoff.


O Estrangeiro

O homem conhecido apenas como Estrangeiro foi visto apenas nas sombras quando estreou nas páginas de Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha #115, de 1986. Um mercenário habilidoso e mestre assassino, o Estrangeiro também é um especialista em artes marciais e estrategista com habilidades hipnóticas limitadas. A princípio trabalhando nos bastidores — ele fez uma aposta de que o tecnólogo Chance não conseguiria assassinar o Homem-Aranha em Web of Spider-Man #15, de 1986, então contratou o incendiário Blaze para matar o Homem-Aranha e sua então parceira Gata Negra em The Spectacular Spider-Man #123 — o Estrangeiro lutou contra o Homem-Aranha pela primeira vez em Spectacular Spider-Man #129.



O Estrangeiro surpreendeu o Homem-Aranha com sua habilidade de desaparecer num piscar de olhos (ou neste caso, entre os quadros), movendo-se tão rapidamente que o sentido aranha do Homem-Aranha mal registrava o ataque. O Homem-Aranha suspeitou que o Estrangeiro fosse um teletransportador mutante como o X-Man Noturno, então percebeu que sua mente ficava "em branco" toda vez que eles faziam contato visual. O Homem-Aranha percebeu que o Estrangeiro usava hipnose para fazer suas vítimas desmaiarem por segundos de cada vez, fazendo parecer que ele estava se teletransportando em um piscar de olhos, então o Homem-Aranha fechou os olhos e confiou em seu sentido de aranha para derrotar o Estrangeiro. Ele foi ligado à mercenária Symkariana Silvija Sablinova, mais conhecida como a inimiga às vezes e às vezes aliada do Homem-Aranha, Silver Sable.


Menções Honrosas:

O cientista mutagênico obscuro que altera Aleksei e Dmitri é citado nominalmente no filme e qualquer fã saltou aos olhos ao ouvir que ele era mais um vilão do Homem-Aranha: Dr. Miles Warren, um bioquímico e especialista em clonagem. Ou seja, ele é o famigerado Chacal.



Brevemente citado como o "mestre" que orientou o Estrangeiro no filme, o personagem "Hit-man" (Matador, no Brasil) que ele cita e mostra a manchete do Clarim Diário  "Hunter vs. Hitman" é uma aparente referência ao vilão de mesmo nome que frequentemente entrou em conflito com o Homem-Aranha e o Justiceiro.

Além de Aaron Taylor-Johnson no papel-título, Ariana DeBose interpretará Calypso, uma sacerdotisa vodu e interesse amoroso intermitente de Kraven (pelo menos nos quadrinhos); Fred Hechinger é Dmitri Smerdyakov, também conhecido como Camaleão, que é meio-irmão de Kraven; Alessandro Nivola interpretará Aleksei Sytsevich, também conhecido como Rhino, e Christopher Abbott interpretará outro vilão conhecido como o Estrangeiro. Russel Crowe aparentemente é o grande vilão dessa história, como o pai de Kraven.

O filme já chegou aos cinemas!

Coveiro

comments powered by Disqus