Desde o primeiro episódio de Agatha desde Sempre, um mistério em torno do filho nunca antes mencionado de Agatha Harkness (Kathryn Hahn) paira em torno da história. Como falamos aqui anteriormente, a menção de Nicholas Scratch apareceu de forma discreta de início, mas logo no terceiro episódio escancarou para algo perturbador. Esses trechos pontuais certamente foram colocados ao longo da trama para certamente fazer com que o espectador logo associasse a figura do misterioso 'adolescente' com o desaparecido filho da Agatha. Isso até o episódio 4 vir ao ar e pelas palavras vindas da personagem Rio Vidal (de Aubrey Plaza) ser descartado a possibilidade: "O Garoto não é seu".
Rio Vidal também revela outras pistas sobre o destino de Nicholas Scratch ao fazer menção que ela teria brigado com a Agatha no passado por fazer algo que ela nitidamente não gostou, mas que precisava ser feito "porque era seu trabalho". Considerando que alguns vazamentos apontaram que a personagem da Aubrey Plaza seja na verdade a personificação da morte, muitos fãs especularam que ela talvez tenha sido a responsável por carregar o filho de Harkness e o levado pro Inferno. Anteriormente, ficou sugerido na história que Agatha teria trocado Nicholas pelo Darkhold e ele tenha se tornado um escravo do demônio.
Apesar de ter não termos ideia ainda de onde foi parar o filho da bruxa, a história nos quadrinhos nos leva a crer que ele possa ainda retornar como um vilão.
Nas HQs, Nicholas Scratch é de Nova Salem, uma área secreta no Colorado onde bruxas e feiticeiros escaparam dos Julgamentos das Bruxas de Salem. Ninguém sabe realmente quem é seu pai, e há teorias de fãs que variam de demônios a Mephisto. Outros apenas dizem que Agatha simplesmente o conjurou um dia. Essa última ideia pode ser realmente convincente na série, já que criaria comparações inevitáveis com Wanda.
Depois que sua mãe Agatha abandonou Nova Salem para se juntar como babá do Quarteto Fantástico, Nicholas assumiu como líder e se sentiu traído pela decisão de sua mãe de deixar o pequeno mundo mágico enclausurado. Como tal, ele enviou um grupo de bruxos e até mesmo demônios para o mundo para capturar Agatha, para que ela pudesse ser julgada e executada pela traição.
Eventualmente, nos quadrinhos, sua obsessão em punir sua mãe virou Nova Salem contra ele e ele foi banido para o Reino das Trevas. Depois, ele obviamente apareceria de novo e de novo, muitas vezes lutando contra o Quarteto Fantástico e/ou Agatha. Numa dessas vezes, ele enviou os Sete de Salem atrás de sua mãe, que originalmente se revelou como sendo seus filhos e consequentemente netos de Harkness. Essas personagens, numa readaptação para o UCM, apareceram no primeiro e segundo episódio de Agatha desde Sempre.
Em um ponto, ele possuiu Franklin Richards por um tempo... o que certamente é outra ideia que poderia ser espelhada em WandaVision, se por exemplo o "Adolescente" realmente for alguém bom, mas eventualmente se encontrar possuído por Scratch. Isso é duplamente possível, já que várias de suas histórias mais recentes se concentraram em Scratch escondendo sua verdadeira identidade para executar seus planos — incluindo se passar por Agatha Harkness para atrair pessoas para o seu lado ou se passar pelo Doutor Estranho para manipular o Quarteto Fantástico.
Em outra história dos anos 2000 que se passou após a destruição de Nova Salem, Scratch ressurgiu na cidade de Centerville como "Prefeito Nicholas". Toda a cidade de Centerville e todos os seus habitantes haviam firmado um contrato como uma versão de parque de diversões do "America's Heartland Next-Door". Quando Patsy Walker retornou para visitar sua cidade natal, ela descobriu que toda a população da cidade estava possuída por demônios. Uma equipe composta por Vingadores e Thunderbolts ajudou a limpar a cidade, que aparentemente estava sendo vitimada por uma conspiração complicada composta pelos desenvolvedores do parque de diversões, os Filhos da Serpente e os Sete de Salem. Depois de derrotá-los, a equipe Vingadores/Thunderbolts partiu, mas Patsy optou por permanecer em Centerville.
Logo, Patsy descobriu que Scratch era o cérebro por trás da assombração contínua de Centerville. Ela o derrotou e o acusou de servir a Mephisto, mas em resposta, Scratch chamou seu verdadeiro novo mestre, Dormammu. Ao sequestrar a Felina, Dormammu então revelou seus planos de dominação por meio da conquista do Inferno, e que Scratch se tornaria o Feiticeiro Supremo. Os planos de Dormammu foram posteriormente derrotados pelos outros Senhores do Inferno, fazendo com que o Inferno congelasse. Dormammu então fugiu com Scratch.
Em outra história publicada em 2006 por Aguirre Sacasa, Scratch enganou os Sete de Salem se passando por sua mãe para orquestrar eventos para ressuscitar "Nicholas Scratch", embora sua verdadeira intenção fosse invocar Shuma-Gorath para a Terra. Os Sete de Salem lançaram uma série de ataques mágicos na cidade de Nova York e Scratch emboscou e aprisionou o Doutor Estranho e Wong em uma dimensão de bolso usando sua magia. Daí, ele então libertou Diablo do reino onde o Quarteto Fantástico o havia aprisionado. Disfarçado de Doutor Estranho, Scratch enganou o Quarteto Fantástico para lançar um feitiço que trouxe Shuma-Gorath para a Terra.
Ele ofereceu tanto o Quarteto Fantástico quanto os Sete de Salem para Shuma-Gorath, que o protegeu de seus ataques. Doutor Estranho, libertado por Diablo, chegou e teletransportou Shuma-Gorath para longe. Diablo então alterou o feitiço de Scratch, permitindo que Franklin e Valeria Richards banissem Scratch para o Inferno. No Inferno, Scratch concordou em se tornar o agente de Mephisto para a guerra que se aproximava.
Quase 20 anos depois, finalmente o personagem volta nas páginas do Quarteto Fantástico de Ryan North. De novo, Nicholas Scratch e os Sete de Salem atacam a família fantástica e chegam a enviá-los para a Dimensão das Trevas. Ainda operando "nas sombras", o vilão ressurge na edição 18 da atual revista do Quarteto Fantástico observando o poderoso Franklin Richards dormindo e descobre que mesmo que pareça estar sem poderes no momento, o filho de Reed e Sue na verdade mantém e ativa seus poderes durante o sonho. E tem salvado sem saber a Terra muitas e muitas vezes...
Leia mais sobre a edição do Quarteto Fantástico #18 clicando aqui!
De volta a série, vale destacar que ao descartar o jovem Adolescente de ser o filho perdido de Harkness, não significa que o vilão não possa aparecer ainda. Você deve lembrar que a Marvel Studios já havia provocado o nome Scratch em WandaVision por meio de seu coelho Señor Scratchy. Os nomes semelhantes geraram teorias de que Agatha havia transformado seu filho em um coelho, mas no final das contas não deram em nada. Uma cena deletada de WandaVision teria revelado que Señor Scratchy era muito mais sobrenatural, pois estava definido para se transformar em um demônio. É possível que Agatha tenha nomeado o demônio em homenagem ao filho enquanto lidava com a dor de trocá-lo pelo Darkhold.
Outro ponto importante é que de alguma forma a presença das Sete de Salem na história de alguma forma provoca que mais de Nicholas deve estar por aí na série. Apesar de nenhum outro ator ter sido anunciado, não seria a primeira vez que a Marvel consegue guardar tão bem um segredo que possa nos surpreender até o final com um novo personagem vindo aí a tona. E se ele de alguma forma aparecer, até mesmo como um vilão, será uma adição interessante ao lado místico do UCM.
Coveiro