sexta-feira, 29 de março de 2024

Marvel dá a Franklin Richards mais um superpoder inconsciente em Quarteto Fantástico #18

 O herói mais poderoso da Marvel acaba de fazer um grande retorno, enquanto o Quarteto Fantástico reescreve anos de história em quadrinhos. Franklin Richards é o filho de Reed Richards e Susan Storm - um poderoso manipulador da realidade que pode criar novos universos inteiros em instantes. Seu poder que beira ao divino já levantou muitas teorias sobre o quanto esse jovem que por anos parecia nunca envelhecer é vinculado aos grandes acontecimentos heroicos dentro do universo Marvel. Agora, uma nova história pode apontar para algo mais do primogênito da Família Fantástica.

Para quem acompanha as histórias do Quarteto Fantástico pelo quadrinhos recentes, sabe que muita coisa mudou em relação ao personagem. Durante a fase de Dan Slott, seu vínculo como mutante foi desfeito, dando entender que ele é tão 'manipulador' da realidade que ele que se deu essa condição no passado. Então o vimos perder seus poderes, reescrever sua origem e colocar-se em questão seu inspirador propósito cósmico. Ou pelo menos foi assim que pareceu nos últimos seis anos...



Em Quarteto Fantástico #18, os fãs aprendem 'O Segredo de Franklin Richards'. As páginas revelam que Franklin nunca perdeu realmente seus poderes - em vez disso, ele usou sua própria quase onipotência para se desligar de todo o seu potencial, tendo percebido que nunca poderia ter uma infância normal como um ser divino. Franklin realmente acredita que perdeu naturalmente seus poderes, no entanto, este novo retcon afirma que esta é uma memória falsa que Franklin criou para que ele pudesse ser apenas uma criança.

Mais do que isso, o poder que se ativa durante o seu sonho mostra que de forma quase que "inconsciente" ele pode prever grandes catástrofes que vem a Terra e até antecipar erros que podem ser cometidos pelos heróis ao tentar salvar o planeta. Na história dessa edição #18 vemos que seus pais desenvolvem um plano nada bom para salvar uma cidade de uma chuva mortal de meteoros e todos são vitimados...



Mas graças ao poder omnisciente de Franklin, aquela realidade trágica pode ser apenas uma premonição. Franklin inconscientemente está sempre vigilante a futuras ameaças e arrumando jeito de resolvê-las. Assim, nesse seu sonho, ele é capaz de alterar a realidade futura e dar uma ideia melhor para sua família resolver o problema. Criando uma sugestão mental vindo quase que 'do nada' para Alicia Grimm, o Quarteto Fantástico é capaz de juntos criar um plano bem sucedido para resolver o problema.

O único problema agora é que alguém mais sabe sobre esse segredinho do Franklin - O vilão Nicholas Scrath, filho de sua ex-babá Agatha Harkness. Mas o que o bruxo estaria planejando?



No dia seguinte, é curioso ver no jantar de família o Franklin agir com naturalidade e espanto sobre as proezas dos pais ao salvar o planeta mais uma vez. Como se não fosse tudo uma 'ideia' dele, afinal.

Essa história, cujos desdobramentos não sabemos de fato no que nos levarão, mais uma vez levanta a questão da teoria de que Franklin poderia estar a todo momento mexendo nos movimentos dos heróis como se fossem peças de um jogo (mesmo sem eles ou o próprio Franklin terem consciencia disso). É mais um reforço numa velha teoria sobre aquele que potencialmente é a maior entidade do Universo Marvel.

E quem estiver curioso sobre mais, eis que mais de uma década atrás fizemos esse artigo sobre o Franklin Richards, quando ele já tinha um grande currículo de ser capaz em mexer com as realidades e de lá pra cá muita coisa também aconteceu com autores brincando com essa ideia.

Coveiro

comments powered by Disqus