quarta-feira, 20 de março de 2024

Sem nunca ler um quadrinho, desenho dos anos 90 foi a porta de entrada de Bryan Singer para os X-Men

Antes do UCM, “X-Men: The Animated Series” abriu o caminho e cultivou uma base de fãs para um filme live-action da Marvel nos anos 2000. No final dos anos 90, a Fox trouxe vários escritores, como Christopher McQuarrie, Joss Whedon e Ed Solomon, para dar uma olhada em um filme “X-Men”. Depois de muitas revisões e reformulações, o diretor Bryan Singer e Tom DeSanto receberam crédito pela história do primeiro filme “X-Men”, lançado em 2000, e David Hayter, ator, produtor e ex-assistente de Singer, ganhou o único crédito de roteiro. Hayter usou seu amor pelos quadrinhos “X-Men” para orientar o roteiro do filme em meio à porta giratória dos roteiristas e à falta de conhecimento do estúdio sobre os heróis, mas foi a animação dos anos 90 quem fez Singer conhecer e amar a equipe.

“Bryan Singer nunca leu uma história em quadrinhos de ‘X-Men’ em sua vida, mas assistiu a cada episódio dessa série para se preparar para o filme”, diz Hayter na matéria da Variety. “Os poderes constituídos sempre subestimaram a eficácia dos X-Men. Eles não achavam que o programa de animação ou o filme seriam um sucesso. Sempre houve essa preocupação de que era muito estranho, muito sério – as histórias eram muito escandalosas. Mas aqueles de nós que somos fãs sabemos o quão atraentes os X-Men são e como essas histórias inacreditáveis e sobrenaturais são combinadas com psicologia, dor e humanidade reais.”

David Hayter

Hugh Jackman, Halle Berry, James Marsden e outros mais são adequados para a visão realista de Singer sobre “X-Men”. Em vez dos trajes coloridos de “A Série Animada”, a equipe de live-action usou trajes de couro preto. O filme foi um sucesso inesperado e acabou gerando duas sequências, quatro prequels (de uma outra versão da equipe) e trilogias para Wolverine e Deadpool.

Os criadores Eric e Julia Lewalds e o diretor Houston não estiveram envolvidos nos filmes live-action, mas Eric Lewald diz que “absolutamente 95%” dos dois primeiros filmes de Singer foram baseados em “nossa visão do que os X-Men deveriam ser”.

Os dubladores da “Série Animada” não achavam que seus colegas de live-action retratassem os personagens da mesma maneira. A Tempestade de Sealy-Smith e Berry e a Vampira de Zann e Paquin eram “completamente diferentes”, dizem as duas dubladoras.

“Não haveria filmes sem nossa série animada de cinco anos. Isso é um fato bem conhecido”, diz Dodd, antes de brincar: “Wolverine ganhou trinta centímetros de altura e tinha sotaque australiano, sem dúvida”.

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação.  A direção é de Jake Castorena.

A estreia é em 20 de Março no Disney+

Coveiro

comments powered by Disqus