sábado, 23 de março de 2024

Conheça Amelia Vida, a artista principal do novo desenho X-Men '97

 Os X-Men estão de volta e é como se o tempo não tivesse passado! O primeiro trailer de X-Men '97 da Marvel Animation trouxe de volta todas as sensações nostálgicas ao reintroduzir o mundo aos X-Men - Ciclope, Jean Grey, Tempestade, Wolverine, Morph, Vampira, Fera, Gambit, Jubileu, Bispo, Noturno e Magneto. Na nova série, a temporada de 10 episódios revisita a era icônica da década de 1990 como Os X-Men, um bando de mutantes que usam seus dons misteriosos para proteger um mundo que os odeia e teme. são desafiados como nunca antes, forçados a enfrentar um novo futuro perigoso e inesperado. Toda parte visual foi capitaneada pela designer principal de personagens, Amelia Vidal.

Amelia Vidal, que já trabalhou antes em What if...? e Jurassic World: Acampamento Jurrassico, entra em cena para inaugurar a próxima geração de aventuras mutantes, relembrando ao Marvel.com que ela cresceu assistindo e amando o programa, e pensando nisso agora significava “passar as tardes tomando leite com chocolate com biscoitos enquanto assistia [TV]”.





"Como Designer Principal de Personagens, criei o estilo visual e a aparência dos personagens trabalhando junto com o estúdio, o showrunner e os diretores. O design dos personagens trata de definir a linguagem visual dos personagens para atender às necessidades da história do show. Isso também inclui descrições físicas e traços de personalidade por meio de informações visuais" explicou ela sobre sua função como desenhista principal.

"Eu desenho o estilo de moda, o design da anatomia e as ferramentas de design do cenário para a equipe de design, [para que] os animadores possam acompanhar e desenhar os personagens em movimento, poses e atitudes de forma consistente. Supervisiono a qualidade visual dos modelos e ativos de design. Outro aspecto do Designer Principal de Personagens é direcionar a equipe de design de personagens para manter a qualidade e o estilo [consistentes] durante o processo de produção, enquanto colabora com o coordenador de produção para organizar, programar e gerenciar as atividades diárias da equipe de arte de personagens para entregar os projetos com a melhor qualidade no cronograma de produção" disse ela.





Sobre sua história com o desenho original, ela lembra que "Conheci os X-Men graças ao programa original e lia quadrinhos desde muito jovem. Eu sou da América do Sul, especificamente da Argentina, e os quadrinhos dos X-Men foram publicados lá no final dos anos 90. Então, o desenho animado me apresentou aos quadrinhos da Marvel. Lembro-me do show com muito carinho. Para mim, significou passar as tardes tomando achocolatado com biscoitos enquanto assistia ao show. Gostei de desenhá-los com meus marcadores mágicos e gravei os episódios em VHS para assisti-los mais tarde e de novo. Pude decorar os diálogos, então sim...eu era um grande fã!"

"Gosto de muitos episódios mas os que consigo pensar agora são “Uma história da vampira” e “Obsessão”, acho que esses são os meus favoritos. O diálogo de Apocalipse é fabuloso, e Vampira é um personagem que adoro e acho que é principalmente por causa desse episódio" disse ela, se referindo ao episódio em que o Arcanjo busca vingança contra o vilão Apocalipse e é ajudado pela Vampira.

"Eu amo profundamente esses personagens, e uma coisa que eu queria transmitir é que, embora esses designs tenham identidade e estilo próprios, [eu queria fazer] parecer como se estivéssemos revisitando as mesmas pessoas novamente. O que eu gostaria de ver como fã do show original depois de tanto tempo? Eu gostaria de um reencontro com os personagens que conheci, e não com estranhos vestidos com roupas semelhantes. Tratamos os personagens com muito respeito, não só na equipe de design, é algo que se vê em todas as áreas da série" explicou ela.





Sobre o quão semelhantes os visuais são, Vidal disse que "Acho que são semelhantes em conceito, os designs da série original estão intimamente ligados ao estilo dos quadrinhos e traduzidos em animação. O uso de luzes e sombras, proporções e elementos de design muito presentes nos quadrinhos dos anos 90, como cores fortes, cabelos grandes e detalhados e, claro, os icônicos figurinos dos personagens. Adoro os trajes dos X-Men dos anos 90 e acredito que quando algo é tão icônico e querido por todos, deve ser preservado e protegido. Se decidirmos mudar alguma coisa, deve ser para servir a história ou para torná-la tecnicamente mais funcional para a animação, mas cada decisão de design deve ser tomada de forma consciente. Cada ponto de partida do design de personagem é a série original".

E quanto ao quão diferente ficaram, ela explicou que "Desde o início, eu sabia que era um show 2D e projetei com isso em mente. Em 2D, quanto mais simplificado for o design, mais fácil será a animação. Mas devido à sua proximidade com a série original e a origem dos quadrinhos, simplificá-los demais não era uma opção porque eu queria que mantivessem o espírito de design do original. Eu queria que eles trabalhassem bem na animação da melhor maneira possível, mantendo as mesmas roupas, fazendo com que parecessem anatomicamente corretos com seu penteado complexo como o show original. Para preservar tudo isso, organizamos um conjunto de boas práticas sobre como desenhar anatomia e organizar o cabelo em uma série de grandes massas e pequenos fios internos, enfatizando formas para dar volume de determinadas maneiras".

"Os tecidos também foram abordados. Por exemplo, nos trajes de spandex brilhantes que o Ciclope usa, usamos tons pretos para reforçar sua anatomia e posição de forma precisa para poder movê-lo e fazê-lo parecer consistente. Talvez isso possa ser muito técnico e chato de ler, mas dá uma dica de como embarcamos na interpretação dos personagens de X Men'97!"






Exemplificando sobre outros personagens que precisaram de mais cuidado para animar, ela citou Kurt Wargner:

"Noturmo é um personagem que ao desenhá-lo me inclinei mais para a versão dos quadrinhos de Dave Cockrum e John Byrne devido às suas proporções, iconografia e simplificação do design do traje que acho que funciona muito bem em animação. Assim como na série original, a maioria dos personagens foram baseados em designs dos anos 70-90 e traduzidos para o estilo, tomamos o mesmo rumo e revisando todas as referências que tínhamos, escolhemos o que funciona melhor para a série".

 "Acho que os fãs do Noturno ficarão satisfeitos com sua atuação na série, pois poderão vê-lo brilhar de diferentes maneiras que não posso dizer agora, mas eles descobrirão muito em breve. Em relação ao design, como eu disse, optamos pela imagem mais icônica dele e acho que vê-lo em movimento e interagindo com os outros personagens fará com que os fãs gostem muito de seu design" colocou a artista.



Sobre como foi acompanhar a reação dos fãs a série, Amelia disse que "Foi muito especial. Projetar esses personagens deu muito trabalho e foi feito com muito respeito e amor pelos X-Men. Tenho uma grande equipe de designers talentosos que trabalham comigo diariamente, fazendo o possível para deixar os personagens lindos, sempre indo além em cada design. Foi gratificante ver o quanto todos ficaram felizes com a volta dos X-Men à animação e adoramos ver a reação dos fãs".

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

Coveiro

comments powered by Disqus