segunda-feira, 18 de março de 2024

Diretor de X-Men '97 revela detalhes sobre como tratou a animação do novo desenho

Os X-Men estão voltando essa semana, continuando a animação celebrada dos anos 90, mas com uma carinha nova. Depois da premiere da semana passada, a Variety teve uma conversa com o novo diretor da série Jake Castorena, que explicou como foi animar o novo desenho com um ar 'retro', mas dando um toque especial moderno dos dias atuais.

Como explica a matéria da Variety, o diretor Jake Castorena, que cresceu assistindo “X-Men: A Série Animada” em fitas VHS distribuídas pela Pizza Hut, usou alguns dos storyboards originais de Houston 30 anos depois para incluir cenas que o animador teve que cortar. Houston passou “ferramentas valiosas de comércio” para a equipe de Castorena. “A Série Animada”, que já parecia avançada para a época, ganhou uma nova camada de adamantium com “X-Men ’97”.

O espírito dos anos 90 continua vivo no novo programa, mesmo uma geração depois. O lema “novo, mas familiar” de sua proposta inicial rendeu a Castorena o emprego, e sua equipe de animação manteve o estilo retrô dos anos 90 em “X-Men ‘97”. Sua equipe criou um filtro inspirado em VHS para aplicar à animação e “guarda-corpos” para manter a vibração dos anos 90, apesar de contar com tecnologia 'new age'.

“Parte do design do espetáculo era reconstruir a memória que as pessoas tinham dele”, disse o Chefe da Marvel Animation, Brad Winderbaum. “Quando projetamos o Senhor Sinistro para a nova série, tentamos emular os designs, texturas e planos de fundo tanto quanto possível. Ele tinha todos esses tentáculos saindo de suas costas, então eles nunca conseguiam movê-lo muito. Como estamos fazendo o show hoje, temos a capacidade de movê-lo para todos os lugares, mas tivemos que colocar limitadores artificiais em nós mesmos para fazer parecer que ele era o mesmo Sinistro do show original.”

A filosofia de “X-Men ‘97” de Castorena era “usar habilidades mutantes de maneiras que nunca vimos antes”. Ele teve a ideia de Gambit carregar as garras de adamantium de Wolverine com energia cinética roxa, vista durante uma batalha com enormes robôs Sentinelas no primeiro trailer do programa. Durante a mesma luta, o metamorfo Morfo se transforma no vilão volumoso Blob para jogar Wolverine em um Sentinela com sua barriga semelhante a um trampolim.

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

A estreia é em 20 de Março no Disney+

Coveiro

comments powered by Disqus