sábado, 16 de março de 2024

Os produtores e diretor do desenho original dos X-Men dos anos 90 lembram como tudo começou

 Seja nas páginas dos quadrinhos da Marvel na década de 1960, na TV a cabo na década de 1990 ou no streaming da Disney+ na década de 2020, a mensagem dos X-Men permanece a mesma: eles lutam por pessoas que são diferentes em um mundo que os teme. . Mais de 25 anos depois de “X-Men: The Animated Series” terminar sua exibição na Fox Kids, “X-Men ‘97” continua a história com muitos dos mesmos criadores e dubladores – mas agora com um orçamento e equipe maiores. Um trio de criativos originais por trás de “The Animated Series” se uniu ao produtor executivo Brad Winderbaum e ao diretor Jake Castorena para dar vida ao novo desenho. 


Eric e Julia Lewald, produtores da série original

Quando “X-Men: The Animated Series” estreou em 1992, a Marvel era uma empresa completamente diferente do que é hoje. O UCM não existia; “Howard the Duck” foi o único longa-metragem adaptado de seus quadrinhos; “Homem-Aranha” não aparecia nas telas dA TV há quase uma década; Tom Holland ainda nem havia nascido. Ninguém fora do mundo dos quadrinhos conhecia os X-Men.

Na década de 80, os X-Men lideraram as vendas de quadrinhos da Marvel, mas não chegaram a outras mídias. Os companheiros de equipe mutantes esgotavam regularmente as lojas de quadrinhos, mas nenhum executivo da rede queria se arriscar com os personagens excêntricos - até Margaret Loesch se tornar presidente da Fox Kids. Ela contratou uma equipe pequena, mas poderosa, composta por Eric Lewald; sua esposa, a escritora Julia Lewald; e o diretor Larry Houston, para criar a primeira temporada de “X-Men: The Animated Series” em apenas sete meses.


Margaret Loesch, presidente da Fox Kid na época

Os executivos da Fox Kids pediram a Eric Lewald que fizesse uma bíblia do programa em duas semanas, e Houston fez os agora icônicos créditos de abertura em um fim de semana. Mas a única coisa mais apertada do que o cronograma foi o orçamento:

“Nos sentíamos como um grupo de amigos em uma garagem fazendo algo o mais rápido que podíamos”, disse Eric Lewald. “O que Larry achou que era uma boa obra de arte saiu em dois minutos. Não tínhamos sala de roteiristas; tínhamos nossa mesa de jantar".

A produtora sul-coreana AKOM cuidou da animação, enquanto os dubladores gravaram no Canadá. Isso significava que as fitas cassete viajavam pelo correio de Toronto para Los Angeles, e a animação finalizada demorava entre três e quatro meses para chegar da Coreia.


Larry Houston, diretor da série original

A primeira filmagem não foi “transmitida”, disse Houston, então Loesch teve que ligar para os anunciantes da Fox e explicar que “A Série Animada” teria uma prévia no Halloween de 1992 e adiaria sua estreia oficial para o início de 1993.

“Ela teve que travar essas lutas e se manteve firme”, diz Eric Lewald. “Se ela não tivesse feito isso, o show teria morrido.”

Como uma fênix negra, “X-Men: The Animated Series” saiu da produção apertada e à velocidade da luz e se tornou um dos programas da Marvel e um dos desenhos animados de sábado de manhã mais amados de todos os tempos.

O ator Cal Dodd dublou Wolverine, um canadense atarracado com garras de adamantium; Sealy-Smith era Tempestade, uma mulher africana majestosa que conseguia controlar o clima; e Lenore Zann interpretou a Vampira, uma bela sulista com um toque capaz de absorver poderes dos outros. Como equipe, os X-Men lutaram por direitos iguais para mutantes e humanos em um mundo que odiava e temia os estrangeiros.

A popularidade do programa persistiu, mesmo depois de ter sido cancelado em 1997. Desde que a Disney adquiriu a Fox em 2019, os fãs do UCM têm clamado para que os X-Men se juntem ao universo interconectado com Capitão América, Thor e Homem-Aranha. Com “X-Men ’97”, eles estão um passo mais perto desse sonho.

Quando o Disney+ foi lançado em 2019, a Marvel Studios imediatamente procurou continuar a história de “A Série Animada”. Brad Winderbaum, chefe de streaming, televisão e animação da Marvel Studios, lançou a ideia de “X-Men ‘97” nos primeiros dias da Disney+, após a primeira série animada do UCM “What If…?” receber luz verde. Como muitos dos artistas que trabalharam na continuação de “X-Men”, ele era um fã obstinado do original. Quando o novo programa entrou em desenvolvimento, a primeira ligação de Winderbaum foi para Eric, Julia Lewald e Larry Houston.

O trio criativo original voltou para “X-Men ‘97”, assim como os dubladores Dodd, Sealy-Smith, Zann e alguns outros. A nova série começa após o final da série de 1997, quando se acredita que o fundador dos X-Men, Charles Xavier, já tenha morrido e seu rival mais feroz, o manipulador de metal Magneto, tem o controle da última vontade e testamento de Xavier – que inclui a propriedade onde mora atualmente a equipe. Agora Wolverine, Ciclope, Jean Grey, Vampira, Tempestade e seus companheiros devem continuar a luta de Charles — agora com cores mais nítidas e animações mais estilosas.

“Quando fizemos nosso show, fizemos o melhor que podíamos com o dinheiro que tínhamos. Mas neste programa atual, eles têm dinheiro da Disney”, diz Houston. “O dinheiro da Disney torna as coisas realmente boas.”


O time original que fez tudo acontecer nos anos 90.

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação.

A estreia é em 20 de Março no Disney+

Coveiro

comments powered by Disqus