quarta-feira, 27 de março de 2024

Ouça a nova versão completa da música de X-Men '97 e saiba a suposta história da acusação de plágio

 

Desde que foi anunciada a volta do desenho original dos X-Men na forma de X-Men '97, automaticamente os fãs ouviram já na cabeça os acordes que remetiam a clássica música que acompanhavamos antes do desenho todas as manhãs (nos EUA, seriam somente aos Sábados). A música foi de co-autoria de Ronald Aaron Wasserman, que na época também criou os temas clássicos dos Power Rangers, juntamente com Haim Saban e Shuki Levy. Agora, The Newton Brothers remasterizaram a música para a nova série. Confira a música com e sem a abertura a seguir:





Durante uma aparição na Steel City Con, na Pensilvânia, o consultor de X-Men '97, o produtor do desenho original Eric Lewald, revelou que a Disney e a Marvel Studios pagaram um "preço alto" pelos direitos e tiveram que superar vários obstáculos.

“[A música tema de X-Men: The Animated Series] não era necessariamente um acordo fechado quando eles estavam produzindo o novo desenho”, disse Lewald. "Os direitos estavam em todo lugar. Acho que uma pessoa secundária tinha os direitos da música, então foi uma negociação para eles. Obviamente, você não pode fazer o novo show sem aquela música... Mas o cara que a vendeu sabia a mesma coisa, então tenho certeza de que foi um preço alto."

Apesar desses obstáculos legais, X-Men '97 conseguiu e refez uma versão da melodia clássica que abriu todas as cinco temporadas de X-Men: The Animated Series. Mas o que poucos sabem é que a música daquele tempo pra cá, desde a expansão da internet, vem sendo acusada de ser um plágio ou plágio parcial de outras.

Para os brasileiros, já era conhecido que muitos colocavam que a cabeça que grudou na infância de muitos é uma cópia de 'Papagaio Alegre', uma das faixas do album Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca, de Hermeto Pascoal. A música foi lançada em 1984 e apesar das dificuldades, não é impossível acreditar que ela tenha chego aos ouvidos dos Newton Brothers para servir de inspiração.



Mas não para por aí. No mesmo ano, 1984, chegava a televisão húngará uma série policial com uma protagonista feminina chamda Linda. A série tem uma música de abertura assinada pelo compositor Gyorgy Vukan, mas somente em 2019 surgiu o responsável pela propriedade da música, Zoltan Krisko, querendo procesar a Marvel e a Fox por uma suposta violação de direitos autorais. Não sabemos, no entanto, como isso se resolveu na justiça.



Antes disso, a música ainda era comparada a "I'm your Baby Tonight" de Whitney Houston, mas seria aqui um plágio mais forçado e não teve nenhum processo legal aberto quanto a isso.

Agora, na versão atual, os devidos créditos ainda ficam com os irmãos Newton, que por sinal tem recentemente trabalhado na composição de várias músicas de recentes sucessos como Five Nights at Freddy's, A queda da Casa Usher, A Hora do Diabo e a minissérie Goosebumps.

Coveiro

comments powered by Disqus