quarta-feira, 27 de março de 2024

Diretor de X-Men '97 confirma que parte da animação é feita desenhada a mão em 2D

 

Para quem se lembra, o estilo da série animada dos X-Men dos anos 1990 talvez fosse uma das coisas mais importantes da série. Embora o enredo do programa clássico ainda se mantenha quase três décadas depois, a razão pela qual o programa permaneceu tão querido é claramente por dois motivos: o estrondo de uma música tema e o estilo de animação distinto; uma estética geral que parecia sugerir que o que você estava assistindo foi arrancado das páginas dos quadrinhos reais da Marvel e trazido à vida.

Mas, nos 27 anos desde que X-Men exibiu seu último episódio na rede de TV, houve muitas mudanças no mundo da animação e também várias versões diferentes dos X-Men na tela. Embora seja fácil dizer que X-Men ‘97 é simplesmente uma continuação do antigo desenho, completo com um estilo de animação muito semelhante, fazer aquela mágica acontecer era mais fácil de falar do que fazer.

Antes do lançamento da nova série na Disney +,o site Inverse conversou com o produtor supervisor e diretor principal de X-Men '97, Jake Castorena, para saber como o show remonta aos anos 90, visual e tonalmente, mas espiritualmente, move os mutantes para frente.

"Com o primeiro episódio, tivemos que acertar. Também precisamos descobrir – quais são os parâmetros do sandbox? Felizmente, o [showrunner] Beau De Mayo colocou a maior parte disso em prática desde o início" disse o diretor sobre a  coisa mais difícil para fazer com que parecesse uma continuação do antigo seriado.

"Então, eu tinha uma base, só precisávamos saber como era visualmente. Para mim, tudo se resumiu à frase “fresco, mas familiar”. Tem que parecer o desenho que lembramos, tem que bater como o show que lembramos, mas também tem que ser relevante para o que está acontecendo agora. Você olha pela janela, e muitos colegas, amigos e constituintes da animação estão elevando o nível do que o meio animado pode fazer, tanto na TV quanto no longa-metragem, além de ser apenas um meio de contar histórias, não apenas um meio para crianças".

Perguntado se parte do desenho é ainda desenhado à mão, Castorena respondeu:

"Sim! Em primeiro lugar, este ainda é um show 2D desenhado à mão. Mesmo que hoje em dia aproveitemos o CG para layout ou veículos ou navios excessivamente complicados. Mas então você ainda tem que desenhar tudo isso à mão, porque se não fizer isso, não parece o que deveria".

"Tenho que agradecer ao nosso fornecedor estrangeiro, Studio Mir. Eles levaram isso até a linha de chegada e trabalharam em conjunto com nossa equipe de animação para realmente resolver questões básicas: O que é sofisticado demais? O que não é? Onde podemos utilizar as velhas ferramentas do comércio e onde podemos embelezar o que aprendemos ao longo de 30 anos?" falou o diretor dando os devidos créditos ao estúdio que deu vida a Voltron e Avatar: A lenda de Korra.


Mas os anos 90 foram mais do que uma coisa, certo? O que mais é necessário para recriar a sensação dos anos 90?

Sim, isso foi um desafio, porque queríamos que ainda parecesse um programa lançado há 30 anos. Para mim, tudo se resumia a observar o que estava acontecendo entre 1996 e 1998; o que se fazia na anime, quais eram os elementos cinematográficos da época e como era a televisão. Três configurações de câmera pareciam diferentes na TV dos anos 90, e as tomadas eram frequentemente reutilizadas. Eu queria encontrar os denominadores comuns em todos esses elementos da época, porque você assiste certas coisas daquela época e automaticamente sabe que é daquela época. Mas ainda tínhamos que torná-lo relevante e garantir que ainda funcionasse hoje. Muito disso éramos apenas nós sentados em uma sala em um grande sofá em frente a uma grande TV por horas tentando descobrir essas coisas.

Sobre os novos designs dos personagens, o diretor elogiou sua artista principal, a Argentina Amelia Vidal:

"Tenho que agradecer a Amelia Vidal, nossa principal designer de personagens. A equipe dela fez um trabalho excepcional neste programa, e eu não poderia estar mais orgulhoso e feliz com o trabalho que eles fazem no que diz respeito a homenagear o que veio antes. Estamos sempre projetando em conjunto com a equipe de animação, e o que você vê são eles conduzindo esses personagens para uma nova e, francamente, era digital, onde podemos ver tudo".



O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

X-Men '97 está sendo transmitido pela Disney +.

Coveiro

comments powered by Disqus