segunda-feira, 25 de março de 2024

Dublador de Morfo de X-Men '97 fala sobre a reação dos fãs após a revelação do personagem ser não-binário

 Os dois primeiros episódios de X-Men '97 chegaram na semana passada, entregando um novo capítulo da amada série animada. Embora X-Men '97 seja descaradamente nostálgicob para aquela época em que se passa, ele tem algumas atualizações mais modernas. Isso inclui a revelação de que o mutante metamorfo Morfo, que é dublado agora pelo ator JP Karliak é não-binário, algo que já foi confirmado pelo criador de X-Men '97, Beau DeMayo, antes da estreia do programa. Em uma entrevista recente à CBR, Karliak revelou que não está surpreso com a grande variedade de reações aos detalhes dos X-Men 97, incluindo algumas reações nas redes sociais.

"Não. [risos] Sou um ativista queer", revelou Karliak. "Eu administro uma organização sem fins lucrativos que defende a representação queer. Também fui cofundador de uma organização de recenseamento eleitoral. Sei o que está acontecendo no mundo, especialmente politicamente, então não, não me surpreendeu nada. [risos] eu acho o que apreciei foi a quantidade de contra-reação que houve, com pessoas como 'Você assistiu os X-Men? Você sabe por que eles foram criados e sobre o que são? Você esqueceu isso?' Isso foi reconfortante."

“Eu realmente não me ofendi com nada que alguém publicou, por mais que eles tenham tentado”, Karliak continuou. "Havia um artigo que me chamava de ativista queer radical e listava a insidiosa declaração de missão da minha organização [Queer Vox] - literalmente o que estava no site. Eu estava tipo 'Fatos. Não há mentiras aqui, obrigado pela promoção!'"

Apesar de ter sido definido assim em entrevistas, Karliak confirmou que a palavra não será usada em X-Men '97, já que a série se passa na década de 1990. Isso também explica por que Morfo não usa pronomes neutros na nova série animada, como disse Karliak.

“Duas coisas sobre isso – uma, até onde eu sei, nunca diremos a palavra ‘não-binário’ porque ninguém dizia a palavra ‘não-binário’ nos anos 90”, disse ele. "Não é que não existisse; simplesmente não era de forma alguma um termo convencional na época. A compreensão de Morfo sobre quem ele é poderia equivaler ao que uma pessoa moderna diria que é não-binário, mas ele simplesmente não tem a terminologia para isso. Ao mesmo tempo, eles/eles não era um conceito em termos de usá-lo como pronome. "

Sobre o que esperar do personagem neste início de X-Men '97, Karliak também explicou que o mutante ainda está tentando se encontrar após os eventos de X-Men: The Animated Series. O dublador também falou sobre como ele se relaciona com Morfo, no sentido de que ambos usam o humor para mascarar seu trauma.

“Não acho que ele tenha um lugar claro ainda. Esse trauma do Senhor Sinistro é muito profundo”, disse Karliak. “Outra coisa que adoro nele é que ele é um personagem que passou por graves traumas psicológicos – sem mencionar que foi assassinado e trazido de volta à vida – e traumas físicos também, mas ele encobre e mascara muito disso com humor. Como uma pessoa queer, essas são muitas das nossas histórias, então eu realmente me identifico com isso."


JP Karliak é o Duende verde em "Homem-Aranha e Seus Amigos Espetaculares", o Chefinho em "O Chefinho" e o Coiote na última série de TV dos "Novos Looneys Toons". Ele também tem trabalhos de narração em várias séries e inúmeros jogos desde os anos 90.

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

X-Men '97 está sendo transmitido pela Disney +.

Coveiro

comments powered by Disqus