domingo, 17 de março de 2024

Criadores originais do desenho dos X-Men dos anos 90 defendem as mudanças no personagem Morfo

 Depois que o trailer de “X-Men ‘97” estreou no mês passado, houve muita vibração, mas alguns fãs recorreram às redes sociais para criticar as mudanças feitas em um personagem em especial, o Mutante metamorfo favorito dos fã, Morfo. Além da mudança física, lembrando mais sua versão da 'Era de Apocalipse' ou 'Exilados', um depoimento do ex-showrunner sobre ele ser um pesonagem não-binário levantou algumas outras reclamações.

Na estreia da série “X-Men: The Animated Series”, Morfo foi apresentado como um personagem original, baseado em parte no personagem dos quadrinhos Changeling, e poderia transformar sua aparência e voz para personificar perfeitamente qualquer pessoa. Em uma reviravolta chocante, Morfo foi morto na estreia, mas era tão querido pelos fãs que a equipe da “Série Animada” o reviveu uma temporada depois. No início, Morfo sofreu uma lavagem cerebral pelo malvado Senhor Sinistro, mas depois voltou para o lado do bem e se juntou a seus amigos.

Morfo retorna à equipe em “X-Men ‘97” com novo visual. Em vez de aparecer como um homem de rosto normal, Morfo agora aparece com uma cabeça careca e um rosto todo branco como uma máscara. DeMayo chamou isso como uma definição de que ele seria um personagem não-binário em uma entrevista antes de ser demitido. Enquanto isso, alguns fãs acessaram o X/Twitter e foram reclamar de novo de que uma 'agenda woke' era imposta em prol da diversidade.

Agora, os criadores originais de Morfo estão rechaçando as críticas, dizendo que o herói retratado como não-binário se alinha com seus designs originais.

“Para mim, a palavra ‘não binário’ é igual à palavra ‘metamorfo’”, disse Larry Houston. “Cada personagem que pode mudar de um gênero para outro, ou de humano para animal, isso é apenas mais uma palavra para ‘metamorfo’ para mim.”

Eric Lewald aponta para a ressurreição de Morfo na 2ª temporada de “The Animated Series”, quando o ex-companheiro de equipe se transforma na Vampira, Tempestade e Jean Grey para se vingar dos X-Men, mostrando que facilmente pode se passar por uma mulher.

“Ele ataca Wolverine, seu amigo mais próximo, da maneira mais dramática, se transformando em Jean Grey e colocando a mão no pescoço de Wolverine e se inclinando para um beijo. Isso é o mais não-binário possível. É Morfo se transformando em mulher e atacando Wolverine para assustá-lo”, diz ele. “Estava tudo lá no personagem do Morfo. Agora se tornou uma coisa tão social que acho que as pessoas serão mais sensíveis à forma como é usado. Essa é a única diferença. Não vimos problema em lê-lo e não sentimos que ele fosse diferente.”

Não passou despercebido aos criadores que a mesma mensagem que os X-Men exaltam, lutando pelos outros e unindo-se sobre suas diferenças, é tão relevante hoje quanto era nos anos 90. Seja na década de 1990 ou na década de 2020, os X-Men ocupam um lugar importante na TV e na cultura pop, e agora uma geração diferente pode vivenciar sua luta para sempre.

“Não ensinamos nada a vocês? Você não estava assistindo?" disse outra criadora da época, Júlia Lewald. “Não descobrimos como ser legais um com o outro e como nos dar bem? É muito estranho sentir que ainda estamos lidando com os mesmos problemas que enfrentávamos há 30 anos. É doloroso."

Zann, a dubladora que uma vez questionou por que ela estaria no programa, ecoa a mesma frustração – mas também oferece esperança para o futuro.

“Essa mensagem precisa ser espalhada por todo o mundo agora”, diz ela. “Espero que possamos levar esperança às pessoas e às crianças, para que possam olhar para o futuro e dizer: ‘Tenho um lugar neste mundo. Eu pertenço e não há problema em ser diferente.’”

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação.

A estreia é em 20 de Março no Disney+

Coveiro

comments powered by Disqus