quarta-feira, 3 de março de 2021

Magia do Caos: Dos quadrinhos para a série Wandavision

 Para efeitos narrativos, o episódio 8 de WandaVision veio exatamente para recapitular todos os fatos apresentados aos espectadores até então, juntá-los numa justificativa palatável e no final colocar toda uma tensão na cena final do episódio só para ser concluída no capítulo final. Muita informação foi jogada nas falas dos personagens e conceitos importantes para se entender o real poder da Feiticeira Escarlate no UCM.



 Graças a Agatha Harkness (Kathryn Hahn) e sua magia de manipulação da mente, Wanda (Elizabeth Olsen) teve que revisitar os traumas reais de seu passado (muitos deles tiveram seus paralelos com os intrigantes comerciais de TV que intermediavam os episódios). O objetivo dessa pequena viagem de Agatha pelas memórias de Wanda é chegar ao fundo do que torna ela um ser mágico tão poderoso. Ao final de sua exploração, Agatha revela a Wanda que ela é um poço ilimitado de "Magia do Caos" e capaz de canalizá-la assim de forma tão abrupta a torna uma lenda entre as bruxas, a "Feiticeira Escarlate". Esse é o codinome de super-herói de Wanda, já bem conhecido dos fãs leitores e até mesmo aqueles que conhecem pouco dos gibis. Mas algo pouco entendido por muitos, mesmo os Marvetes, é o que de fato é essa 'Magia do Caos'?


A MAGIA DO CAOS NOS QUADRINHOS

Na 'mitologia' da Marvel Comics, a "Magia do Caos" é referida como uma forma de magia que permite a deformação, manipulação ou reconstrução da realidade, de acordo com os caprichos do seu usuário. Apesar de todos os benefícios que podem vir com a dominação deste poder, há um perigo extremo que a acompanha. Ao brincar com a própria estrutura da existência, a Magia do Caos tem o potencial destrutivo para destruir o universo e, possivelmente, todo o Multiverso. E isso certamente é algo que será explorado não só em Wandavision, mas em outros projetos da Marvel Studios

Nos quadrinhos,Wanda Maximoff eventualmente teve sua história de origem reconvertida de mutante com poderes de alteração de probabilidade, para uma mística capaz de usar a Magia do Caos. A mudança é explicada nos quadrinhos como o demônio Chthon tendo alterado a mutação natural de Wanda no nascimento, para desbloquear seu potencial mágico. Nos anos que se seguiram, os poderes dos quadrinhos de Wanda oscilaram por várias definições que iam de poderes de feitiços (Hex Powers), alterações de realidade e, por fim, Magia do Caos. Essa mudanças foram acontecendo ao longo de várias revistas e passagens de roteiristas em diversos títulos, mas para o UCM basicamente essa semântica realmente não importa e tudo é "Magia do Caos" basicamente, essa habilidade de alterar a realidade de maneiras caóticas e instáveis como Wanda fez em Westview.

Não podemos deixar de falar de Magia do Caos aqui sem citar o dividante antiga, o arquidemônio Chthon, que no passado chegou a usar essa Magia para tentar governar a Terra como o "Deus do Caos". Na época, os magos da Terra se reuniram e encerraram seu reinado negando-o. Passaram a dizer que  "Não existe Deus do Caos. E não existe Magia do Caos". Enfraquecido, Chthon foi selado no Monte Wundagore, o eventual local de nascimento de Wanda Maximoff. E isso explicaria porque ela é tão diferente. Ainda recém-nascida, Wanda teria sido tocada pela mão do degenerado Chthon, que a deixou com uma fração de seu poder que lhe permitiu controlar a Energia do Caos e alterar a própria realidade. Isso tudo, é claro, foi um plano a longo prazo para o demônio no futuro conseguir ressuscitar e usar a própria Feiticeira Escarlate como veículo (como mostrado na saga das Noites de Wundagore).

Nos quadrinhos, a Magia do Caos tem um oposto imediato chamado 'Magia da Ordem', que torna possível reconstruir a realidade e trazer tipos semelhantes de ordem de volta a um universo quebrado. Agora que sabemos que Wanda é a Feiticeira Escarlate da Magia do Caos no UCM, provavelmente cairá para ao protetor da Magia, o Mago Supremo da Marvel, o Doutor Estranho, para restaurar a ordem em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. É possível perceber que há inclusive uma diferença muito grande na maneira como há a representação visual da magia entre a Feiticeria e o Mago. Em uma as energias mágicas são mais descordenadas e arredias, no outro a energia mágica se manisfesta mais organizada e desenhada.


COMO OS FILMES ENTENDEM ESSES DOIS TIPOS DE MAGIA

O próprio Kevin Feige já teceu a diferença entre a Magia do Caos de Wanda Maximoff e Magia da Ordem de Stephen Strange, em 2016, quando Doutor Strange estava indo para os cinemas. "Seus poderes, ela nunca teve nenhum treinamento, estou falando sobre a Feiticeira Escarlate. Ela nunca teve nenhum treinamento; ela está se descobrindo. Pode-se dizer que é por isso que seus poderes são muito mais caóticos e mais soltos da maneira como mostramos esses efeitos de luz em Doutor Estranho" disse o Presidente da Marvel Studios. "É tudo uma questão de foco. É tudo sobre puxar energias de outras dimensões de uma forma organizada e proposital, e é por isso que eles podem fazer muito mais do que ela, pelo menos de uma forma muito mais precisa. "

A explicação de Feige na época ainda deixa a porta aberta para uma revelação final de que a Magia do Caos de Wanda está sendo alimentada por algum tipo de força extraplanar que pode vir a ser usada no futuro próximo. Isso poderia se tornar o grande plot para o Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, principalmente se tiver um grande ser cósmico por trás como os fãs apontam - seja Mephisto, Pesadelo ou Chthon.



UM NOVO UPGRADE PARA WANDA

Por mais que a Magia do Caos fosse capaz de muita coisa, ela nunca de fato gerou vida de verdade nas criações de Wanda usando seus poderes de realidade. Pra todos os efeitos, os bebês dela Billy e Tommy deixaram a existência quando foram reabsorvidos por Mephisto e Agatha apagou a memória dela sobre eles. Mas como se explica os gêmeos voltarem tempos depois como os heróis Wiccano e Célere anos depois?

A explicação toda veio através da minissérie especial dos Vingadores: A Cruzada das Crianças. Nela, um desesperada Wanda Maximoff assim que relembrou dos acontecimentos apagados de sua memória recorreu a um grande vilão dos heróis da Marvel, o Doutor Destino, em desespero. O governante latveriano tentou ajudá-la fazendo com que ela, sendo um Ser Nexus, fosse capaz de acessar a energia da 'Força da Vida' propriamente dita e ela usasse isso para fazer seus falsos filhos viverem.

 Só que o Doutor Destino não imaginava que a 'Força da Vida' fosse algo tão bruto e incapaz de ser contido. Wanda acabou possuída por aquele poder, impulsionou ainda mais sua capacidade de alterar realidades e teve assim quase habilidades divinas. Foi com isso que vimos ela capaz tanto de mudar a realidade de todo o planeta como em Dinastia M assim como foi capaz de fazer seus dois filhos renascerem na história da Marvel com histórias de vida novas e diferentes.

A Questão é... será que essa força da vida também será usada no UCM pra justificar a Feiticeira Escarlate dar vida de verdade a seus filhos? Ou até mesmo ao Visão reconstruído? Pra complementar esse artigo, minha sugestão é também ler nosso Tira-Teima sobre a 'origem' constantemente 'rebootada' de Wanda e Pietro nos quadrinhos clicando aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus