domingo, 14 de março de 2021

GRANDES HISTÓRIAS MARVEL NO BRASIL: Os quadrinhos publicados no Brasil que inspiraram Wandavision

 


Wandavision, a primeira série produzida pela Marvel Studios chegou ao fim. O resultado foi extremamente positivo, há tempos não víamos um clamor dos fãs por uma série de TV. Particularmente, Wandavision atendeu as minhas expectativas. Gostei do formato lincado com homenagens as séries clássicas. Elizabeth Olsen está perfeita como Wanda, se a profecia proferida pelo Darkhold acontecer, com certeza, Olsen estará mais do que preparada para seguir no papel de Wanda, ou melhor dizendo, de Feiticeira Escarlate. 

Assistindo a série, recordei de muitos quadrinhos que foram publicados no Brasil. Diversos e pequenos detalhes publicados nos quadrinhos da Marvel apareceram em Wandavision. Por isso, resolvi elaborar 10 HQs que saíram por aqui com referência a série. A lista está em ordem de publicação e não de acordo com cada episódio. Vamos a lista:


01 – HERÓIS DA TV N° 41.

 


Publicada pela Editora Abril em novembro de 1982, a história de Avengers n°75, apresenta a Feiticeira Escarlate tentando resgatar seus poderes, depois de tê-los perdidos a algumas edições anteriores. Wanda recorre a antigas magias, indo buscar ajuda em um antigo “livro” que emana uma forte luz amarelada. O interessante é o lado místico da personagem que é explorado a partir desse ponto na fase produzida por Roy Thomas e John Buscema. 


2 – O INCRÍVEL HULK N° 26.



Em junho de 1985, chegava as bancas a edição de O Incrível Hulk n° 26, apresentando um encontro entre os Vingadores e Quarteto Fantástico. Nessa história publicadas originalmente em Fantastic Four n° 150 e Avengers n° 128, as duas equipes enfrentam a ameaça de Ultron e Ômega em meio ao casamento de Pietro e Cristalys dos Inumanos. Mas o detalhe nessa edição é o início do relacionamento entre Wanda e Agatha Harkness, em que a Feiticeira Escarlate acaba ganhando os conhecimentos de aprimorar seus poderes. 


3 – GRANDES HERÓIS MARVEL N° 10. 



Publicada em dezembro de 1985, com roteiros de Steve Englehart e desenhos de Sal Buscema, Don Heck e George Tuska, Grandes Heróis Marvel n° 10, apresenta a origem do sintozóide Visão, em uma história que envolve, o primeiro Tocha Humana, Ultron e Magnum. Além da origem, foi nessa edição que Visão e Wanda juntam os “trapos”, em um casamento oficializado pelo viajante do tempo Immortus.


4 – HERÓIS DA TV N° 92 – 95.


 

Em Heróis da TV 92 a 95, alguns pontos velados em Wandavison foram extraídos daqui. Com roteiros de Mark Gruenwald, David Michelinie, Steven Grant e desenhos e John Byrne, a história apresenta Wanda e Pietro partindo para Trânsia, seu país de origem em busca de respostas sobre suas origens - após ser atraída por uma estranha força emanada da montanha de Wundagore, Wanda é possuída por Chthon. O livro Darkhold, apresentado em Wandavision foi escrito por Chthon, um ser maligno ancestral de outra dimensão. De forma não muito clara, dá a entender na série da TV que Chthon é um dos responsáveis pela profecia do surgimento da Feiticeira Escarlate. Vamos aguardar pra ver se isso se confirma no futuro da Marvel nos cinemas. Caso se confirme, a inspiração veio dessa revista aí. 


5- OS VINGADORES ESPECIAL.



Nessa edição da Abril de 1988, é mostrado Wanda e Visão indo morar no subúrbio. Após deixarem os Vingadores para trás, o casal decide levar uma vida mais pacata. As primeiras páginas dessa edição, mostram algumas crianças brincando na noite de Halloween, impossível não associar com um dos episódios da série. Um outro ponto importante nessa história é o fato de ser apresentando o verdadeiro (até então) pai de Wanda e Pietro, o mutante Magneto. Uma das grandes esperas que não acabou acontecendo e que muitos estavam torcendo para acontecer na série Wandavision era a aparição do mestre do magnetismo. Quem sabe no futuro.



6- GRANDES HERÓIS MARVEL N° 38.


Um dos momentos mais comemorados em Wandavision, foi a chegada do Visão branco. Escrito e desenhado por John Byrne, Os Vingadores da Costa Oeste partem em uma missão em busca do Visão, que tinha sido desmantelado por ser considerado uma ameaça, após o mesmo ter conseguido o acesso a todas as armas bélicas do planeta. No decorrer da história, Visão é reconstruído, porém com uma diferença: Visão volta de uma forma mais robótica, sem emoção, o que faz com que Wanda comece a sofrer e pirar. E como não bastasse, Wanda descobre que seus filhos são “fragmentos da alma de Mefisto”. Tudo isso serviu para que os roteiristas em Wandavison apresentassem suas visões sobre esse arco. Essa história foi publicada pela primeira vez pela Abril em 1992, e depois pela Panini na coleção “Os Maiores clássicos dos Vingadores” n° 02 em 2006.


7- VINGADORES A QUEDA.

 

A Queda, foi publicado pela primeira vez em Os Poderosos Vingadores n° 21 em 2005, e republicado em um especial em 2008, depois pela Salvat em 2013 e mais uma vez pela Panini na coleção Deluxe em 2018. Depois de todos os traumas sofridos com os filhos e com a ausência do Visão, Wanda sofre uma espécie de “limpeza da mente”. Os Vingadores decidem com que ela não tenha mais nenhuma lembrança de seus filhos. Porém, suas lembranças chegam à tona, e Wanda inicia a queda matando alguns integrantes, destruindo a mansão dos Vingadores, armando uma invasão Skrull e mais algumas coisas mirabolantes. O interessante em A Queda em Wandavision é o fato da profecia em Blackhold, apresentar a Feiticeira Escarlate como uma “precursora do caos”. Em um capítulo totalmente dedicada a ela é contado que a “Feiticeira Escarlate não nasce, ela é forjada” e seu destino é destruir o mundo. Se isso se confirmar, talvez vejamos uma adaptação de a Queda no futuro? 


8- DINASTIA M.


As consequências arquitetadas por Brian Michael Bendis, em A Queda, levam os Vingadores e boa parte do universo Marvel direto a Dinastia M. Aqui, Wanda, induzida por seu irmão Pietro, acaba por fazer um “novo mundo”, uma nova realidade onde todos os personagens são felizes. Mais ou menos da mesma forma em que Wanda faz em Westview em apresentar uma nova realidade aos moradores daquela cidade. Ouso dizer que Dinastia M é uma das melhores histórias já feita com os Vingadores. E parabéns aos responsáveis pela inclusão desse arco na série. Dinastia M foi publicada pela Panini em formato de minissérie em quatro edições em 2006, em um especial em 2009 e na coleção Deluxe em 2015. A Salvat também publicou em sua coleção em 2015.



9 – VINGADORES: A CRUZADA DAS CRIANÇAS.

 


Em A Cruzada das Crianças, mostra o que aconteceu com Wanda, após a Dinastia M. O mais interessante nessa história (além do fato da censura na bienal do Rio em 2019, assunto para outro artigo), foi o retorno dos filhos perdidos de Wanda, William e Thomas que surgem adultos com o nome de Wiccano e Célere. Foi muito legal ver os dois em Wandavision, e com os acontecimentos do último episódio, quem duvida que eles não irão retornar? Com roteiros de Allan Heinberg e desenhos de Jim Cheung, A Cruzada das Crianças foi publicada no Brasil pela Panini em duas edições em 2012 e pela Salvat em 2016.


10- VISÃO – POUCO PIOR QUE UM HOMEM.

 


Publicada pela Panini em 2018, Visão; Pouco Pior que Um Homem é uma das melhores séries dos últimos tempos apresentando o Visão, morando no subúrbio com uma família totalmente criada por ele. O grande paradoxo dessa série belamente contada pelo escritor Tom King, apresenta o Visão, uma máquina, superinteligente e avançada querendo viver como um simples humano. A magia entre a complexa conexão entre humanos e robôs é explorado com maestria nessa série. E muitas referências dessa história foram adaptadas em Wandavision, a família esquisita e perfeita, e mais alguns pequenos detalhes ajudaram a ilustrar a maravilhosa série que foi Wandavision.

Gostaram da lista? Lembrou de mais alguma história que não foi citada aqui? Deixe nos comentários.

Alexandre Morgado


Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da casa das ideias no Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics. 

Obs: Algumas imagens foram adquiridas através do site Guia dos Quadrinhos!

Atenção! Não perca a oportunidade de contribuir com a campanha do Cartase da segunda versão de Alexandre Morgado, "A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil". É uma edição revisada, com trechos inéditos e contribuindo agora você também terá brindes pra vir junto com a edição. CLIQUE AQUI!


comments powered by Disqus