terça-feira, 16 de março de 2021

Crianças do Átomo: Os novos X-Men não-mutantes?!

 A edição 1 da nova revista mutantes chamada Children of Atom ou Crianças do Átomo termina com uma revelação que muitos já suspeitavam, mas ainda está envolta em mistérios. A única coisa que sabemos até aqui é que eles não são mutantes... ou não são mutantes convencionais.



Adiada desde o ano passado, o título Children of Atom finalmente saiu esse mês nos EUA e nos apresenta um grupo de adolescentes uniformizados que de alguma maneira nos lembram muito os X-Men. Carmen é a Gimmick, que pode "carregar" objetos, jogá-los e fazê-los explodir, como o Gambit. Beatrice "Buddy" Bartholomew é a Cyclops-Lass ou... Moça-Ciclope, que solta tiros ópticas direcionados com um controle de visor como o Ciclope. Benny é o Garoto-Marvel, que tem poderes telepáticos como Jean Grey. Gabe é Querubim, que tem poderes de voar mas asas que cortam como navalha como o Arcanjo. E Jay é Daycrawler ou Diurno (numa tradução livre), que tem poderes de teletransporte do tipo do Noturno, mas com um efeito explosivo mais claro, sem dispensar o efeito sonoro BAMF.

Quando aparecem pela primeira vez pra gente esses cinco estão lutando contra as 'Belas do Inferno', um grupo de ex-mutantes formados por Briquette, Tremalo, Flambe e Vague. Como nunca ganharam seus poderes desde que foram "desmutantizadas", acabaram apelando pra ganhar de volta suas habilidades através de próteses artificiais. Mesmo com desvantagem e pouca experiência, eles conseguem derrotar as vilãs e dar conta do trabalho. Mas sendo mutantes, não dá pra contar com os louros do trabalho quando a polícia chega e eles fogem dali.

Teletransportados para quarteirões de distância, desta vez os cinco se deparam com Mutantes de Krakoa - Magma, Fada e Larval - e um convite pra irem a Krakoa. Aparentemente, os cinco adolescente não tinham decidido ir a ilha ainda - ou mentiram sobre o fato de terem recebido o chamado de Xavier. Em todo caso, agora formalizado o convite, os adolescentes ficaram de ter uma resposta depois.

Ao chegar em Krakoa, o trio mutante deu a notícia a Ciclope e os demais. Os líderes de Krakoa parecem estar divididos na situação. Alguns estão preocupados de os jovens estarem sozinhos sem proteção arrumando confusão, ao invés de ficarem na nação que eles pertencem. Já outros querem dar a eles o espaço pra decidirem o melhor. Em todo caso, vale ressaltar aqui que Jean Grey levanta a primeira dúvida sobre os garotos - O Cérebro ou qualquer scan mutante parece não captá-los. Será que o Garoto-Marvel está blidando mentalmente os jovens?

Já quanto aos cinco adolescentes, é perceptível que alguns deles parecem estar no limite da paciência em viver em uma sociedade humana cheio de anti-mutantes preconceituosos.Beatrice e suas amigas acabam ouvindo as piores coisas na escola de alguns colegas que acham que os mutantes de Krakoa estão juntando um exército contra a humanidade ou que seus remédios são embustes para matar a população no futuro. Ou seja, todo papo maluco conspiratório que vemos hoje em dia nos cantos mais obscuros da internet no mundo atual.

Naquela mesma noite, os cinco jovens se reúnem para finalmente passar pra Krakoa. Vão até o portal de Coney Island, trocam para seus uniformes e dão o primeiro passo rumo ao novo futuro...


...e é quando descobrem que eles não conseguem atravessar pra Krakoa e continuam nos EUA.


A partir daqui você pode chutar muitas teorias, mas a primeira delas quase certa é que eles não são mutantes. Ou não são mutantes do jeito que Krakoa os reconheça como tal. Até aí, o único mutante que não tinha acesso a ilha era Kate Pryde, mas por outros motivos. Aqui parece que esses três jovens não são o que pareciam ser. Mas ao mesmo tempo, seus poderes são muito iguais aos de alguns X-men clássicos.

Você pode começar a elaborar agora suas teorias. Pra mim, parece algo que não está sendo plantado a toa. E eu acho que remete a algo que não vemos desde as minisséries House of X e Powers of X. Pra mim, Gabe, Beatrice, Benny, Carmen e Jay são quimeras. Seriam as quimeras de primeira geração do Sr Sinistro nessa nova realidade? Vamos aguardar pra ver o que Vita Ayala, Bernard Chang e Marcelo Maiolo estão preparando nisso tudo...

Coveiro

comments powered by Disqus