segunda-feira, 22 de março de 2021

GRANDES HISTÓRIAS DA MARVEL NO BRASIL: Os gibis mais raros!

A palavra raridade já vem carregada de diversos significados: incomum, escasso, extraordinário, pouco frequente e por aí vai. Quando alguém se torna um colecionador, independente do segmento, o que cada colecionador procura são os itens mais raros, só assim sua coleção terá um charme a mais. Um plus que talvez os outros nunca tenham.


Se tratando de Histórias em Quadrinhos no Brasil, existem muitos, milhares de raridades em mais de 100 anos de publicações. As raridades começam desde o Tico-Tico, primeira revista em quadrinhos editadas no Brasil, passando por edições do Jornal o Globo, Suplemento Juvenil, a estreia da Mulher-Maravilha pela Orbis indo até a Gazetinha com a estreia do Superman no Brasil. Isso para ficar em apenas essas. Se formos numerar tudo o que é raridade no Brasil, a pauta vai longe. 

Mas é uma só da Marvel Comics? Bom, também não seria tão fácil assim, pois a editora já está com mais de 80 anos de publicações no Brasil e alguns itens dividem opiniões, pensando nisso, conversei com alguns colecionadores e chegamos em um consenso das edições mais raras já publicadas em terras brasileiras.

Foram muitas que surgiram, como a lista tinha ficado um pouco longa, esprememos em apenas dez, isso mesmo somente dez edições. Julgamos as mais “moscas brancas” possíveis, aqueles que quase ninguém tem e vê por aí dando sopa... Sem mais delongas vamos a lista:

 

1 - Gibi Mensal nº 142 de 1940 a primeira edição publicada no Brasil.

A primeiríssima edição entrou fácil nessa lista. A revista Timely/Marvel mais procurada. Essa edição está prestes a completar 81 anos de existência. Se analisarmos friamente, quantas edições dessa devem existir ainda? Não dá pra saber, o que sabemos é que nunca aparecem por aí.



 

2- Gibi Mensal nº 01 de 1941.

Um dos grandes encontros da Era de Ouro dos quadrinhos era com os dois principais personagens até então: Namor e Tocha Humana. Eita edição difícil de se achar.



 


3 - O Guri nº 73 de 1943 com a estreia do Capitão América.

Outra mosca branca é a primeira aparição do Capitão América no Brasil. Publicada pelo Jornal Diário da Noite em 1943, no berço da segunda guerra mundial, essa é outra que nunca aparece. Quem tem, tem e quem tem não vende.



 

4- Super-Almanaque X-Men nº 02 de 1969.

Um dos primeiros encadernados Marvel do Brasil é essa edição publicada pela GEP em 1969. Foram duas edições compiladas com as mesmíssimas capas. O motivo era simples: ficava mais barato na hora da impressão. A edição número dois é difícil pra dedel de se achar...


 


5 - Enigma, publicada pela Minami & Cunha em 1972.

Umas das mais raras edições Marvel no Brasil é essa da M&C. Essa edição apresenta a terceira parte da História do Dr. Estranho, quando era Dr. Mistério (?) continuação direta da edição nº 02. Essa quase ninguém tem...



 


6 – Hartan, a edição que não é pirata do Conan.

Essa edição que por muito tempo era chamada de pirata, por ter um nome totalmente diferente do personagem principal é mais uma dessa lista. Publicada no Brasil pela Graúna, dificilmente se vê uma por aí.




7- História de Amor da Editora Graúna de 1972.

Outra raridade da Graúna é essa edição “História de Amor”, com histórias de Stan Lee e John Romita. Fugindo um pouco dos padrões dos Super-Heróis, em um período quando o amor estava no ar. Edição muito difícil de se ver dando bobeira.   




8- Almanaque Diário de Guerra nº 22 pela GEP.

Muitos não sabem: mas essa edição traz uma história escondida do Capitão Marvel, em seus primórdios no começo da era Marvel. Outra revista chatinha de se achar por aí.

 

9- Almanaque de Nick Fury pela Triete.

Outro almanaque de compilação nessa lista. Quando os encalhes voltavam das bancas para as editoras, muitas delas se transformavam em novas revistas. E esse ai do Nick Fury é mais uma dessas raridades.




10- Kazar nº 03 da Paladino.

Nossa décima edição é a publicação da Paladino com Kazar. As edições em formato “livro” foi uma das táticas usadas para publicações no Brasil, para tentar burlar o meio de distribuição. De qualquer forma, essa também e quase impossível de se achar. 



É claro que a lista seria mais longa do que essa. Muitas das revistas, digamos mais famosas ficaram de fora. Revista como Álbum Gigante nº 11, as edições zero da Ebal, Almanaque de Aventuras, algumas edições de o Guri, Conan nº 03 da M&C, O Túmulo do Conde Drácula da Saber e talvez até Heróis da TV nº 01 da Abril, que ultimamente não tem aparecido muito, entre tantas outras revistas ...o grande intuito dessa lista era apresentar edições pouco conhecidas pelos leitores, e mostrar que o tempo é cruel. O que podemos fazer é resgatar a história, muito mais fácil do que encontrar qualquer uma dessas revistas ai de cima. 


E você, qual é a sua edição mais rara Marvel da sua coleção?



Alexandre Morgado


Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da casa das ideias no Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.


Obs: Algumas imagens foram adquiridas através do site Guia dos Quadrinhos!


Atenção! Não perca a oportunidade de contribuir com a campanha do Cartase da segunda versão de Alexandre Morgado, "A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil". É uma edição revisada, com trechos inéditos e contribuindo agora você também terá brindes pra vir junto com a edição. CLIQUE AQUI!


comments powered by Disqus